Avaliação: Mercedes Actros, o caminhão que faz inveja a muito SUV de luxo

Por quase R$ 900.000, modelo tem até câmeras no lugar de retrovisores e mostra que caminhões podem ser tecnológicos como os carros de passeio
Renan Bandeira
Por
25.11.2021 às 09:01
Por quase R$ 900.000, modelo tem até câmeras no lugar de retrovisores e mostra que caminhões podem ser tecnológicos como os carros de passeio

Não é todo dia que se vê um caminhão com tecnologia de SUV rodando pelas ruas. O novo Mercedes Benz Actros traz, entre suas principais novidades, as câmeras laterais externas que substituem os retrovisores convencionais, como as do elétrico Audi e-tron.

Essas câmeras entram no lugar das peças plásticas com espelhos como olhos que projetam as laterais do caminhão em duas telas verticais de 15 polegadas cada, posicionadas nas extremidades internas da cabine. 

Como é dirigir um cara desse tamanho equipado com esse tipo de tecnologia? É o que o nós contamos neste vídeo aqui:

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A novidade chama a atenção e ainda tem a função de reduzir o atrito com o evento para, consequentemente, diminuir o consumo de combustível - grande problema dos caminhões desse porte. No entanto, essa não é a única novidade do novo Actros.

De acordo com a Mercedes, toda a cabine do caminhão foi redesenhada para ser mais aerodinâmica e tornar o veículo mais eficiente, com passagens de ar nas laterais e na área do motor. Essa última contribui na refrigeração do propulsor.

O motor diesel de 13 litros se esconde embaixo da cabine. Para ter acesso completo ao trem de força, basta acionar o sistema basculante hidráulico da cabine e esperar aparecer o OM 460 de seis cilindros que rende 476 cv e 234 kgfm acoplado a caixa automatizada de 12 marchas.

Por quase R$ 900.000, modelo tem até câmeras no lugar de retrovisores e mostra que caminhões podem ser tecnológicos como os carros de passeio

Motorização: OM 460 LA seis-cilindros em linha e 13 litros com 476 cv (a 1.800 rpm) e 234 kgfm de torque (a 1.100 rpm). Câmbio automatizado com 12 marchas e embreagem monodisco. Tração 6x2.

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O propulsor é parrudo e sua arquitetura está direcionada à entrega de força imediata. A versão testada pela Mobiauto é uma 6x2 com capacidade para rebocar até 60 toneladas. Parece muito (e é), mas com o torque máximo liberado a 1.100 rpm, o Mercedes arrastou tranquilamente as 54 toneladas de carga em nosso teste. 

No entanto, toda essa robustez fica do lado de fora da cabine. Com molas pneumáticas nos eixos traseiros do cavalo e bolsas pneumáticas para os bancos da cabine, dirigir o Actros é confortável como conduzir um SUV - só precisa se acostumar com o balanço da cabine.

A direção é prazerosa e o motorista consegue encontrar facilmente a melhor posição, por causa dos inúmeros ajustes da coluna de direção e dos bancos, que ainda têm apoio para os dois braços e sistema de massagem.

Além disso, a cabine é coberta de mimos como mini-geladeira, ar-condicionado digital e automático, dois leitos, porta-objetos espalhados por toda a cabine e até acionamento elétrico do pára-sol. O habitáculo é bem espaçoso e cabe até um adulto de 1,87 m em pé.

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Dimensões: 7.200 mm de comprimento, 3.550 (+ 1.350) mm de entre-eixos, 2.525 mm de largura, 3.635 mm de altura, 485 litros de tanque de combustível, 23.000 kg de peso.

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O envolvente do painel é simples, repleto de plástico e bem diferente dos demais acabamentos do habitáculo. 

O principal destaque está nas duas telas de 10,25 polegadas, sendo uma para o cluster com computador de bordo multifuncional e outra para a central multimídia, compatível com Android Auto e Apple CarPlay via cabo.

Nessa segunda tela, o motorista ainda pode comandar a climatização e a temperatura do ar-condicionado, acionar a buzina, visualizar a situação dos eixos e outros sistemas.

Para completar o pacote, o Actros conta com assistente de partida em rampa, alerta de ponto cego, detector de fadiga, faróis com acionamento automático, controle de estabilidade e controle de cruzeiro preditivo.

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Esse último sistema usa o GPS nativo do caminhão para prever como será o trajeto do transporte e programar uma velocidade suficiente para enfrentar a via, antecipando curvas, aclives e declives.  

Dados técnicos: direção hidráulica, suspensões em molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora (dianteira) e pneumática com quatro bolsas por eixo (traseira), freios a tambor (todos), 13º de ângulo de ataque (carregado), ângulo central não divulgado, 20º ângulo de saída, 60.000 kg capacidade máxima de tração.

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Se as tecnologias lembram os SUVs de luxo, o preço segue o mesmo caminho. Na configuração 2548 6x2, o novo Actros custa cerca de R$ 882.000.

Será que o futuro dos caminhões é ficar mais próximo ao que oferecem os carros de passeio? Neste caso, o Actros dá uma boa prévia de como podem ser os lançamentos futuros, com bom pacote de itens de segurança e conforto, seguindo a evolução dos veículos leves.

Por quase R$ 900.000, modelo tem até câmeras no lugar de retrovisores e mostra que caminhões podem ser tecnológicos como os carros de passeio

Imagens: Divulgação/Mercedes-Benz

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