VW Tera: novo SUV pode dificultar a vida do Polo no Brasil

Modelo inédito será ‘fogo amigo” do hatch mais vendido do país
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31.01.2025 às 12:18 • Atualizado em 30.06.2025
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Modelo inédito será ‘fogo amigo” do hatch mais vendido do país

Um dos lançamentos mais esperados de 2025, o Volkswagen Tera assumirá o importante papel de ser o SUV de entrada da Volkswagen no Brasil e de ampliar o volume de vendas da fabricante no país. A questão é que o futuro rival de Fiat Pulse e Renault Kardian poderá dificultar um pouco a vida de um membro da sua “família”.

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O modelo que estamos nos referindo é nada mais que o Volkswagen Polo, atualmente o carro mais vendido da marca no país. Para se ter ideia, o hatch emplacou o total de 140.177 unidades em 2024, sendo o carro de passeio mais vendido do Brasil, ficando atrás apenas da Fiat Strada por uma pequena margem (144.684 unidades). Atualmente vendido com preços entre R$ 96.490 e R$ 127.490, quando consideramos as versões “civis” do Polo (do MPI ao Highline), o hatch deverá brigar em preço em certa medida com o Tera.

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É verdade que ainda não temos os preços oficiais do novo SUV compacto da Volkswagen, mas considerando o catálogo atual da marca, temos como SUVs mais baratos o T-Cross Sense (R$ 119.990), versão de entrada e destinada ao público PCD, além da configuração de base do Nivus, a Comfortline oferecida hoje por R$ 143.490.

Com isso, temos uma margem bem grande para o VW Tera atuar, mas que ao mesmo tempo não poderá invadir tanto o terreno do T-Cross de entrada e nem o do Nivus que, com a maturação de mercado, passou a ser um “carro de imagem” e de status da montadora, vide os preços praticados com o tempo.

A questão é que o esperado para o VW Tera é uma briga das suas versões intermediárias com o Polo Highline de R$ 127.490, que hoje vem equipado com motor 1.0 turbo 170TSI de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas. Essa é a mesma calibração esperada para o inédito SUV. Nas configurações de entrada vamos ter o 1.0 aspirado flex MPI de até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

Importante destacar que a aposta nessa faixa de preço se dá pela concorrência: o Pulse Audace T200 Hybrid sai por R$ 129.990, mesmo valor cobrado pelo Renault Kardian Techno – ambas configurações intermediárias. Assim, a expectativa é que a Volkswagen tenha um produto com valor próximo disso, mas um pouco mais caro que os rivais, como é praxe nos carros da empresa. Não podemos esquecer que a versão 1.0 aspirada poderá ser outro ponto de incômodo ao hatch no quesito preço, já que essa versão de entrada é esperada na casa dos R$ 100 mil.

Outra questão que pode complicar a vida do Polo é o fator SUV. O VW Tera contará com o apelo de ser um carro altinho, característica bastante procurada atualmente no mercado de utilitários esportivos de qualquer tamanho pela facilidade desses carros lidarem melhor com ruas esburacadas e cheias de valetas Brasil afora.

O design também promete causar boa impressão, pois tanto os modelos flagrados quanto a unidade exposta no Rock in Rio 2024 mostraram que a Volkswagen parece ter caprichado no desenho do novo SUV compacto. Mesmo que tenha utilizado a plataforma MQB-A0 com o entre-eixos do Polo (2,56 m), os carros já fotografados chamam a atenção por parecerem maiores do que são. É o famoso “size impression” tão falado na indústria. Pelo jeito, será mais um acerto de design depois do Nivus – que agradou até a Europa.

Por fim, são esperadas versões com pacote de equipamentos bem definidos para cada versão, além de itens de série que já fazem sucesso como o painel de instrumentos com tela de 10,25 polegadas e a central multimídia VW Play com suporte a Apple CarPlay e Android Auto. Faróis full-LED com assinatura luminosa própria e lanternas interligadas por uma régua em preto brilhante também deverão chamar a atenção também.

Projeção: KDesignAG

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.