Avaliação: Hyundai HB20 Platinum Plus 2024 custa o preço de um elétrico. Vale?

Com preço em R$ 120.000, versão de topo do hatch compacto esbarra na faixa de preços de elétricos chineses de entrada. E agora?
RM
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25.10.2023 às 08:00
Com preço em R$ 120.000, versão de topo do hatch compacto esbarra na faixa de preços de elétricos chineses de entrada. E agora?

A algazarra mercadológica promovida pelo BYD Dolphin, que desembarcou no país meses atrás, teve um efeito duplo. Primeiro, sacudiu o mercado de elétricos, forçando uma queda de preços de todos os competidores. A segunda foi fazer com que carros a combustão como um Hyundai HB20 Platinum Plus 2024, de R$ 120.000, ficassem parecendo ainda mais caros.

Com preço sugerido de exatos R$ 120.390, sem contar a pintura metálica, o Hyundai HB20 Platinum Plus 2024 é produzido em Piracicaba (SP) e traz motor 1.0 turbo flex com câmbio automático. E, sem querer, ingressou no meio desse “frango xadrez”.

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Aqui cabe um parênteses. Depois de testar o HB20 Platinum Plus 2024 durante uma semana, podemos atestar sem qualquer dúvida que ele é um dos melhores hatches compactos do mercado. Há chances até de ser o melhor. Mas primeiro teremos que descascar esse abacaxi da concorrência com os chineses...

Não é de hoje que a estruturação de preços de carros fabricados no Brasil, seja em virtude da alta carga tributária ou por outros fatores (há ironia), onera os preços finais de modelos produzidos no país. A semelhança com valores de importados não é novidade.

Basta observar que um Toyota Corolla híbrido top de linha custa mais de R$ 190.000. Há meia dúzia de elétricos puros que estão sendo vendidos nessa faixa de preços: Mini Cooper, Peugeot e-2008, Hyundai Kona, Seres 3 etc.

Quando a similaridade é no segmento de entrada, no entanto, parece que o efeito é maior. Mas quer saber? Na prática, um não atrapalha o outro. Quem compra carro elétrico sabe que seu uso é recomendado em ambientes urbanos e que se aventurar por viagens pode gerar dor de cabeça por falta de postos de recarga.


Além disso, você precisa considerar que quem reside em apartamentos, onde a instalação do wallbox para recargas domésticas se torna decisão coletiva do condomínio, também enfrentaria dificuldades. Ou seja: o fato de um carro chinês elétrico custar o mesmo de um compacto premium nacional a combustão não prejudica a venda do produto made in Brazil.

Mas escancara que, digamos, seu preço está meio “puxado”, não? Feita essa introdução, vamos ao HB20 Platinum Plus. Antigamente, esse era o famoso “carro de vitrine”. As montadoras criavam versões caras e refinadas de seus modelos, entupiam-nos de opcionais e os expunham nos showrooms das concessionárias.

Você tinha uma venda ínfima daquele catálogo, mas o carro chamava a atenção do cliente. Pois parece exatamente o que acontece com essa versão. Tanto que, nos classificados da Mobiauto, menos 10% dos anúncios de HB20 0 km são de unidades desta versão.


Fôssemos avaliar aqui somente o produto em si, destituído do preço, o HB20 Platinum Plus 2024 concorreria com boas chances ao título pragmático de melhor hatch compacto do Brasil. Tão simples quanto isso.

Extremamente bem equipado, ele desfila uma lista generosa de itens de série, repetindo os principais features da versão Platinum Safety, como sistema de alerta e frenagem autônomo (FCA) para carros, pedestres e ciclistas, assistência para ponto cego, permanência e centralização em faixa, detector de fadiga, farol alto adaptativo, alerta de saída segura, monitoramento de pressão dos pneus e, ainda, start-stop.

Mas adiciona outros tantos mimos para quem quiser pagar o preço de um elétrico (ou de um SUV básico): carregador de celulares sem fio, faróis com DRL de LED e projetores, borboletas para troca sequencial manual de marchas, manopla do câmbio revestida em couro e ar-condicionado automático digital.


Você não encontra outro hatch tão bem equipado. Nem Chevrolet Onix, Peugeot 208 ou VW Polo. Vimos pelo mix de vendas, porém, que a parcela de compradores, por óbvio, não é tão elástica, até porque brasileiro prefere comprar carro por tamanho.

E é praticamente inquestionável que essa faixa de preços de R$ 120.000 vai despertar o interesse por um SUV. Caso insista em um hatch, possivelmente esse cliente irá olhar o Honda City, que também é maior.

O motor 1.0 turbo flex 12V Kappa TGDi, com injeção direta de combustível, é uma peça importante no rol de virtudes desse HB20. Silencioso e elástico, ele oferece seu cartão de visita logo no primeiro contato.


Saindo com o carro numa via plana, acelerando bem lentamente, ele já engrena uma quinta marcha do câmbio automática de seis velocidades a menos de 45 km/h. O que isso significa? Que o torque de 17,5 kgfm, já disponível a 1.500 rpm, possibilita que você trafegue sempre em uma rotação baixíssima, favorecendo o consumo e restringindo o ruído. Ele é uma delícia de ser guiado no trânsito urbano.

Rodando no dia a dia, transmite a sensação de ser um carro realmente refinado. Só não invoca reações de um modelo médio, por exemplo, porque a distância entre-eixos típica de carro compacto (2,53 metros) denuncia tratar-se de um carro de dimensões menores.

Circulando pela cidade apenas com etanol no tanque, conseguimos média de 8,7 km/l, bem próxima à informada pelo Inmetro (9 km/l). E diria que essa pequena diferença foi fruto de algumas aceleradas mais vigorosas para usufruir dos 120 cv de potência e conhecer seu funcionamento em alta rotação.


O HB20 Platinum Plus 2024 agrada tanto no consumo como no desempenho. O torque a potência são mais do que suficientes para imprimir acelerações, retomadas e velocidades de cruzeiro acima do que se espera de um hatch compacto.

Para ser implicante, a multiplicação da assistência elétrica de direção poderia ser recalibrada, visto que parece macia demais para quem resolve andar um pouco mais rápido. Requer maior firmeza. Mas é detalhe. De resto, o comportamento das suspensões é exemplar, combinando bem o conforto ao rodar à firmeza nas curvas, bem como os freios são bem eficientes.

Hyundai HB20 Platinum Plus 2024 - Pontos positivos

1. Visual

A reestilização imposta em 2022, quando completou uma década de produção no Brasil, foi bem sucedida. O HB20 de segunda geração deixou para trás a pecha de feio, de “bagre”, e voltou a ser um carro esteticamente atrativo, com nuances ainda mais charmosas nesta versão top de linha.


2. Conectividade

A central multimídia BlueMedia é responsiva e oferece conectividade sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A tela poderia ter mais do que as 8 polegadas, mas seu funcionamento é exemplar.


3. Nível de equipamentos

A versão Platinum Plus do HB20 2024 é equipadíssima. Isso, claro, dentro da realidade do segmento de hatches compactos. Além de todo o pacote de assistência ao volante, ele vem com seis airbags, controle de tração e estabilidade, e assistente de partida em rampa. E ainda inclui o sistema BlueLink, que agrega serviços de prevenção ao roubo, assistência 24h, controles e diagnósticos remotos e alertas de uso do veículo via aplicativo de celular.


4. Carregador de celular

O HB20 Platinum Plus 20245 oferece carregamento por indução de celular. E o melhor: ele fica escondido sob o console central. Ora, se a multimídia espelha o celular, por que o aparelho precisaria ficar à mostra? Escondê-lo em um local até pouco acessível ao motorista ajuda a coibir o mau hábito de olhar o celular quando se está dirigindo. E espanta o olho gordo dos ladrões.


5. Lanternas traseiras

A traseira ficou um charme com a régua refletiva que une as duas lanternas. A peça não é funcional, como no irmão sedan HB20S, mas já forma um efeito visual atraente e combina muito bem com as rodas de liga leve aro 16 diamantadas.


Hyundai HB20 Platinum Plus 2024 – Pontos negativos

1. Acabamento

O refinamento tecnológico da lista de equipamentos de série contrasta com o plástico duro da parte superior do painel e dos apoios de braços nas portas. O HB20 é um carro mais acessível, ok, mas bem que merecia um material macio nessas áreas, pelo menos na versão de topo.

2. Grade

A despeito de a reestilização ter agradado, as formas geométricas que compõem a grade do radiador são ligeiramente exóticas. Talvez uma trama com elementos mais simples caísse melhor.


3. Conta-giros

O conta-giros em escala analógica foi substituído por um numeral simples, onde aparece só a inscrição “x 1000 rpm”. O resultado é esteticamente um quadro de instrumentos empobrecido. De um lado, o número que exprime a velocidade: 85 km/h, por exemplo. Do outro, o conta-giros: 2,2. E só.

4. Preço

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Hundai HB20 Platinum Plus 2024 – Ficha técnica


Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, injeção direta

Potência: 120 cv a 6.000 rpm (E)

Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm (E)

Peso/potência: 9,25 kg/cv

Peso/torque: 63,4 kg/kgfm

Câmbio: automático, 6 marchas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 10,7 segundos

Velocidade máxima: 190 km/h

Consumo Inmetro: 9,4 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina na cidade. 10,6 km/l com etanol e 14,6 km/l na estrada.
Consumo Mobiauto: 8,7 km/l com etanol na cidade.

Dimensões e capacidades: 4.015 mm de comprimento, 2.530 mm de entre-eixos, 1.720 mm de largura e 1.470 mm de altura. Porta-malas, 300 litros. Tanque de combustível, 50 litros. Peso em ordem de marcha: 1.110 kg.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão dianteira McPherson; suspensão traseira por eixo de torção; freios dianteiros a disco ventilados; freios traseiros a tambor; diâmetro de giro: Não Informado / Vão livre do solo: 160 mm / Carga útil: 423 kg / Pneus dianteiros e traseiros: 195/55 R16. Estepe temporário 125/80 R15.


Hyundai HB20 Platinum Plus 2024 - Itens de série

  • Grade frontal na cor preto brilhante
  • Faróis com projetor
  • Faróis de neblina dianteiros com projetor
  • Faróis de luz diurna (DRL) em LED
  • Lanternas em LED
  • Rodas de liga leve diamantadas aro 16
  • Retrovisores externos na cor da carroceria
  • Maçanetas externas cromadas
  • Acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna B
  • Quadro de instrumentos digital colorido com tela TFT LCD de 4,2 polegadas
  • Bancos em couro e tecido preto
  • Maçanetas internas cromadas
  • Volante revestido em couro
  • Câmera de ré
  • Alarme volumétrico com sensor de inclinação
  • Fixação Isofix com top tether para cadeirinhas infantis
  • Câmera de ré
  • Alarme
  • Travas de segurança nas portas traseiras
  • Alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro
  • Ar-condicionado automático digital
  • Vidros elétricos com funções one touch e antiesmagamento
  • Abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave
  • Travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h
  • Controle de cruzeiro com limitador de velocidade
  • Smart Shift: alavancas no volante para troca de marchas
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • Acionamento intermitente do indicador de direção
  • Limpador e desembaçador do vidro traseiro
  • Console central com porta-objetos
  • Apoia braço deslizante no console central
  • Banco do motorista com ajuste de altura por alavanca
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
  • Computador de bordo
  • Console de teto com luzes de leitura
  • Luz de teto central
  • Tomada 12V no console
  • Espelho de cortesia no para sol para motorista e passageiro
  • Iluminação no para sol para motorista e passageiro
  • Iluminação no porta-luvas
  • Iluminação no porta-malas
  • Faróis com funções welcome e escort
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Central multimídia Bluelink de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay
  • Entrada USB e USB-C

Hyundai HB20 Platinum Plus 2024 - Vale a pena?

Um carro compacto a R$ 120.000 está fora de preço. Ponto. Com esse valor, você estaria muito bem servido por sedans compactos e SUVs de entrada. Mas não dá para negar o fato de que há compradores que “não compram carro por metro”, como a maioria dos brasileiros, e opta conscientemente por modelos menores, mas mais bem equipados.

É essa lógica que garante a existência de Mercedes Classe A, BMW Série 1 ou até Mini Cooper. O sujeito quer um carro menor. Ora, se você for um deles, o Hyundai HB20 Platinum Plus 2024 será uma das primeiras opções de sua lista. Caso contrário, abra mão de alguns desses equipamentos da versão topo de linha. Na faixa de R$ 95.000, o HB20 turbo intermediário já é uma ótima opção.

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