Avaliação: carro elétrico mais vendido no Brasil é enorme e sem retrovisor

Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil
LF
Por
16.02.2021 às 16:15
Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil

O Audi e-tron foi a família de carros elétricos mais vendida no Brasil em 2020. E com alguma sobra: foram 183 unidades emplacadas, sendo 133 da configuração SUV convencional e 50 da Sportback, com caimento cupê.

Foi este segundo que passou pela garagem da Mobiauto para a gravação do mais novo vídeo do quadro Mobiaauto Avalia. Ele parte de R$ 551.990, mas custa R$ 591.990 com o pacote Performance Black, presente na edição testada.

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil

A lista de opcionais inclui pintura metálica (R$ 2.400), faróis full-LED matriciais (R$ 13.000), dois pacotes de assistência semiautônoma de R$ 26.000 e R$ 8.000, respectivamente, e retrovisores externos com câmeras no lugar de espelhos (R$ 13.000). Total: R$ 654.390.

A motorização é a mesma do e-tron convencional: 408 cv de potência e 67,5 kgfm de torque gerados por dois motores elétricos, um montado sobre cada eixo. 

Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil

Seu conjunto de baterias é formado por 36 módulos de 95 kWh de capacidade e 700 kg de peso, posicionado no assoalho do veículo. Ele promete fazê-lo rodar quase 450 km sem recarga (ciclo WLTP), e ajuda a explicar o entre-eixos tão extenso de quase 3 metros.

Leia também: Os 20 carros com motor turbo mais vendidos no Brasil

Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil

Confira todos os detalhes dessa máquina cheia de tecnologia, que em alguns aspectos parece ter vindo do futuro, em mais uma edição do quadro Mobiauto Avalia. Aproveite para se inscrever em nosso YouTube.

No vídeo, mostramos as principais tecnologias do modelo. 100% elétrico, ele é cheio de recursos que ajudam a expandir a autonomia, e ainda conta com mimos de conforto e uma série de assistências semiautônomas de condução.

Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil

O grande destaque, porém, vai para a dupla de câmeras que substitui os retrovisores externos. Para manobrar um veículo com quase 5 metros de comprimento e 2 m de largura, o sistema se mostra um desafio e tanto. Assista! Caso não consiga visualizar o vídeo logo abaixo, basta clicar aqui e assistir diretamente em nosso YouTube:

Leia também: Carro por assinatura vale a pena? Quando é vantagem e quando é fria

Ficha técnica – Audi e-tron Sportback Performance Black

Preço: R$ 591.990. Pintura metálica: R$ 2.400. Faróis matrix: R$ 13.000. Pacote Tecnológico: R$ 26.000. Side Assist: R$ 8.000. Retrovisores virtuais: R$ 13.000. Total: R$ 654.390.

Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil

Motorização e desempenho: motor elétrico dianteiro de 183 cv e 31,5 kgfm; motor elétrico traseiro de 225 cv e 36 kgfm; potência combinada: 408 cv; torque combinado: 67,5 kgfm. Câmbio automático, 1 marcha. Tração integral quattro com distribuição de até 0:100 para os dois eixos. 0 a 100 km/h: 5,7 segundos.

Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil

Autonomia: 446 km (ciclo WLTP).

Dimensões: 4.901 mm comprimento, 2.928 mm entre-eixos, 1.935 mm largura, 1.618 mm altura, 615 litros porta-malas, bateria de 95 kWh (36 módulos), 2.720 kg de peso.

Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil

Dados técnicos: direção elétrica, suspensão com braços triangulares duplos (dianteira) e multilink (traseira), ambas com molas pneumáticas, freios a disco ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira), 12,2 m diâmetro de giro, Cx 0,25, 172 mm vão livre do solo, carga útil 575 kg, pneus 265/45 R21

Leia também: Toyota Corolla Cross: os itens que o SUV terá e o sedan não

Itens de série

Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil

  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Faróis Full LED com assistente de farol alto
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Assistente de manutenção de faixa
  • Câmera de 360° para auxílio a manobras
  • Bancos dianteiros em couro e elétricos, incluindo ajuste lombar e função memória
  • Ar-condicionado automático de quatro zonas
  • Indicador de pressão dos pneus 
  • Volante multifuncional em couro, com shift-paddles para ajuste da frenagem regenerativa e ajuste elétrico de altura e profundidade
  • Alarme
  • Chave com sensor presencial
  • Abertura das portas com projeção “e-tron” de boas vindas, em LED, no chão
  • Porta-malas elétrico com abertura e fechamento por sensor no para-choque
  • Acabamento interno com faixas em alumínio, incluindo pedais e soleiras
  • Iluminação interna ambiente
  • Retrovisor interno antiofuscante
  • Tomada doméstica convencional para carregamento em 220V
  • Tomada industrial trifásica para carregamento em 16A/400V
  • Suporte de parede para o carregador 
  • Central multimídia MMI Navigation Plus com projeção de celulares e sistema de navegação 
  • Teto solar panorâmico
  • Audi Virtual Cockpit 
  • Retrovisores externos elétricos com rebatimento, aquecimento, antiofuscamento e função memória
  • Rodas de liga leve aro 21

Pacote Performance Black

Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil

  • Capa do espelho retrovisor externo na cor preta
  • Frisos decorativos em preto brilhante no exterior
  • Spoiler traseiro
  • Pinças de freio pintadas em laranja
  • Rodas de liga leve aro 21 com desenho exclusivo
  • Sistema de som Bang & Olufsen 3D
  • Bancos esportivos em Alcântara
  • Acabamento interno cinza Volcano
  • Pacote de luzes internas customizáveis com 30 opções de cores
  • Acabamento das soleiras das portas em alumínio e iluminadas
  • Teto interior na cor preta
  • Porta-objetos e porta-copos no apoio de braço traseiro
  • Acesso para carregamento do lado do motorista e do passageiro

Leia também: O fim do carro popular: entenda por que ele vai morrer em breve

Opcionais

Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil

-Faróis Full LED Matrix com luz de direção dinâmica (R$ 13.000).
-Pacote Tecnológico (R$ 26.000) - Head-up display; sistema anticolisão dianteiro, com detecção de veículos, objetos ou pedestres e frenagem automática  dianteiro; assistente de visão noturna no quadro de instrumento.
-Audi Side Assist (R$ 8.000) - assistente de ponto cego, de tráfego cruzado à traseira (incluindo frenagem emergencial) e detecção lateral de veículos, pedestres ou objetos durante a abertura das portas.
-Retrovisores externos virtuais (R$ 13.000).

Excêntrico, Audi e-tron Sportback usa eletricidade e troca espelhos externos por câmeras, mas toda sua tecnologia custa mais de R$ 650 mil

Você também pode se interessar por:

Novo Audi A4 chega em três versões. Veja preços e itens
Avaliação: Volvo S60 tem luxo e consumo de dar inveja a um carro popular
Audi e-tron GT é mais forte que um R8, mas tem inveja do ronco do V10
Você já pode assinar um Audi como se fosse Netflix ou Spotify

Mobiauto: um jeito inteligente de comprar e vender carro

Comentários