Novo Volkswagen Tera 2026 confirma 4 versões e preços a partir de R$ 99.990

SUV de entrada será rival de Renault Kardian, Fiat Pulse e outros modelos que ainda não chegaram ao mercado
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25.05.2025 às 17:30 • Atualizado em 27.05.2025
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SUV de entrada será rival de Renault Kardian, Fiat Pulse e outros modelos que ainda não chegaram ao mercado

O Volkswagen Tera acaba de ser apresentado no Brasil com suas versões e preços. O SUV de entrada da marca será vendido em quatro versões com preços que partem de R$ 99.990. Por aqui, ele será rival de Fiat Pulse e Renault Kardian, em um primeiro momento, e será o modelo mais barato da Volkswagen no Brasil nessa categoria.

Vale lembrar que o Volkswagen Tera já foi revelado ao mercado brasileiro e você já viu seu visual aqui na Mobiauto com fotos inéditas do SUV. No entanto, a marca alemã ainda não havia apresentado quais seriam as versões e os preços do modelo. Mais abaixo, neste artigo, você poderá conferir a lista de equipamentos de todas as configurações do produto. Veja versões e preços:

  • VW Tera 1.0 MPI 2026: R$ 99.990 (preço lançamento)*
  • VW Tera 1.0 TSI 2026: R$ 116.990
  • VW Tera 1.0 TSI Comfort AT 2026: R$ 126.990
  • VW Tera 1.0 TSI High AT 2026: R$ 139.990
  • VW Tera 1.0 TSI High + Outfit The Town Edition AT 2026: R$ 142.290

*Preço de lançamento vale apenas para as primeiras 999 unidades. Após isso, o valor subirá para R$ 103.990. O Volkswagen Tera estará disponível nas lojas em 5 de junho.

Com apresentação total do SUV, a Volkswagen confirma alguns dados importantes sobre o modelo para o Brasil. O primeiro deles é que o Volkswagen Tera realmente usará o motor 170 TSI, que é o 1.0 turbo flex que rende até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Ele será vendido em versões com câmbio manual de cinco marchas e câmbio automático, de seis.

Isso para as versões intermediárias e de topo. Na opção de entrada, a MPI, o Tera será vendido com motor 1.0 aspirado flex do Polo Track, que rende até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque - aqui será usado apenas o câmbio manual de cinco marchas.

Contra os concorrentes, o Volkswagen Tera é o que tem menos potência e menos torque. Dessa forma, ele também tem o pior desempenho. Porém, entrega a melhor relação de consumo da categoria segundo a marca, ainda que não tenha sido revelado ainda pela fabricante - Mobiauto atualizará o conteúdo assim que receber as informações de consumo. Veja dados de aceleração e consumo:

VW Tera 2026

  • Aceleração: 11,7 segundos
  • Consumo: ainda não divulgado

Renault Kardian 2026

  • Aceleração: 9,9 segundos
  • Consumo: 9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, com etanol / 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com gasolina. 

Fiat Pulse 2026

  • Aceleração: 9,4 segundos
  • Consumo:  9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, com etanol / 13,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, com gasolina.

As dimensões do Volkswagen Tera eram outras informações que ainda não haviam sido reveladas, e como esperado ele veio nas medidas dos SUVs compactos de entrada de Renault e Fiat:

  • VW Tera: 4,15 metros de comprimento; 1,77 m de largura; 1,50 m de altura e 2,57 m de entre-eixos; Porta-malas: 350 litros.
  • Renault Kardian: 4,12 metros de comprimento; 1,75 m de largura; 1,54 m de altura; 2,60 m de entre-eixos. Porta-malas: 410 litros.
  • Fiat Pulse: 4,10 metros de comprimento; 1,77 m de largura; 1,58 m de altura; 2,53 m de entre-eixos. Porta-malas: 370 litros.

VW Tera 2026: versões e equipamentos

Visualmente, o VW Tera terá diferenças nas rodas entre as versões, quando falamos da parte externa. Os detalhes da carroceria entre uma versão e outra são quase imperceptíveis, a nao ser pelas rodas de ferro de 15 polegadas com calotas para a opção MPI, as rodas de liga leve de 16 polegadas para a Comfort, e as de 17 polegadas para High, de topo. Internamente, muda o acabamento dos bancos, que serão em tecido para quase todas as versões, com exceção da mais completa, que usa material reciclado vindo de solado de tênis.

Outro ponto relevante é que a Volkswagen apresentou a Oto no Tera, que é uma inteligência artificial (IA) com o objetivo de simplificar o uso da multimídia. Além disso, o SUV terá um pacote relevante de assistências de condução e segurança. Veja os principais itens de série e o que muda entre as versões do SUV mais barato da Volkswagen:

Novo Volkswagem Tera 1.0 MPI 2026

  • Seis airbags
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Detector de fadigas
  • Retrovisores externos elétricos
  • Faróis de LED
  • Lanternas de LED
  • Painel de instrumentos digital de 8 polegadas
  • Piloto automático
  • Limitador de velocidade
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros
  • Volks Play - Multimídia de 10 polegadas que conecta Android Auto e Apple CarPlay sem fio

Novo Volkswagen Tera 1.0 TSI MT 2026

Itens da versão MPI +:

  • Rodas de liga leve de 16 polegadas
  • Revestimento em tecido
  • Volante multifuncional

Pacote VW Play Connect: R$ 1.590 (Ar-condicionado Climatronic Touch com filtro de poeira e polén + carregador de celular por indução).

Pacote roda de liga leve de 16": R$ 1.720

Novo Volkswagen Tera 1.0 TSI Comfort AT 2026:

Conteúdo da versão TSI +

  • Rodas de 16" em liga leve diamantada
  • Transmissão automática
  • Volks Play Connect
  • ACC (Controle Adaptativo de Velocidade e Distância)
  • Kessy
  • 'Shift paddles' no volante

Pacote conforto: R$ 1.400

Novo Volkswagen Tera 1.0 TSI High AT 2026:

  • Conteúdo da versão Comfort +:
  • Rodas de 17" em liga leve diamantada
  • Ambient Light
  • Painel de instrumentos digital 10,25"
  • Aplique do painel em vinil (soft)
  • Bancos em revestimento premium
  • Câmera auxiliar de estacionamento
  • Carregamento de celular por indução

Pacote ADAS: R$ 2.839 (Assistente ativo de mudança de faixa + câmera multifuncional + detector de ponto cedo com assistente de saída de vaga)

Pacote Outfit The Town Edition: R$ 2.300 (Bancos em revestimento premium com inserto Outfit + rodas de liga leve 17" escurecidas + teto pintado na cor preto Ninja + espelhos retrovisores externos pintados na cor preto Ninja)

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Repórter

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.