VW Virtus 2023 garante cinco estrelas em teste de colisão do Latin NCap

Sedan repete resultado de 2018 e gabarita nota máxima no teste de segurança
Diego Dias
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26.07.2023 às 14:41 • Atualizado em 29.05.2024
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Sedan repete resultado de 2018 e gabarita nota máxima no teste de segurança

Mais um carro foi testado pelo Latin NCAP, entidade que avalia a segurança de veículos comercializados na América Latina e Caribe. Dessa vez o modelo que passou pela avaliação foi o novo Volkswagen Virtus 2023, que alcançou a nota máxima de cinco estrelas no conhecido teste de colisão.

Com esse novo resultado da versão reestilizada do VW Virtus, gabarita novamente o teste do Latin NCAP, repetindo assim o resultado obtido em 2018, quando o modelo foi testado pela primeira vez. São as mesmas cinco estrelas, mas vale lembrar que o bom resultado veio com o novo protocolo do órgão (2020-2024), que está mais rígido.

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Neste teste o Virtus 2023 conquistou 92% de proteção para adultos, 92% de proteção para crianças, 53% de proteção para pedestres e 85% em equipamentos correspondentes a tecnologias de assistência e segurança.

Histórico

Como divulgado pelo Latin NCAP, em dezembro de 2022 as unidades do VW Virtus indiano passaram pelo teste da entidade e receberam cinco estrelas. Agora as unidades do sedan produzidas no Brasil também passaram pelos testes do órgão e também alcançaram a nota máxima.

Antes oferecido com quatro airbags (frontais e laterais), o Virtus 2023 foi atualizado e passou a ter de série seis airbags, incluindo assim bolsas infláveis do tipo cortina para proteção lateral da cabeça e do corpo dos ocupantes. Além disso, traz sistemas de segurança adicionais como piloto automático adaptativo com frenagem automática. Todos esses itens ajudaram o Virtus a manter a nota máxima nesse protocolo mais rígido.

O teste de colisão

Nas aferições do Latin NCAP no teste de impacto frontal a 64 km/h, o Virtus 2023 ofereceu proteção boa para a cabeça, pescoço e joelhos do motorista e passageiro, enquanto que a proteção do tórax foi considerada “adequada” para o motorista e “boa” para o passageiro.

A estrutura do sedan foi considerada estável pela entidade, sendo até capaz de “suportar cargas maiores”. Idem para a região dos pés.

No teste de impacto lateral, o carro teve proteção considerada “boa” para a região da cabeça, abdômen e pélvis. Porém, os passageiros conquistaram a classificação “adequada” para a região do tórax. Nas avaliações do teste lateral de poste, foi repetida a nota para a cabeça, abdômen e pélvis, mas o tórax recebeu proteção “marginal”.

Na prova conhecida como efeito “chicote” (movimento quando, devido a um impacto, o pescoço vai subitamente para frente ou para trás), o Virtus 2023 e mostrou boa proteção para o pescoço no impacto traseiro. O Latin NCAP afirma ainda que o sedan “atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro”.

Protocolo atual do Latin NCAP

Vale lembrar que, em 2021, o Latin NCAP mudou seus critérios e testes. Antes, cada carro recebia duas notas, que podiam ser de até cinco estrelas, tanto na proteção para adultos como na proteção para crianças.

De dois anos para cá a entidade passou a cobrar que os veículos avaliados ainda garantam a boa integridade de pedestres e outros usuários vulneráveis (durante eventuais atropelamentos) em estradas. O órgão também julga as tecnologias de assistência à direção e segurança disponíveis para cada modelo.

Para alcançar notas altas, os veículos precisam ir bem em todas as quatro áreas. Assim um desempenho ruim em apenas um dos aspectos, acaba culminando em notas mais baixas. Para chegar à nota máxima, os veículos testados precisam ter:

  • 75% de proteção para ocupantes adultos
  • 80% de proteção para crianças
  • 50% de proteção para pedestres e vulneráveis
  • 75% em tecnologias de assistência e segurança

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