VW Nivus GTS foi lançado sem item esperado que deverá vir no Fastback Abarth
O novo VW Nivus GTS 2026 finamente foi lançado após anos de expectativas e espera, assim numa tacada só ocupou o topo da sua gama e substitui de vez o antigo Polo GTS, que saiu de linha há pouco tempo. Lançado por R$ 174.990, a versão esportiva do SUV-cupê trouxe consigo um visual bem acertado e pacote ADAS completo, mas deixou de lado um item esperado que deve aparecer no novo Fastback Abarth.
Mesmo agora com a gama completa com a chegada do Nivus GTS 2026, não foi dessa vez que o SUV-cupê trouxe o tão cobiçado teto solar, nem em versão convencional ou muito menos em configuração panorâmica – aquele que ocupa praticamente toda a região do teto do carro. Até apontamos recentemente o que a versão esportiva do Nivus traz que o Fastback Abarth não tem, mas ele deixará de lado o teto solar.
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Vale lembrar que o recurso um tanto procurado pelo consumidor brasileiro, ainda mais nessa faixa de preço acima dos R$ 170 mil, está previsto para ser uma das novidades do novo Fastback Abarth 2026. Num flagra publicado em janeiro deste ano, as imagens revelaram que o esportivo da Fiat deverá contar com teto solar do tipo dividido, à exemplo do famoso Skydome utilizado pelos últimos Fiat Punto e Bravo, ou do tipo convencional que ocupa apenas a região acima da cabeça do motorista.
Vale lembrar que a família Fastback/Pulse conta com heranças estruturais da plataforma do Punto, além de evoluções. Com isso, podemos apostar mais na primeira opção de teto dividido – principalmente porque a plataforma MLA traz um reforço central nas colunas B e no teto, o que impossibilitaria um teto solar panorâmico convencional.
Voltando ao Nivus GTS, o teto solar ficou de fora mesmo nessa configuração topo de linha e de apelo esportivo, com isso, nem o Polo, Virtus ou Nivus trazem o recurso um tanto requisitado pelo consumidor brasileiro. Na linha Volkswagen o primeiro carro a oferecer teto solar é o VW T-Cross Comfortline de R$ 171.490, não de série, mas como pacote opcional Pacote Sky View II por R$ 7.550 extras – fazendo o preço do SUV ir a R$ 179.040.
O novo Nivus GTS
De maior apelo no novo Nivus GTS 2026 temos mesmo o motor 1.4 turbo 250 TSI, que entrega até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, trabalhando sempre com a transmissão automática de seis marchas. É um fôlego extra frente ao 1.0 turbo 200 TSI oferecido até então nas versões Comfortline e Highline, que têm até 128 cv e 20,4 kgfm, com o mesmo câmbio.
Além do mais, a variante esportiva soma para-choque com tomada de ar tipo colmeia e friso vermelho na porção inferior, enquanto a lateral soma o emblema GTS e as novas rodas de liga-leve de 18 polegadas (opcionais). Pintura em preto Ninja está no teto e retrovisores, enquanto a traseira tem spoiler mais pronunciado e o emblema GTS na parte central da tampa do porta-malas.
Na cabine os bancos trazem acabamento com costura vermelha e badge GTS, espalhados pelo painel e base do volante. O vermelho está presente ainda nas saídas de ar e visualização do painel de instrumentos, tudo para garantir a aura esportiva.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.