Novo Renault Kardian pode ter motor 1.3 turbo do Duster contra Pulse Abarth

Câmbio automatizado de dupla embreagem EDC do novo SUV pode ser acoplado ao motor 1.3 TCe usado pelo Duster
Diego Dias
Por
13.03.2024 às 19:02
Câmbio automatizado de dupla embreagem EDC do novo SUV pode ser acoplado ao motor 1.3 TCe usado pelo Duster

O Renault Kardian, SUV compacto da marca francesa que será lançado oficialmente na próxima semana para brigar com o Fiat Pulse e VW Nivus, está sendo apresentado aos poucos pela empresa. Por enquanto a novidade estreará no Brasil somente com o motor turbo 1.0 TCe de até 125 cv, mas o 1.3 turbo do Duster é perfeitamente aplicável no novo Kardian, que pode ter versão esportiva contra o Pulse Abarth.

Antes de mais nada vale relembrar qual a motorização utilizada pelas três versões (Evolution, Techno e Premiere Edition) do novo Renault Kardian. Debaixo do capô todas as configurações contam com o motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, que rende 120/125 cv (G/E) a 5.000 rpm e 20,4/22,4 kgfm de torque a 2.000 rpm. A transmissão é automatizada de dupla embreagem de seis marchas, banhada a óleo.

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A questão é que a Renault tem na prateleira o motor quatro cilindros 1.3 turbo, conhecido 1.3 TCe que equipa tanto o Duster quanto a Oroch em suas versões mais caras. Durante a coletiva de imprensa do lançamento do Kardian recentemente, a marca francesa acabou revelando uma combinação interessante e que seria viável futuramente para o Kardian.

Isso porque foi questionado na apresentação do novo SUV compacto o motivo do Kardian ser lançado no Brasil com transmissão automatizada de dupla embreagem e o Duster não, já que ele combina o 1.3 TCe a um câmbio automático tipo CVT e custa mais caro que o SUV compacto novato.

O interessante é que a Renault deixou escapar que o motor turbo 1.3 TCe é perfeitamente compatível com o novo câmbio automatizado de dupla embreagem, batizado de EDC pela fabricante. Ou seja, imaginar que a Renault produza um Kardian Alpine (a sigla R.S não pode ser mais utilizada porque a Renault Sport virou Alpine) em um segundo momento não é algo distante.

Vale repassar a força do propulsor 1.3 turbo, que no Duster e Oroch rende uma potência de 162/170 cv (G/E) a 5.500 rpm e um torque de 27,5 kgfm a 1.600 rpm. Na aceleração de 0 a 100 km/h do Duster, por exemplo, a prova é cumprida em apenas 9,2 segundos de acordo com dados de fábrica. Isso com o utilitário pesando 1.278 kg em ordem de marcha, um desempenho louvável para um SUV com transmissão CVT.

Agora corta para um hipotético Renault Kardian Alpine com o mesmo motor 1.3 turbo de até 170 cv do Duster, mas pesando razoavelmente menos e equipado com a transmissão automatizada de dupla embreagem EDC, que basicamente é a mesma caixa DW23 usada em carros da Renault na Europa como o hot hatch Mégane R.S e o esportivo Alpine A110. Pronto, temos um SUV esportivo para brigar de igual com o Pulse Abarth, que ostenta um 1.3 turbo de até 185 cv e 27,5 kgfm.

Não há dúvida que seria um ótimo substituto moderno para o saudoso Sandero R.S. Agora é dar tempo ao tempo para a Renault ganhar volume de mercado com o novo Kardian e justificar a produção de uma variante esportiva que, sem dúvidas, sempre leva o consumidor até a concessionária – mesmo que no final do dia ele leve para casa a versão mais básica.

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