VW Tera, Fiat Pulse, Renault Kardian: qual é mais econômico?
O Volkswagen Tera foi lançado no último domingo (25), tabelado a partir de R$ 99.990. O SUV promete entrar fortemente no mercado de SUVs compactos, brigando com Fiat Pulse e Renault Kardian no degrau de entrada do segmento.
Pensando nisso, a Mobiauto separou os dois modelos para comparar com o novo VW Tera. A Volkswagen revelou durante o lançamento que seu veículo é o mais econômico da categoria, e a Mobiauto responde agora se é mesmo, ou se perde para os rivias:
Você também pode se interessar por:
- Novo Volkswagen Tera 2026 confirma 4 versões e preços a partir de R$ 99.990
- Como VW Tera poderá desbancar Strada para ser o carro mais vendido do Brasil
- Novo VW Tera 2026 terá motor de Up! e quatro versões no Brasil
- VW Tera “é interpretação do carro urbano para o Brasil”, diz designer
VW Tera 2026
Divulgação/Volkswagen
VW Tera MPI
Na configuração de entrada, o VW Tera utiliza o motor 1.0 aspirado acoplado a um câmbio automático de cinco marchas. O conjunto rende 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque.
- Consumo: 9,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, com etanol / 13,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, com gasolina.
VW Tera TSI
A configuração TSI tem câmbio manual de cinco marchas também, mas a o motor é 1.0 turbo flex de até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.
- Consumo: 9 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com etanol / 12,9 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, com gasolina.
VW Tera Comfort e High
Por fim, as configurações Comfort e High utilizam o o mesmo motor 1.0 TSI, mas acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. O conjunto é o menos econômico do SUV.
- Consumo: 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com etanol / 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, com gasolina.
Renault Kardian 2026
Lucas Frasson/Mobiauto
Renault Kardian Evolution MT:
No Renault Kardian manual, o SUV conta com um motor 1.0 turbo que trabalha junto de um câmbio de cinco marchas. Sua potência e torque são de até 125 cv e 22,4 kgfm.
- Consumo: 8,6 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, com etanol / 12,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com gasolina.
Renault Kardian Evolution; Techno e Premier Edition
As demais versões do SUV da marca francesa utilizam o mesmo motor 1.0 turbo, mas acoplado a um câmbio automático de seis marchas, confira abaixo o consumo:
- Consumo: 9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, com etanol / 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com gasolina.
Fiat Pulse 2026
Guilherme Silva/Mobiauto
Fiat Pulse Drive 1.3 MT
O Fiat Pulse de entrada conta com o conhecido motor 1.3 e rende até 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque. A transmissão é manual de cinco marchas.
- Consumo: 9 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com etanol / 12,6 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, com gasolina.
Fiat Pulse Drive 1.3 AT
Subindo um pouco mais, o Fiat Pulse continua com o motor 1.3, mas acoplado a transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.
- Consumo: 8,9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com etanol / 10,5km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, com gasolina.
Fiat Pulse Turbo 200
Ainda há a configuração Turbo 200 de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de sete marchas simuladas.
- Consumo: 8,6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, com etanol / 12,3 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, com gasolina.
Fiat Pulse Audace T200 Hybrid CVT e Impetus T200 Hybrid CVT
Por fim, as configurações mais caras do Fiat Pulse, que utilizam o mesmo conjunto T200, porém graças ao sistema de 12V, se tornam mais econômicas, confira:
- Consumo: 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, com etanol / 13,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, com gasolina.
Afinal, qual é o mais econômico?
O VW Tera com motor 1.0 turbo e câmbio manual é o mais econômico entre todas as opções do SUV, e no mercado, de maneira geral, é também a mais econômica, junto do Pulse T200 Hybrid.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.