Ford Territory 2024 fica mais potente e menos Evoque para deslanchar

Segunda geração do SUV médio tenta corrigir falhas que fizeram o antecessor ser um fracasso de vendas no Brasil
Renan Bandeira
Por
20.07.2023 às 11:43
Segunda geração do SUV médio tenta corrigir falhas que fizeram o antecessor ser um fracasso de vendas no Brasil

O Ford Territory ganhará uma segunda geração no Brasil. Apesar de a primeira ter tido um desempenho ruim em vendas, a marca americana decidiu insistir no nome, adotando para cá uma alcunha diferente da que o SUV recebe em seu país de origem, a China, Equator Sport.

Durante o Festival Interlagos, em São Paulo (SP), executivos da fabricante confirmaram que o Territory 2024 chegará ao mercado ainda este ano, novamente importado da China. Apesar de ter trocado a plataforma e toda a carroceria, o SUV médio continua a ser produzido em parceria com a chinesa JMC, com quem a Ford possui sociedade no país asiático.

Embora não haja dados oficiais sobre o novo Territory, a Ford assegurou que ele terá um motor de ciclo Otto, mais potente do que o 1.5 turbo de ciclo Miller e 150 cv que equipou a primeira geração, e foi um dos principais motivos de crítica quanto ao modelo.

Assim, o mais provável é que o novo Territory receba um motor 1.5 turbo a gasolina de mesma origem do modelo atual. Porém, com a adoção do ciclo Otto, os dados sobem para 170 cv de potência e 26,5 kgfm de torque, um ganho de 20 cv e 4 kgfm, respectivamente. O câmbio segue automático do tipo CVT.

Visual mais SUV e menos Evoque

O visual do Ford Territory 2024 segue a nova filosofia da Ford para carros de passeio, como vemos no novo Mondeo, por exemplo. O conjunto de iluminação é mais afilado e há uma grande grade na dianteira, com forma octogonal, que toma quase todo o balanço.

Vale ressaltar que a iluminação é dividida em duas partes, tendo as luzes de condução diurna alinhadas ao capô e a caixa com os faróis no para-choque, como vemos em Renault Kwid e Fiat Toro, por exemplo. Os faróis serão full-LED.

De perfil, o SUV ostenta um visual típico de SUVs contemporâneos, com linha de teto mais reta e não tão inclinada quanto seus concorrentes. Com isso, tentará garantir um espaço melhor para cabeças dos ocupantes e maior volume no porta-malas. As rodas serão de 19 polegadas.

A traseira tem lanternas horizontais estreitas, e a assinatura Territory inscrita no centro da tampa do porta-malas. Suas medidas são: 4,62 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,75 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Em relação ao Territory atual, temos um SUV praticamente de mesma largura e entre-eixos, mas que é 5 cm mais comprido e 8 cm mais alto.

Interior misterioso (mas não tanto)

A Ford não divulgou nenhuma imagem interna do novo Territory, exibindo em Interlagos um protótipo com vidros de película escura para esconder o acabamento. Porém, podemos esperar por um painel com duas telas de 12 polegadas, sendo uma para o cluster de instrumentos e outra para a central multimídia.

Elas ficam integradas e mais próximas ao motorista, a exemplo da composição de telas da nova Chevrolet Montana e de outras marcas premium. Já o padrão de acabamento deve ser mais sóbrio do que o visto na China, embora com couro, faixas suaves ao toque e, possivelmente, elementos em tons contrastantes.

Quanto vai custar o Ford Territory 2024

A Ford não abriu quando será o mês exato de lançamento do Territory 2024, nem quanto ele custará, mas nossa aposta é que ele será comercializado em versão única de acabamento, na faixa entre R$ 200.000 e R$ 250.000.  

Comentários