Avaliação: Renault Kardian 2025 é o rival que o VW Nivus não queria

SUV compacto tem conjunto empolgante com motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem
Diego Dias
Por
19.03.2024 às 15:00
SUV compacto tem conjunto empolgante com motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem

Apresentado mundialmente no final do ano passado, o novo Renault Kardian 2025 é simplesmente o lançamento mais importante da marca francesa em décadas no Brasil. O SUV compacto que vai rivalizar com VW Nivus e Fiat Pulse no mercado já tinha seu visual conhecido e teve sua pré-venda iniciada no mês passado em três versões: Evolution, Techno e Premiere Edition.

Estilo, motorização, equipamentos e preços já revelados, faltava ainda conhecer o novo Renault Kardian 2025 de perto e, claro, dirigi-lo para conferir se a ficha técnica nos deixava animados na prática. Em nosso contato inicial fomos até o sul do Brasil, em Gramado (RS), para rodar com o novo SUV compacto em um trajeto misto, passando por valetas e lombadas em ambiente urbano e também por vias de pistas simples e muitas curvas.

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Sem mais delongas, bora agora conferir quais os pontos em que o novo Renault Kardian se destaca e em quais ele poderia ser melhor. Confira abaixo.

Renault Kardian – Pontos positivos

1. Motor 1.0 turbo

Em nosso primeiro contato, o novo Renault Kardian sem dúvidas agradou ao dirigir. O motor três cilindros 1.0 turbo flex TCe, que é fabricado no Brasil pela Horse, entrega 120/125 cv (G/E) e 20,4/22,4 kgfm de torque, sendo assim, portanto, o carro com mais torque no segmento de entrada de SUVs compactos – leia-se Nivus e Pulse. E isso é sentido na prática, pois o Kardian responde com vigor nas acelerações e também nas retomadas, onde se dá bem também por conta da agilidade do câmbio – já vamos falar mais dele abaixo.

A aceleração de 0 a 100 km/h divulgada pela marca fica exatamente empatada em 9,9 segundos com o VW Nivus, embora na prática o Kardian dá a sensação que desenvolva melhor. A questão é que o recém-lançado modelo vai garantir boa dose de agilidade, seja no uso na cidade ou na estrada.

2. Câmbio

Destacamos como ponto positivo o câmbio do novo Kardian porque ele entrega muito e traz as benesses dessa configuração. Batizada de EDC, a transmissão é do tipo automatizada de dupla embreagem de 6 marchas, na qual a marcha seguinte fica pré-engatada, o que na prática proporciona trocas de marchas rápidas e uma condução mais esportiva – deixando o Kardian ainda mais gostoso de guiar.

Além disso, a suavidade do conjunto agrada, pois em uma direção mais tranquila você não sente trancos – algo que ocorre na concorrência com câmbio automático convencional. A Renault faz questão de destacar que a caixa DCT é banhada a óleo e que já rodou mais de 1,3 milhão de quilômetros na Europa em vários modelos.

A afirmação não é à toa, pois é sabido que esse tipo de câmbio no Brasil teve pedras no caminho, à exemplo do famoso Powershift da Ford, com problemas de travamento, trepidação e aquecimento, e também (em menor escala) o DSG de 7 velocidades da VW – que sofria com ruídos metálicos. Mas há uma diferença: ambos eram tipo caixa seca, enquanto o câmbio da Renault tem embreagem banhada a óleo. Agora é aguardar para ver como essa transmissão se comporta na realidade tupiniquim daqui a alguns anos.

3. Visual

Baseado na plataforma CFM-B e rebatizado no Brasil de RGMP (Renault Group Modular Platform) por conta das diversas mudanças sofridas para o nosso mercado, o novo Renault Kardian traz um visual bem acertado. Em vez de ter visual compartilhado com o Sandero Stepway, ele deixa de lado suas origens Dacia e adota um estilo mais próximo aos carros da Renault vendidos na Europa.

A decisão se mostrou acertada, pois os faróis divididos na frente, o capô elevado e as lanternas em relevo o deixaram com porte mais musculoso e que o faz ainda mais bonito pessoalmente do que nas fotos. Sem dúvidas vai chamar a atenção na rua.

4. Dinâmica refinada

Um dos grandes trunfos do novo Renault Kardian está na sua plataforma modular RGMP, que marca uma nova fase da marca no Brasil. Além de servir ao novo SUV compacto da marca, ela será daqui para frente a base usada para novos veículos – incluindo a futura picape da Renault - mas isso fica para outro dia.

O interessante é que suas origens na plataforma CMF-B utilizada pelo Clio europeu revelam uma dinâmica refinada para o novo Kardian, que sem dúvidas fica no mesmo nível do VW Nivus e um grau acima do Fiat Pulse em dirigibilidade. O carro aponta a dianteira com facilidade em curvas e mal oscila a carroceria, mostrando uma solidez de rodagem que não víamos há muito tempo nos carros da Renault produzidos no Brasil. Sem dúvidas é uma mudança de patamar e uma nova fase para a fabricante.

5. Posição de dirigir

A posição de dirigir do Renault Kardian também é digna de nota porque, embora tenha todo esse perfil altinho de SUV, na cabine ele tem um bom nível de ajuste para o motorista encontrar a melhor posição. O banco mesmo tem ampla variação de altura, podendo ficar bem baixo, como um hatch, ou mesmo mais alto para quem prefere ficar lá no alto. O volante também tem boa regulagem de altura e profundidade e acomoda bem até os motoristas mais altos. O assento também acomoda muito bem, contando com abas laterais pronunciadas e espuma mais densa.

6. Acabamento

Com as primeiras unidades do novo Kardian nas lojas será possível notar também outra evolução perante os carros atuais da marca: o acabamento. É verdade que os plásticos continuam lá como é padrão em carros desse segmento, mas a versão topo de linha Premiere Edition traz uma faixa espuma na porção central do painel que valoriza o visual, assim como partes em preto brilhante e a luz ambiente nas portas. Talvez só não vai agradar alguns que nem a versão mais cara tem bancos de couro, mas sim de tecido – que traz um revestimento visualmente interessante com partes em laranja.

7. Equipamentos

Apesar do preço do novo Renault Kardian não ser seu destaque (ele acabou chegando mais caro que o Fiat Pulse), sua lista de equipamentos é interessante. Tanto que desde a versão de entrada soma ar-condicionado digital, 6 airbags e painel de instrumentos digital de 7 polegadas de série.

A versão avaliada Premiere Edition, por sua vez, capricha em trazer piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de colisão central, alerta de ponto cego, alerta de distância segura, modos de condução, sensor de estacionamento dianteiro, rodas de liga-leve arp 17, carregador de celular por indução com ventilação (melhor do que o sistema do Pulse) e faróis de neblina em LED. O painel de instrumentos muda de cor de acordo com o modo de condução escolhido e traz boa visibilidade, só podia ter mais opções de configuração.

8. Consumo urbano

A combinação do motor turbo 1.0 TCe ao câmbio de dupla embreagem não só refletiu no bom desempenho do Kardian, como também fez dele o SUV compacto mais econômico do segmento, superando os rivais Fiat Pulse e VW Nivus. São 13,9 km/l na cidade rodando com gasolina, melhor número do segmento, superando os 11,9 km/l do Nivus e os 12,1 km/l do Pulse.

Renault Kardian – Pontos negativos

1. Central multimídia

Equipado com a central multimídia Display Link de 8 polegadas, o novo Renault Kardian merecia um sistema mais atual e não o mesmo utilizado pelo Duster. Traz uma definição de imagem razoável no display, mas o que acaba mais incomodando mesmo são as respostas das câmeras do sistema Multiview, já que existe uma demora para as imagens serem exibidas na tela – são quase 2 segundos para a imagem atrás do carro aparecer quando se engata a marcha a ré.

2. Ressonância

Apesar do nível de isolamento acústico ser compatível com o segmento, o Kardian acaba só frustrando porque a marca diz que ele tem um dos melhores índices na categoria. Porém, o que acaba incomodando de verdade é a ressonância do escapamento na cabine, principalmente para quem vai sentado no banco traseiro. É um ronco até esportivo por conta das trocas rápidas do câmbio de dupla embreagem EDC, mas com o tempo pode ir cansando os ocupantes.

3. Modo manual

Para quem gosta de utilizar o modo manual de um câmbio automático/automatizado, talvez não vá curtir uma característica do novo Kardian. Isso porque a transmissão EDC passa para o modo Drive automaticamente quando o giro do motor trabalha em uma faixa de rotação mais elevada, não segurando a marcha de fato. É verdade que pode ser uma proteção para a transmissão, mas utilizar o modo manual pode se tornar não tão interessante assim, principalmente em situações de subida ou descida de serra.

4. Saída de ar traseira

Assim como o Pulse, o Renault Kardian não tem saídas de ar traseiras, uma clara desvantagem perante o Nivus, por exemplo. Isso é claramente uma redução de custo, já que no lugar a marca colocou um porta-objeto – solução comum por muitas montadoras e que fica difícil de entender, pois qualquer item colocado por ali vai cair em uma aceleração mais vigorosa. Ao menos o ar-condicionado do Kardian gela bem para compensar.

5. Acesso

Algo que pode passar despercebido é o acesso para quem vai sentado na traseira. Isso porque as portas de trás não são rentes ao teto, assim há por ali uma borda considerável na parte superior que acaba limitando o acesso ao carro, mas, principalmente, na hora de sair do veículo. Isso é algo que vai afetar mesmo passageiros mais altos, por isso vale a atenção para não bater a cabeça.

Renault Kardian Première Edition 2025 – Equipamentos R$ 132.790

  • 6 airbags (frontal, lateral e de cortina)
  • Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
  • Assistente de partida (HSA)
  • Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Cluster digital 7”
  • Câmbio e-shifter
  • Paddle-Shift
  • Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
  • Ar-condicionado digital com função auto
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico
  • Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
  • Barras de teto funcionais e modulares em preto
  • Aerofólio traseiro
  • Start&Stop
  • Modo ECO com EcoScoring
  • Volante com ajustes de altura e profundidade
  • Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
  • Vidros elétricos para passageiros
  • Frenagem automática de emergência (AEBS)
  • Alerta de colisão frontal (FCW)
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Console elevado com apoio de braço
  • Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
  • Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
  • Partida remota do motor
  • Saídas USB-C para o banco traseiro
  • Seis alto-falantes
  • Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento
  • Controle de velocidade adaptativo (ACC)
  • Câmera Multiview (MVC)
  • Alerta de ponto cego (BSW)
  • Alerta de distância segura (DW)
  • Sensores de estacionamento frontal
  • Faróis de neblina em LED
  • Sensor crepuscular
  • Multi-sense com modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável)
  • Ambient lightning (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
  • Carregador de smartphone por indução
  • Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas HAYEK
  • Antena shark
  • Teto bíton preto Nacré
  • Badge lateral “Premiere Edition”
  • Skis na cor prata acetinada
  • Grade frontal em preto brilhante

Renault Kardian Première Edition 2025 – Ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável

Taxa de compressão: 11,0:1

Potência: 120/125 cv (G/E) a 5.000 rpm

Torque: 20,4/22,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm/2.250 rpm

Peso/potência: 9,52 kg/cv

Peso/torque: 53,1/kgfm

Câmbio: automatizado dupla embreagem (banhada a óleo), 6 marchas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 9,9 segundos

Velocidade máxima: não divulgada

Consumo Inmetro: 9,0 km/litro na cidade e 9,7 km/litro na estrada com etanol / 13,1 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina

Dimensões e capacidades: comprimento, 4.119 mm; entre-eixos, 2.604 mm; largura, 1.747 mm; altura, 1.596 mm; capacidade caçamba, 358 litros (VDA); capacidade de carga, não divulgada; tanque de combustível, 50 litros; peso em ordem de marcha: 1.186 kg

Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira) com barra estabilizadora, freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,5 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 209 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20°, ângulo de saída 36°, pneus 205/55 R17

Renault Kardian Première Edition 2025 – Vale a pena?

O nosso primeiro contato com o novo Kardian 2025 teve um saldo positivo. Sem dúvidas o SUV compacto é o melhor Renault fabricado no Brasil, sendo um concorrente de peso para o segmento e que claramente vai incomodar. O Kardian ainda vai nivelar por cima os próximos lançamentos da marca francesa no Brasil, que a partir daqui vão contar com a nova plataforma modular RGMP.

Em resumo, o Kardian traz uma dirigibilidade acima da média até mesmo quando comparamos com modelos mais caros, como Hyundai Creta, por exemplo, além de ficar equiparado ao Nivus e sendo superior ao Pulse – que é mais barato.

Cabe agora ao novo Renault Kardian conquistar seu espaço com três versões turbo e câmbio de dupla embreagem – que deverá provar sua confiabilidade com o tempo. Ele também é a sua maior vantagem no segmento e, caso passe no teste Brasil, vai ditar um novo ritmo para a fabricante em terras tupiniquins.

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