Como VW Tera poderá desbancar Strada para ser o carro mais vendido do Brasil
Não é surpresa para ninguém que o novo VW Tera 2026 é um dos grandes lançamentos do mercado brasileiro para este ano, já que se trata de um modelo inédito para brigar no segmento de base dos SUVs compactos. Sua missão será brigar com o Fiat Pulse 2026 que acabou de ser renovado (e que lhe espera para revelar os preços) e Renault Kardian, mas também almeja ser o carro mais vendido do Brasil.
Tal pretensão não se trata de nenhuma surpresa quando vemos o peso do lançamento do novo VW Tera 2026, que terá preços revelados neste domingo (amanhã). Ele é a grande aposta da fabricante, tanto que sua iminente chegada até fez a Volkswagen reduzir o número de versões do Polo – um dos modelos mais importantes da marca.
Você também pode se interessar por:
- VW Tera 2026: marca confirma data que SUV chegará às lojas
- Novo VW Tera Outfit: 22 fotos exclusivas da versão mais cara do SUV
- Novo VW Tera 2026 terá motor de Up! e quatro versões no Brasil
- VW Tera “é interpretação do carro urbano para o Brasil”, diz designer
Vale dizer também que o peso de sua chegada está marcado diretamente em um desenho bem discreto no seu vidro traseiro, no qual o novo Tera aparece numa sequência que traz nada menos do que dois icônicos carros da montadora no país: Fusca e Gol. Atualmente a Fiat Strada é o automóvel mais vendido do Brasil, mas o VW Tera tem credenciais para tentar desbancar a picapinha. Veja adiante o porquê dessa possibilidade.
Versão 1.0 aspirada
Contar com um carro equipado com motor 1.0 aspirado pode sim contar uma vantagem ao novo VW Tera, isso porque historicamente tal motorização representa sempre grande número de vendas no mercado brasileiro, principalmente pelo preço mais baixo devido ao tamanho do motor – reflexo direto da menor alíquota de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado).
É verdade que o Tera 1.0 MPI, versão de entrada esperada para o SUV compacto, não deverá ser das mais empolgantes ao volante, mas sem dúvidas será uma das mais econômicas e uma das mais vendidas exatamente por dividir o motor 1.0 aspirado com o Polo Track. Atualmente, tal motor entrega até 86 cv e 10,3 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas.
Apelo visual e fator novidade
Quando a Mobiauto teve o primeiro contato com o novo VW Tera em março, ficou evidente que o desenho do novo SUV compacto ficou um tanto acertado, mesmo que o projeto tenha usado a plataforma MQB-A0 do Polo, Nivus, entre tantos outros. Apesar da similaridade, nada da carroceria do Tera deriva de outros modelos, por isso seu visual autoral. Com desenho que marca a nova linguagem de design da Volkswagen no Brasil, o novo modelo sem dúvidas terá grande apelo pelo fator novidade também – o que incomodará muito a concorrência.
Venda para locadoras/frotas
Uma das maiores oportunidades para a Volkswagen com o novo Tera será a venda para locadoras e frotas, modalidade de venda que representa um expressivo número hoje para o VW Polo Track, por exemplo. O apelo de SUV altinho e suspensão previsivelmente mais parruda (esperada para um modelo desse segmento) devem fazer muitos olharem para o Tera em vez do Polo de entrada.
Importante lembrar ainda que a missão do VW Tera será ousada, pois o SUV compacto deverá ter mais de 200 mil unidades fabricadas ao ano, algo que foi apurado pela Mobiauto durante os últimos anos. Para dimensão de tal nível de produção, o último ano que o Brasil alcançou o volume acima de 200.000 unidades foi em 2019, quando o Chevrolet Onix emplacou nada menos do que 241.214 carros (dados Fenabrave).
Em 2024 a Fiat Strada vendeu o total de 144.684 unidades, enquanto o VW Polo vendeu 140.177. A ideia da marca é que o VW Tera faça tanto sucesso quanto o VW Gol, que emplacou mais de 250 mil unidades em 2014. Apesar de terem propostas diferentes, o SUV tem a similaridade de ter produção localizada na fábrica de Taubaté (SP).
Foto flagra: @placaverde
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.