Avaliação: Ford Territory 2024, as armas e vacilos na guerra contra o Jeep Compass

Segunda geração do SUV médio evolui em design, reforça equipamentos e atualiza motor 1.5 turbo. Será o suficiente?
Diego Dias
Por
28.08.2023 às 10:00 • Atualizado em 29.08.2023
Segunda geração do SUV médio evolui em design, reforça equipamentos e atualiza motor 1.5 turbo. Será o suficiente?

Está entre nós o novo Ford Territory 2024, modelo que está na segunda geração e que continua vindo importado da China. Agora SUV médio da marca do oval azul chega em uma plataforma nova, trazendo motor 1.5 com importantes atualizações e um porte um tanto maior. No entanto, ainda comete alguns vacilos que podem prejudicá-lo na corrida contra o Jeep Compass.

Para se ter uma ideia, o novo Ford Territory é quase tão longo quanto um Commander. Além do porte avantajado, a segunda geração do SUV aposta no visual finalmente alinhado à linguagem de design da marca do oval azul e no preço bastante competitivo de R$ 209.990 para ser mais notado no mercado - a geração anterior pedia R$ 219.390, ou R$ 9.400 a menos.

Você também pode se interessar por:

Dentre essas evoluções, é importante dizer que o motor 1.5 turbo passou de ciclo Miller para ciclo Otto, trazendo comando de válvulas variável e sistema de acionamento por corrente. São 169 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, ou 19 cv e 2,1 kgfm de torque a mais. O 1.5 GTDI Ecoboost trabalha junto de uma transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas banhada a óleo.

A Ford explica que o motor é uma evolução do usado anteriormente e que recebeu diversas mudanças, ganhando novos sistema de injeção, bombas de pressão, coletor de admissão em plástico (que evita perdas de carga comparado ao anterior em alumínio) e novo turbo de baixa inércia. Com todas essas mudanças, a marca afirma que o propulsor ficou 4,5 kg mais leve.

Ele chegará em setembro às lojas, mas a Mobiauto já teve um primeiro contato com o SUV em um teste de 100 quilômetros entre as cidades de São Paulo e Itu (no interior paulista). Neste trajeto foi possível percorrer trechos urbanos, vias rápidas dentro da capital paulista e rodovias.

Podemos adiantar que a segunda geração do utilitário evoluiu em muitos quesitos, trazendo muitas armas para tentar incomodar o Compass, embora ainda vacile em alguns pontos. Confira agora onde o novo Ford Territory 2024 acerta e onde precisa melhorar.

Ford Territory Titanium 2024 – Pontos positivos

1) Visual

Pode reparar, o novo Ford Territory não tem nada a ver com a geração antiga. Chamado de Equator Sport em alguns países, ele desembarca aqui mantendo o nome Territory, mas praticamente sem manter muitos vínculos com a geração anterior. Embora seja ainda desenvolvido junto da chinesa JMC, o SUV médio agora tem mais cara de Ford e não é mais apenas um “rebadge” do Yusheng S330 – o Territory antigo.

Seu visual remete muito ao Fusion chinês, principalmente por conta dos faróis divididos, onde as luzes diurnas de LED ficam na parte superior e os faróis principais logo abaixo. E um desenho que chama a atenção pelas ruas, com a luz DRL trazendo três pontos de LED logo abaixo da assinatura (também de LED) na forma de L que dá continuidade ao friso da grade frontal que, aliás, traz um acabamento bem interessante.

A traseira talvez seja mais atraente, trazendo lanternas horizontais que conversam com as linhas laterais, deixando o SUV bem musculoso. A rodas de liga-leve são de 19 polegadas e apostam na tradição de cinco raios. Em resumo, o novo Territory 2024 tem visual mais esportivo que o Compass, mas com pegada mais urbana e refinada.

2) Dimensões

A Ford fez questão de começar a apresentação do novo Territory destacando suas dimensões, que são consideravelmente maiores que a do Compass e até próximas ao do Commander. O SUV da Ford tem 4.630 mm de comprimento contra 4.404 do Jeep Compass, enquanto o entre-eixos é de 2.726 mm (também superior aos 2.636 mm do Jeep).

A largura fica em 1.936 mm e a altura em 1.706 mm (contra 1.819 mm e 1.628 mm, respectivamente). Levando em consideração que o brasileiro gosta de comprar carro por metro quadrado, afinal, os SUVs vêm dominando o mercado a cada dia que passa, o Territory certamente vai agradar por seu custo-benefício nesse sentido.

 3) Espaço interno

Outro ponto de destaque no Territoy 2024 é seu espaço interno que, para ser justo, já era muito bom no antigo. Com o crescimento da carroceria para todos os lados nesta nova fase o espaço interno ficou ainda melhor, dando ainda mais amplitude para toda a cabine. Para se ter ideia, o Territory tem maior espaço para cabeça, ombros, pernas e quadris que o Compass e até mesmo o Commander, um SUV de sete lugares. Veja abaixo:

4) Piso Plano

Este é um ponto que já era positivo na geração anterior do Territory e que foi mantida nesta segunda fase do utilitário: o piso traseiro plano. Parece besteira, mas são poucos veículos à venda no mercado nacional com essa característica, que vale ser ressaltada sobretudo por dispor de conforto inclusive para o passageiro que vai sentado ao meio.

5) Porta-malas

Como já era de se esperar, o Territory 2024 também supera o Compass no espaço no porta-malas, com uma capacidade de 448 litros – superior aos 410 litros do rival da Jeep, que não é grande referência nesse ponto. Ou seja, o utilitário da Ford tem 38 litros a mais de espaço no bagageiro, o que equivale a uma mala pequena a mais para se transportar. Vale destacar ainda o acesso ao porta-malas que é facilitado pela tampa traseira mais comprida – que tem até abertura/fechamento elétrico, inclusive sem o uso das mãos - basta passar o pé sob o para-choque.

6) Quadro de instrumentos

O painel de instrumentos traz um display digital configurável de 12,3 polegadas – mesma medida da tela da central multimídia colada ao lado. É a maior tela do segmento, superando o quadro de instrumentos digital do Compass e VW Taos, ambos com 10,25 polegadas. Traz boa resolução e legibilidade, contando até com um gráfico interessante no uso do piloto automático adaptativo, que exibe a distância em metros do veículo à frente.

7) Lista de equipamentos

A lista de equipamentos do Territory 2024 é um tanto recheada, trazendo itens não disponíveis no Compass Limited, à exemplo do piloto automático com função “para e anda”, bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilados, luz ambiente de LED, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com regulagem de ângulo, sensor anti-esmagamento e abertura sem as mãos, alerta de tráfego cruzado, sistema de estacionamento automático, câmera com visão 360 graus e assistente de permanência e troca de faixa. Sem dúvidas será um fator de decisão de compra para muitos consumidores.

8) Preço

Com preço de R$ 209.990, o novo Ford Territory 2024 chega com um valor de tabela bastante competitivo no segmento de SUVs médios, sendo oferecido na versão única Titanium. Com isso o utilitário estreia com preço abaixo do Compass Limited (R$ 213.690), Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 210.9890) e Volkswagen Taos Highline (R$ 212.480). Se o Territory antigo chegou com preço alto e expectativas mais baixas (refletidas em apenas 634 unidades vendidas até julho), o novo Territory 2024 parece ter aprendido com a lição.

Ford Territory Titanium 2024 – Pontos negativos

1) Acabamento console

No geral o novo Territory 2024 conta com um bom nível de acabamento, trazendo superfícies emborrachadas pelo painel e painéis das portas (até mesmo na traseira, onde geralmente economizam). A combinação de azul com cinza no interior até pode ser do tipo “ame ou odeie”, mas o que realmente vai acabar incomodando é o acabamento tipo cromado escuro usado nos botões do console central. Adivinhe: basta bater o sol por ali que o reflexo gerado vai encontrar diretamente seu rosto, gerando um previsível incômodo. A tradicional solução do preto brilhante (até aplicado por ali) seria melhor, ou ao menos um material que imitasse um aço escovado.

2) Porta USB dianteiras

A solução de console alto em dois níveis até que é interessante esteticamente, mas acaba não sendo muito prática. Isso porque o acesso fica mais difícil para se alocar objetos por ali. Além disso, é difícil inserir o cabo USB do celular para carregamento. A conexão fica embaixo do console e precisa que os ocupantes procurarem por ele no tato para “espetar” o cabo do smartphone. Uma solução não muito prática, mas que tem ao menos a benesse de esconder mais seus objetos da vista.

3) Painel baixo

Durante o test drive ficou nítido como a posição de dirigir do novo Territory 2024 é alta, algo que certamente vai agradar os fãs de SUV. Porém motoristas de maior estatura certamente vão sentir um desconforto por conta da altura do banco (mesmo na posição mais baixa) perante o painel. O quadro de instrumentos fica um tanto mais abaixo do campo de visão, sendo necessário que você desvie o olhar da estrada para dar aquela olhada nas informações do quadro.

4) Comandos ar-condicionado

Está virando tendência na indústria automotiva algumas marcas usarem os comandos de ar-condicionado do tipo sensível ao toque (touch), isso tanto para regular o nível de ventilação ou mesmo temperatura. No caso do Territory 2024, ele traz comandos de climatização de temperatura na central multimídia, o que acaba atrapalhando o uso do navegador GPS (Waze ou Google Maps).

Logo abaixo do painel frontal o SUV traz ainda botões touch para regulagem de ventilação do sistema, que contam com a chamada resposta tátil. O que não muda é que esses recursos não são muito práticos quando se está dirigindo, pois é preciso desviar o olhar da estrada para regular o ar-condicionado. É até bonito, mas nada intuitivo.

5) Retomada

Equipado com motor 1.5 turbo, o novo Territory 2024 herdou o conjunto do modelo antigo com grandes atualizações. O 1.5 Ecoboost traz injeção direta a gasolina e entrega 169 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, disponíveis de 1.500 rpm até 3.500 rpm – com o benefício de ostentar uma curva de torque bem progressiva, algo elogiável. Mas nem mesmo isso foi suficiente para deixar o Territory ágil em retomadas na estrada, situação que ele acaba demorando mais que o esperado para responder. O culpado? Um motor de menor cilindrada combinado a um utilitário de peso mais elevado, com  1.705 kg – superior aos 1.589 kg do Compass e até mesmo o Commander (1.685 kg).

Ford Territory Titanium 2024 – Ficha técnica

Motor 1.5, dianteiro, quatro cilindros, 16V, turbo, gasolina, duplo comando de válvulas, injeção direta
Potência 169 cv a 5.500 rpm
Torque 25,5 kgfm a 1.500-3500 rpm
Peso/potência 10,08 kg/cv
Peso/torque 66,86 kg/kgfm
Câmbio automatizado dupla embreagem, 7 marchas
Tração dianteira
0 a 100 km/h 10,3 s
Velocidade máxima não divulgado
Consumo Inmetro 9,5 km/l com gasolina na cidade e 11,8 km/l na estrada.
Dimensões4.630 mm comprimento, 2.726 mm entre-eixos, 1.936 mm largura, 1.706 mm altura, 448 litros de porta-malas, 60 litros do tanque de combustível.
Dados técnicosdireção elétrica; suspensão independente McPherson (dianteira) e independente Multilink (traseira); freios a disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira); diâmetro de giro, não divulgado; Cx, não divulgado; peso em ordem de marcha, 1.705 kg; carga útil, não divulgado.

Ford Territory Titanium 2024 – Itens de série

  • 6 airbags
  • Piloto automático adaptativo com função para e anda
  • Frenagem automática de emergência
  • Alerta de colisão frontal
  • Monitor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado
  • Assistente de permanência e troca de faixa
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Faróis full-LED
  • Chave presencial para acesso e partida
  • Botão de partida
  • Bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilados
  • Teto solar panorâmico
  • Bancos de couro em cinza e azul (costuras em azul)
  • Volante revestido em couro
  • Freio de estacionamento eletrônico com Auto-Hold
  • Sistema de som com oito alto-falantes
  • Sensor de chuva
  • Faróis com acendimento automático
  • Entradas USB frontais tipo A e tipo C
  • Entrada USB traseira tipo A
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Ar-condicionado de duas zonas com comandos touch de resposta tátil
  • Luz ambiente de LED
  • Freio de estacionamento com auto-hold
  • Comandos de mídia e chamada no console central
  • Abertura e fechamento elétrico do porta-malas (regulagem de ângulo e sensor anti-esmagamento)
  • Porta-malas com abertura via chave ou com os pés (sob o para-choque)
  • Central multimídia com tela de 12,3 polegadas
  • Conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio
  • Carregador de celular por indução (sem fio)
  • Câmera com visão 360 graus
  • Seletor de marchas rotativo
  • Seletor de modos de condução (Eco, Sport e Serra/Colina)
  • Assistente de partida em rampa
  • Assistente de descida
  • Controles de estabilidade e tração
  • Monitor de pressão dos pneus
  • FordPass

Ford Territory Titanium 2024 - vale a pena?

Com design mais vistoso e finalmente com DNA Ford, pacote de equipamentos recheado, conforto e espaço interno bastante amplo e bem acima da média, o novo Ford Territory 2024 certamente tem um conjunto que pode cair no gosto do consumidor brasileiro.

Seu calcanhar de aquiles é o motor 1.5 turbo Ecoboost que, apesar de atualizado e maior potência e torque em relação ao antigo, tira apenas aquela nota para passar de ano, pois não sobra no utilitário. É um conjunto que parece somente justo para o SUV, ou seja, com carro carregado (como é previsto num modelo familiar) deverá sentir ainda mais seu peso – um tanto já elevado mesmo vazio.

Em nosso primeiro contato podemos dizer que faltou um pouco mais de tempero e quiçá emoção ao volante nesta segunda geração do utilitário. É uma fórmula com um grau a mais de refinamento, no entanto muito próxima ao dos chineses Caoa Chery Tiggo 7 Pro e Tiggo 8, que são utilitários turbo, com amplo espaço interno e confortáveis. Se o Territory 2024 ter o mesmo sucesso que eles, certamente a missão será cumprida.

Comentários