Novo VW Nivus GTS é diferente dos antepassados Gol e Passat (e isso é bom)

SUV cupê é o primeiro da categoria a receber sigla esportiva e surpreendeu
Renan Bandeira
Por
02.05.2025 às 14:00
Compartilhe:
SUV cupê é o primeiro da categoria a receber sigla esportiva e surpreendeu

A Volkswagen apresentou o VW Nivus GTS nesta semana, modelo que estará nas lojas nos próximos dias a partir de R$ 174.990, e será a versão mais cara do SUV cupê no Brasil.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

O Volkswagen Nivus GTS 2026 é esperado desde o lançamento do SUV aqui no Brasil, ainda em 2020. Com desenho cupê e visual mais arrojado que as carrocerias convencionais da categoria, o modelo sempre foi ligado a esportividade. Quando seu irmão Taigo – que é o nome do Nivus na Europa – foi lançado com versão R Line, o desejo por uma opção mais potente aumentou.

Você também pode se interessar por:

Agora ela chegou e com uma receita conhecida no Polo GTS, mas com alterações. O Nivus GTS mantém boa parte daquilo que vemos na opção Highline, topo de gama entre as civis convencionais, e adiciona o motor 1.4 250 TSI, que rende até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, nova calibração de suspensão, e acabamentos diferenciados na carroceria e parte interna.

Antes de falar das impressões ao volante, vamos às novidades visuais. Na carroceria, temos detalhe vermelho na parte inferior do para-choque dianteiro, e a tomada de ar tem acabamento em black piano e miolo do tipo colmeia.

De perfil, não tem como negar que a principal mudança são as rodas de 18 polegadas. Mas ela é apenas um opcional, que custa R$ 2.050, e as rodas originais de série são as mesmas da versão Highline com pacote Outfit, com 17 polegadas e acabamento escurecido. Mas não podemos esquecer, claro, do spoiler mais acentuado – assim como era no Polo. Na traseira, a principal mudança é a sigla GTS centralizada, no lugar do escrito “Nivus”.

Renan Bandeira/Mobiauto

Renan Bandeira/Mobiauto

Parte interna tem acabamento de couro preto e costuras vermelhas para bancos – os dianteiros também têm partes em cinza -, acabamento de portas e volante. A última cor ainda é aplicada nos detalhes das saídas de ar-condicionado para a primeira fileira de bancos, e nas costuras do painel, na parte macia ao toque, que recebe a sigla GTS em baixo relevo.

De uma maneira geral, as modificações internas e externas são sutis em relação a versão Highline, principalmente quando comparamos a versão Impetus, do Fastback, com a Abarth Fastback – principal rival do Nivus GTS no mercado. Mas foi o comportamento dinâmico que ficou mais interessante.

Com motor 1.4 turbo flex à disposição, algumas coisas são certas: mais potência, mais torque e melhor desempenho. São 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque contra 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, que são os números de série do 1.0 200 TSI da Volkswagen.

Ainda que sejam números melhores que das configurações convencionais, são mais baixos que do Abarth Fastback, que rende 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque - até as regras de emissões deixarem, já que outros modelos da Stellantis com motor 1.3 turbo flex já foram calibrados para render até 176 cv.

Renan Bandeira/Mobiauto

Renan Bandeira/Mobiauto

E isso ainda faz o GTS ser mais lento que o Abarth, que faz 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. O SUV cupê da Volkswagen completa a mesma prova em 8,4 segundos.

Mas a marca tenta contornar a situação com um dado importante. O Nivus GTS é mais econômico. Seu motor 1.4 rende 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol, e 11,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, com gasolina.

Os números do Abarth são 7,2 km/l e 9,3 km/l com etanol, respectivamente, e 10,3 km/l e 13,1 km/l, com gasolina, seguindo a mesma ordem acima.

E não só isso, a dinâmica de condução será o ponto chave para o GTS levar vantagem contra o Abarth Fastback. O Nivus esportivo é um carro obediente nas curvas e retomadas, e é um bom carro esportivo para iniciantes nesse mundo, afinal, ele é seguro, tem boa estabilidade e respostas rápidas ao acelerador e volante.

Renan Bandeira/Mobiauto

Renan Bandeira/Mobiauto

Para deixar o GTS mais legal de guiar, a Volkswagen trocou as molas e amortecedores traseiros, que estão mais firmes, deu nova calibração ao ESC e barra de direção, além de trocar braços, amortecedores, barra estabilizadora e coxins superiores da suspensão dianteira.

De uma maneira geral, o SUV ficou 8% mais rígido e reduziu em até 6% o arrasto lateral da carroceria em curvas. Fora que a marca alemã ainda promete 10% a mais de tração com novo amortecedor dianteiro, e 25% a mais de tração, com o traseiro, redução de 12% em convergência de curva e redução de 11% da variação de cambagem em curva.

Na prática, o SUV tem mais chão que as outras versões e é menos arisco que o Abarth Fastback em alguns momentos, sendo mais linear e previsível - o que para alguns pode não ser tão interessante, mas gostamos pela segurança.

A troca da “coxinização” dianteira superior da suspensão pelo coxim do VW Up! GTI europeu deu uma pitada a mais de estabilidade para o carro. Por ser mais rígido, segura melhor a torre da suspensão, e garante que as rodas dianteiras não entrem nas curvas a instabilidade comum, diminuindo a margem de curso lateral da roda e garantindo que o modelo seguirá o traçado corretamente.

Renan Bandeira/Mobiauto

Renan Bandeira/Mobiauto

De maneira simplificada, basta apontar o nariz do Nivus na curva que ele a fará sem sustos, ou necessidade de dar um “cutucão” mais forte no freio para garantir que a trajetória estará correta.

Nas acelerações, o SUV mostrou agilidade, esticando a segunda marcha até 80 km/h para responder mais rápido ao acionamento do pedal. Uma pena que o ronco é apenas emulado, e não do escapamento, como acontece com o Abarth Fastback. Para quem gosta de silêncio na cabine, um prato cheio, mas não é de se duvidar que esta será das primeiras modificações dos proprietários ao receberem os carros – tal qual acontece com o Jetta GLi.

Se o Nivus, perde em potência, torque e desempenho, se dá melhor na dinâmica de condução, consumo e equipamentos de segurança. A lista completa do sistema ADAS, que pode ser visto ao fim desta avaliação, justifica os R$ 3 mil a mais cobrados contra o que pede a Stellantis pelo Abarth Fastback, e soma mais um importante ponto para o SUV da marca alemã.

Ponto que deve ser levado em consideração é que o Nivus GTS surpreendeu mais que o Polo GTS durante as avaliações. Talvez pelo fato de a calibração do Polo GTS em relação ao Polo Highline não ter sido tão sentida durante os testes quando da nova configuração do SUV, que tem mais lastro para firmar no chão.

No entanto, o modelo parece ter ficado usável para o dia a dia. Como o contato com a nova versão do Nivus foi feita em autódromo, ainda não foi possível avaliar sua resposta as ruas brasileiras – que acontecerá em breve aqui na Mobiauto. Mas o conjunto de suspensões, embora mais firmes, ficou mais macio que o Abarth e o próprio Polo. Aqui, mais borracha no pneu, também ajudou.

Renan Bandeira/Mobiauto

Renan Bandeira/Mobiauto

Um SUV para diversão de entusiastas e uso tranquilo na cidade é a mensagem que a Volkswagen deixou durante apresentação do produto. Resta saber se ele conseguirá entregar tudo isso.

Mas uma coisa já é fato. O Nivus GTS é o melhor carro a receber esta sigla em toda a história. Os emblemáticos Gol e Passat foram responsáveis por estrear essa marca dentro do grupo, no Brasil, e são de suma importância por fazê-la existir em nosso mercado, mesmo após 32 anos de lançamento.

Só que o SUV é o que vai garantir a melhor relação “dinâmica de condução/conforto de rodagem” contra Polo, Virtus, Gol e Passat. Contra os dois últimos, a diferença é ainda maior por causa da evolução da indústria automotiva, que hoje consegue agregar um pacote ainda mais robusto de tecnologias em carros de entrada.

Embora Passat e Gol tenham “corrido” para o Nivus GTS poder “caminhar”, não há como negar que este é o mais completo modelo que já recebeu a sigla no Brasil.

Novo VW Nivus GTS 2026 – Ficha Técnica

Renan Bandeira/Mobiauto

Renan Bandeira/Mobiauto

Motor: 1.4, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, turbo, flex, injeção direta
Potência: 150 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 25,5 kgfm entre 1.500 e 3.800 rpm (gasolina/etanol)
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 8,7/8,4 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 203/206 km/h (gasolina/etanol)
Dimensões: 4,27 metros de comprimento, 1,49 m de altura, 1,97 m de largura e 2,56 m de entre-eixos, 415 litros de porta-malas e 49 litros de tanque de combustível

Novo VW Nivus GTS 2026 – Lista de equipamentos

Renan Bandeira/Mobiauto

Renan Bandeira/Mobiauto

  • ACC - Controle Adaptativo de Velocidade e Distância 8T7
  • AEB - Frenagem Autônoma de Emergência 6K4
  • Airbags dianteiros com desativação do passageiro (2) e laterais para os ocupantes dianteiros (2) 4UF
  • Airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina) Sólidas:
  • Alerta de frenagem de emergência A1A1 - Preto Ninja
  • Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros 9P3
  • Alto-falantes (6) 8RL Bi-color :
  • Antena no teto 8ZG Branco Cristal/ Preto Ninja
  • Aplique do painel estofado Cinza Moonstone/ Preto Ninja
  • Apoios de cabeça dianteiros integrados Vermelho Sunset/ Preto Ninja
  • Apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura (3) 3Q6 Azul Titan/ Preto Ninja
  • Ar-condicionado digital “Climatronic Touch” com filtro de poeira e pólen KC0
  • Assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist)
  • Assistente de condução ativa e permanência na faixa (Travel Assist)
  • Bancos dianteiros esportivos 3L1
  • Bancos revestidos em acabamento premium com logo "GTS" na parte superior dos bancos dianteiros
  • Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido 3NZ
  • Câmera de Ré
  • Câmera multifuncional
  • Carregamento de celular por indução (Wireless Charger) com refrigeração
  • Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador e limitador de carga 3QT
  • Cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central) 3C7
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade 2C5
  • Descansa braço central com porta-objetos, saídas de ar traseiras do ar condicionado e entradas USB tipo C para passageiros do banco traseiro
  • Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro 8M1
  • Direção elétrica 1N1
  • Detector de ponto cego com assistente de saída de vaga
  • Espelhos retrovisores pintados em preto ninja e maçanetas das portas na cor do veículo
  • Espelho retrovisor interno com antiofuscamento automático (eletrocrômico)
  • Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis rebatíveis com função "tilt down" no lado direito 6YC
  • Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
  • Faixa iluminada entre os fárois
  • Faróis de LED com função "Coming & Leaving home“ e luz de condução diurna
  • Freios "ABS" com "EBD" - Distribuição eletrônica de frenagem, "ESC"- Controle eletrônico de estabilidade, "ASR"- Controle de tração e "EDS"- Bloqueio eletrônico
  • Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® / Top tether 3B4
  • HHC (Hill Hold Control) - Assistente para partida em subidas
  • Iluminação no porta-malas e porta luvas 9E1
  • Indicador de controle da pressão dos pneus
  • Kessy - Acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partída do motor
  • Lanternas traseiras em LED com iluminação integrada 8VG
  • Luzes de leitura dianteira e traseiras 8S4
  • Manopla da alavanca de câmbio em couro 6Q2
  • Painel de instrumentos digital de 10,25"
  • Palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico "Aerowischer"
  • Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
  • Pedaleiras esportivas
  • Piloto automático - controle automático de velocidade
  • Porta objetos no encosto do banco dianteiro direito
  • Rodas de liga leve 17" escurecidas com acabamento diamantado com pneus 205/55 R17 C1C
  • Seleção de perfil de condução com função ECO
  • Sensores de chuva e crepuscular 8N8
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros 7X2
  • Assistente de estacionamento (Park assist)
  • Sistema de alarme com controle remoto "keyless"
  • Sistema de frenagem automática pós-colisão
  • Sistema multimídia "VW Play Connect" com tela semi-flutuante de 10,1"
  • Meu VW e viva mil possibilidades na palma da sua mão
  • Sistema detector de Fadiga do motorista
  • Sistema "Start & Stop"
  • Tapetes adicionais em carpete (4)
  • Teto pintado em Preto
  • Tomada 12V no console central
  • Tomadas USB tipo C dianteira e traseira
  • Transmissão automática de 6 velocidades G1A
  • Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível 4I2
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros 4R4
  • Volante multifuncional em couro com "shift-paddles"

Volkswagen Nivus GTS 2025 - Preços e versões

  • VW Nivus Sense – R$ 119.990
  • VW Nivus Comfortline – R$ 143.490
  • VW Nivus Highline – R$ 160.790
  • VW Nivus GTS – R$ 174.990

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp