Avaliação: sucesso do Renault Kardian depende exclusivamente do seu câmbio

SUV coloca a Renault em novo patamar de qualidade, mas durabilidade será a questão chave
Renan Rodrigues
Por
23.04.2024 às 18:02
SUV coloca a Renault em novo patamar de qualidade, mas durabilidade será a questão chave

O Renault Kardian foi apresentado no ano passado e chegou às lojas este ano. Conforme descrito em nosso primeiro contato, o SUV da fabricante francesa causou boa impressão. Agora, pouco tempo após o lançamento, tivemos a oportunidade de passar uma semana com o modelo e tirar a prova sobre suas qualidades e defeitos.

Vale lembrar que o Renault Kardian é oferecido em três versões, com preços entre R$ 112.790 e R$ 132.790. Todas as configurações usam o mesmo conjunto mecânico, ou seja, o novo 1.0 turbo de três cilindros com 125 cv e 22,4 kgfm de torque. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

É justamente o câmbio automatizado a chave do sucesso do Kardian. Falaremos mais abaixo sobre seu comportamento, mas, antes disso, temos de tratar sobre o medo do brasileiro desse tipo de câmbio. Não à toa, uma vez que a palavra “automatizado” em primeiro momento remete às transmissões de embreagem única, neste caso, I-Motion, da Volkswagen, Dualogic, da Fiat, e Easy R, da própria Renault.

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Obviamente esse tipo de transmissão não tem relação nenhuma com os automatizados de dupla embreagem, que são mais avançados. No entanto, por desconhecimento, podem ser confundidos. E os históricos desses câmbios não são tão bons, assim como seus respectivos comportamentos.

Agora, para quem conhece, a tormenta pode ser até maior. Uma vez que tivemos no Brasil diversos problemas com Powershift, da Ford, e DSG, da Volkswagen. Os reparos custam pequenas fortunas e, por vezes, levam a processos dos proprietários contra as fabricantes.

No entanto, o que podemos adiantar é que este câmbio é utilizado na Europa há mais tempo e não há relatos de problemas crônicos. Resta saber como ele se comportará diante do asfalto lunar do Brasil, além do clima muito mais quente.

Renault Kardian – 5 pontos positivos

1 – Câmbio

Vamos começar a avaliação pelo ponto mais polêmico. Chamada de EDC, a transmissão automatizada de dupla embreagem tem seis marchas. Esse tipo de câmbio funciona da seguinte forma: cada uma das embreagens se associa a marchas pares ou ímpares, deixando-as pré-engatadas.

Portanto, quando você está dirigindo em terceira marcha, a outra embreagem deixa a quarta posição pronta para ser acionada. Isso torna as trocas mais rápidas, conferindo mais prazer ao dirigir o Kardian.

Outro ponto elogiável está na suavidade. Não há trancos nas trocas de marchas, mesmo em reduções mais bruscas. Como dissemos acima, resta saber como se dará a vida útil dessa transmissão no Brasil.

2 – Desempenho

O motor, como descrito acima, é um três cilindros 1.0 turbo flex TCe, que é fabricado no Brasil pela Horse, e entrega 120/125 cv (G/E) e 20,4/22,4 kgfm. É mais torque do Volkswagen Nivus e Fiat Pulse.

Na prática, o Kardian responde bem em arrancadas e retomadas. Segundo a Renault, o 0 a 100 km/h é feito em 9,9 segundos. No uso diário, significa que há boas saídas de farol e as ultrapassagens são feitas com segurança.

3 – Consumo

Segundo o Inmetro, o Kardian faz 9,0 km/litro na cidade e 9,7 km/litro na estrada com etanol / 13,1 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina. Na prática, facilmente atingimos 10 km/l na cidade com etanol. É um número realmente relevante.

4 – Dinâmica e posição de dirigir

O Kardian estreia no Brasil a plataforma RGMP, que é uma variante local para a CMF-B, já tradicional nos carros da marca francesa. O bom dessa plataforma está na dinâmica refinada, comparável ao Volkswagen Nivus e acima do Fiat Pulse.

A carroceria se apoia bem na suspensão, que também é bem calibrada e filtra bem os problemas do asfalto nacional, mesmo em curvas mais agressivas. A direção é bem direta e o conjunto de maneira geral se mostra muito sólido.

Outro ponto interessante está no banco do motorista, que além de confortável, tem um extenso ajuste de altura, o que permite a motoristas de qualquer altura encontrarem a melhor posição para dirigir.

5 – Lista de equipamentos

O Kardian surpreende na lista de equipamentos. Desde a versão de entrada há ar-condicionado digital, seis airbags e painel de instrumentos digital de 7 polegadas, de série.

Na topo de linha, a Premier Edition, há piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de colisão central, alerta de ponto cego, alerta de distância segura, modos de condução, sensor de estacionamento dianteiro, rodas de liga leve de 17 polegadas, carregador de celular por indução com ventilação e faróis de neblina em LED.

Renault Kardian Premier Edition 2025 – Itens de série

  • 6 airbags (frontal, lateral e de cortina)
  • Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
  • Assistente de partida (HSA)
  • Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Cluster digital 7”
  • Câmbio e-shifter
  • Paddle-Shift
  • Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
  • Ar-condicionado digital com função auto
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico
  • Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
  • Barras de teto funcionais e modulares em preto
  • Aerofólio traseiro
  • Start&Stop
  • Modo ECO com EcoScoring
  • Volante com ajustes de altura e profundidade
  • Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
  • Vidros elétricos para passageiros
  • Frenagem automática de emergência (AEBS)
  • Alerta de colisão frontal (FCW)
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Console elevado com apoio de braço
  • Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
  • Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
  • Partida remota do motor
  • Saídas USB-C para o banco traseiro
  • Seis alto-falantes
  • Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento
  • Controle de velocidade adaptativo (ACC)
  • Câmera Multiview (MVC)
  • Alerta de ponto cego (BSW)
  • Alerta de distância segura (DW)
  • Sensores de estacionamento frontal
  • Faróis de neblina em LED
  • Sensor crepuscular
  • Multi-sense com modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável)
  • Ambient lightning (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
  • Carregador de smartphone por indução
  • Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas HAYEK
  • Antena shark
  • Teto bíton preto Nacré
  • Badge lateral “Premiere Edition”
  • Skis na cor prata acetinada
  • Grade frontal em preto brilhante

Renault Kardian – 5 pontos negativos

1 – Central multimídia

A central do Kardian se chama Display Link e tem oito polegadas. A qualidade é apenas razoável, no entanto, o ponto baixo é a resposta do sistema de câmera Multiview. A ideia é boa, afinal, é possível escolher entre câmeras na traseira, lateral ou dianteira, mas a central leva um tempo considerável até carregar a imagem quando a câmera de ré é engatada.

2 – Saída de ar

Uma clara desvantagem do Renault Kardian perante o Volkswagen Nivus está no banco traseiro. Quem vai atrás não tem saída de ar-condicionado, apenas um porta-objeto e duas portas USB do tipo C.

3 – Painel de instrumentos

Ao contrário da central, o painel de instrumentos digital até possui boa resolução, mas ele é subutilizado. Há poucas informações e nenhuma personalização – ele apenas muda de cor quando outros modos de condução são selecionados.

4 – Acesso

Uma característica que certamente vai passar batida pelos donos é o acesso ao banco traseiro. Há uma grande borda na parte superior do acesso que obriga os passageiros a se inclinarem na hora de entrar e sair do veículo, especialmente os mais altos.

5 – Porta-malas

O Kardian tem um bom porta-malas em termos de volume. São 358 litros, mais do que o Pulse e menos que o Nivus. Por outro lado, o assoalho do porta-malas é consideravelmente baixo em relação a borda da abertura, dificultando na hora de colocar uma mala mais pesada, por exemplo.

Renault Kardian Première Edition 2025 – Ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável
Taxa de compressão: 11,0:1
Potência: 120/125 cv (G/E) a 5.000 rpm
Torque: 20,4/22,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm/2.250 rpm
Peso/potência: 
9,52 kg/cv
Peso/torque: 53,1/kgfm
Câmbio: automatizado dupla embreagem (banhada a óleo), 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,9 segundos
Velocidade máxima: não divulgada

Consumo Inmetro: 9,0 km/litro na cidade e 9,7 km/litro na estrada com etanol / 13,1 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina

Dimensões e capacidades: comprimento, 4.119 mm; entre-eixos, 2.604 mm; largura, 1.747 mm; altura, 1.596 mm; capacidade caçamba, 358 litros (VDA); capacidade de carga, não divulgada; tanque de combustível, 50 litros; peso em ordem de marcha: 1.186 kg

Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira) com barra estabilizadora, freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,5 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 209 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20°, ângulo de saída 36°, pneus 205/55 R17

Renault Kardian Premier Edition 2025  - Vale a pena comprar?

Eu sei que o Caoa Chery Tiggo 7 Sport reimaginou o preço de um SUV no Brasil, afinal, custa praticamente o mesmo que os R$ 132.790 do Renault Kardian Premier Edition, mas são propostas e públicos totalmente distintos, que não se conversam e por isso cada carro tem seu propósito.

Dentro da sua categoria e realidade, ou seja, do público que busca um carro altinho, mas não necessariamente precisa de muito espaço, porém, quer um carro espertinho e econômico, o Renault Kardian é uma ótima pedida.

Se o câmbio realmente não apresentar problemas em sua carreira no Brasil, a Renault tem tudo para mudar sua imagem e vender bem em um segmento cada vez mais relevante.

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