Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 2023, Max Drive à prova em teste de 1.200 km

Testamos todos os detalhes do SUV de sete lugares que, enfim, passa a ter o sistema ADAS de assistências de condução
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06.07.2023 às 08:00 • Atualizado em 02.08.2023
Testamos todos os detalhes do SUV de sete lugares que, enfim, passa a ter o sistema ADAS de assistências de condução

O Caoa Chery Tiggo 8 2023 marcou a estreia do pacote de assistências semiautônomas de condução (ADAS) da marca, o Max Drive. Ele é formado por frenagem autônoma emergencial, ACC (controle de cruzeiro adaptativo), assistente ativo de permanência em faixa, alerta de ponto cego, entre outros equipamentos de segurança ativa.

A Mobiauto submeteu o Tiggo 8 2023 a um teste de quase 1.200 quilômetros ao longo de uma semana (1.161 km, mais precisamente), com longos trechos de rodovia e alguns de cidade. Assista ao resultado, com todos os detalhes do modelo, no Mobivlog, e confira os principais destaques da avaliação nos próximos parágrafos deste artigo.

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10 pontos positivos do Tiggo 8

1)      Desempenho e dirigibilidade: o motor 1.6 TGDi (ver ficha técnica mais abaixo) faz o Tiggo 8 Max Drive rodar com muito fôlego e competência, apesar das dimensões generosas e de ter mais de 1,5 tonelada de peso em ordem de marcha. É preciso até dosar o pé nas arrancadas, para que as rodas não patinem, o que mostra certa falta de linearidade na entrega do pico de torque e no mapa do acelerador.

A velocidades mais altas, de cruzeiro, o funcionamento é mais linear e silencioso. O câmbio automatizado de dupla embreagem com caixa banhada a óleo proporciona trocas rápidas e quase imperceptíveis. Faltam apenas borboletas para ajudar a controlar as trocas manualmente, sem precisar apelar à manopla no console central.

2)      Conforto: ao mesmo tempo, dirigir o Tiggo 8 em uma rodovia a 120 km/h é quase como estar em um grande navio, que singra os mares sem entregar sua real velocidade e com excelente nível de silêncio e conforto a bordo. Talvez seja uma das maiores virtudes do Tiggo 8.

A direção é leve, mas não tanto quanto a de outros carros chineses e tampouco anestesiada, o que ajuda a passar segurança em rodovias. E a suspensão proporciona um nível de inclinação muito honesto para um SUV de sete lugares, apesar de ser macia.

3)      Espaço interno: é bom, como já se esperaria de um SUV com 4,70 metros de comprimento, mais de 1,70 m de altura e 1,86 m de largura (veja as dimensões completas na ficha técnica abaixo). Há um bom vão para pernas na segunda fileira e o túnel central é baixo, deixando o assoalho quase todo plano.

Na terceira fila, há espaço honesto para dois adultos de estatura não tão elevada em trajetos mais curtos, ou para crianças em viagens longas. Há até luz de cortesia e vigia bem iluminada, porém sem janelas ou difusores de ar dedicados à sexta e sétima posições do habitáculo.

4)      Acabamento: talvez o melhor do segmento, mesmo em comparação com o Jeep Commander. Os elementos são de bom gosto, com uso de metal escovado, couro microperfurado e revestimentos suaves ao toque muito bem encaixados e sem exageros.

5)      Mimos a bordo: há iluminação de cortesia em LED, ganchos de teto, revisteiros, porta-óculos no teto e console central em dois andares, proporcionando um bom volume de porta-objetos para depositar chaves e carteiras. Ao abrir as portas, luzes de cortesia vindas dos retrovisores projetarão o nome Tiggo no chão, e há luz ambiente multicolor para ser configurada via central multimídia.

6)      Rebatimento dos bancos: um carro de sete lugares precisa ter um sistema funcional para rebatimento tanto do banco intermediário quanto os traseiros. Explicamos em detalhes no vídeo.

7)      Central multimídia: com tela de mais de 10 polegadas, opera de forma surpreendentemente rápida e relativamente intuitiva. Confira mais no vídeo.

8)      Teto solar: é panorâmico e dá um charme à cabine. Até a cortina possui abertura elétrica (em duas etapas) e há um detalhe curioso nas lâminas de vidro: a da frente bascula para cima, mas abre passando por baixo da que fica atrás, algo pouco usual.

9)      ACC: é fácil de ativar (com exceção do assistente de faixa, do qual falaremos mais abaixo) e lê muito bem os veículos à frente, com frenagens progressivas. Só o controle de distância (em quatro níveis) é mais complicado de se encontrar.

10)  Custo-benefício: em relação ao Commander, seu preço está muito competitivo. R$ 200.000 é a atual faixa ocupada pelo Jeep Compass, um SUV muito menor, de cinco lugares. E o Tiggo 8 não deve nada ao rival em termos de conforto, desempenho, equipamentos e espaço interno.

7 pontos de atenção do Tiggo 8

1)      Retoque visual: diferentemente do Tiggo 8 Pro PHEV, que tem atualizações importantes de visual, o Tiggo 8 continua com o mesmo design de antes. Mas tem uma diferença: as lanternas traseiras passaram por uma leve reestilização e ficaram integradas, como no Tiggo 7 Pro. Honestamente? Preferia o visual antigo.

2)      Consumo: o Inmetro promete até 12 km/l na estrada, mas em nosso teste ficamos em pouco mais de 10 km/l, mesmo com 90% da rodagem em rodovias com trânsito fluido. Não é necessariamente ruim para o seu porte, mas esteja atento: a média do computador de bordo costuma ser bem mais otimista que seu consumo real.

3)      Conectividade: não só a projeção de celulares via Android Auto ou Apple CarPlay tem que ser feita por cabo, como as entradas USB ficam na parte de baixo do console, uma posição pouco ergonômica. E olha que há um carregador de celular por indução e ele funciona bem, obrigado.

4)      Cluster digital: é moderno e tem boa resolução, mas poderia ser mais completo em informações. Além disso, exibe um conta-giros em números decimais.

5)      Ar digital: funciona bem, como já se espera de um projeto de origem chinesa. Porém, apesar de os comandos no console imitarem os do novo Range Rover Evoque, a luminosidade é ruim com a incidência de sol, seja porque os números ficam apagados ou porque o excesso de preto brilhante em volta ofusca os olhos.

Para completar, a cada novo ajuste as informações são replicadas desnecessariamente na central multimídia, sobrepondo-se à tela do Android Auto ou Apple CarPlay, por exemplo. Ou seja, evite mexer no ar se estiver precisando seguir a navegação do Waze ou Google Maps.

6)      Assistente de faixa: em nosso teste, a correção ativa do volante não operou a contento, seja “comendo” as faixas ou simplesmente não funcionando. Quando está de fato ativo, o próprio veículo faz sua ativação ou desativação automaticamente, gera avisos repetitivos e irritantes no quadro de instrumentos.

7)      Pós-venda: pensando em comprar um Tiggo 8? Fique ligado nas questões de pós-venda que vêm sendo relatadas em grupos de proprietários do modelo.

Caoa Chery Tiggo 8 TXS Max Drive 2023 – Ficha técnica

Preço: R$ 199.990. Pintura cinza metálica: R$ 2.000. Total: R$ 201.990

Motor: 1.6, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, injeção direta, duplo comando de válvulas com variação em admissão e escape
Taxa de compressão: 
9,9:1
Potência: 
187 cv a 5.500 rpm
Torque: 
28 kgfm a 2.000 rpm
Peso/potência: 8,56 kg/cv
Peso/torque: 57,1 kg/kgfm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem banhado a óleo, 7 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9 s
Velocidade máxima: 180 km/h

Consumo Inmetro: 10,1 km/l na cidade; 12 km/l na estrada.
Consumo Mobiauto: 10,13 km/l com 90% de uso em rodovias e 10% em perímetro urbano

Dimensões e capacidades: 4.700 mm de comprimento, 2.710 mm de entre-eixos, 1.860 mm de largura, 1.705 mm de altura, 650 litros de porta-malas (5 lugares) ou 150 litros de porta-malas (7 lugares), 670 kg de carga útil, 51 litros de tanque de combustível, 1.564 kg de peso em ordem de marcha.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e multilink (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, não divulgado; coeficiente aerodinâmico, não divulgado; vão livre do solo, 21,2 cm; ângulo de ataque, 20°; ângulo de saída, 23°; ângulo de transposição de rampas não divulgado; capacidade de imersão, 45 cm; inclinação lateral máxima, 35°; pneus, 235/55 R18; estepe temporário 125/80 R17.

Caoa Chery Tiggo 8 TXS Max Drive 2023 – Itens de série

  • Abertura do porta malas por sensor de aproximação
  • Chave presencial com partida do motor por botão
  • Vidros elétricos “um-toque” e antiesmagamento
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída traseira
  • Bancos dianteiros com regulagem elétrica e porta-revistas Câmera de 360° para auxílio a manobras
  • Carregador de celular por indução
  • Central de multimídia de 10,25" com Android Auto e Apple CarPlay via cabo
  • Volante multifuncional revestido em couro com regulagem de altura e profundidade
  • Quadro de instrumentos digital de 12,3”
  • Duas entradas USB no console central e uma na parte traseira
  • Faróis de LED automáticos com ajuste manual de altura do facho e farol alto automático
  • Faróis de neblina em LED com assistente de iluminação em curvas
  • DRL (luzes de condução diurna) em LED
  • Modo de condução Sport e Eco
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico e antiembaçantes
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Sensor de Chuva
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Sistema de som com 8 alto-falantes
  • Teto solar panorâmico elétrico
  • Rodas de Liga Leve Diamantada 18"
  • Bancos com revestimento em couro sintético microperfurado
  • Segunda fileira de banco rebatível em 60/40
  • Terceira fileira de bancos rebatível em 50/50
  • Antena tipo barbatana
  • Barras longitudinais decorativas de teto
  • Lanterna traseira de neblina
  • Lanternas traseiras em LED integradas
  • Freios ABS com EBD (Distribuição Eletrônica da Força)
  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Alarme
  • Assistente de partida em aclives (HAC) e de velocidade em descida (HDC)
  • Aviso de cintos desatados na dianteira
  • Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e tração (TCS)
  • Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
  • Monitoramento de pressão nos pneus (TPMS)
  • Ganchos Isofix de fixação de cadeirinha infantil
  • Travas elétricas com comando centralizado
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
  • Alerta de colisão frontal (FCW)
  • Alerta de distância frontal (FDM)
  • Alerta de saída de faixa (LDW)
  • Assistência de permanência em faixa (LKA)
  • Assistente de congestionamento (TJA)
  • Frenagem automática de emergência (AEB) com detecção de pedestres e ciclistas
  • Monitoramento de ponto cego (BSD)
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)

Vale a pena comprar o Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive 2023?

O pacote do Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive 2023 é muito competitivo. Desempenho, conforto, espaço, lista de itens de série, conectividade, tudo se faz presente de forma satisfatória, com um excelente custo-benefício. Pós-venda à parte, o Tiggo 8 é montado no Brasil e pode, sim, ser uma excelente opção de SUV de sete lugares.

Imagens: Leonardo Felix/Mobiauto

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