5 coisas que fazem o VW Tera 1.0 superar o Polo Track como carro de frota

SUV compensa a diferença de preços com mais equipamentos e maior altura livre do solo
GS
Por
17.06.2025 às 03:16
Compartilhe:
SUV compensa a diferença de preços com mais equipamentos e maior altura livre do solo

O Volkswagen Tera 1.0 MPI, lançado há algumas semanas pelo preço promocional de R$ 99.990, já está sendo comercializado a partir de R$ 103.990 como o SUV compacto mais em conta da marca com um posicionamento bem definido: fazer volume de vendas, principalmente entre os frotistas. No entanto, essa proposta da versão mais básica do Tera pode ameaçar o Polo Track (parte de R$ 95.790), atual modelo de entrada e campeão de vendas da Volkswagen no mercado brasileiro.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Embora ambos sejam derivados da plataforma MQB-A0, compartilhem o motor e diversos componentes, o Tera MPI leva vantagem sobre o Polo Track em alguns quesitos, que podem ser decisivos na hora de fechar negócio. Além do fator novidade, o SUV é ligeiramente maior e consideravelmente mais equipado que o hatchback.

Você também pode se interessar por:

Sob o capô, Tera MPI e Polo Track levam o motor 1.0 flex aspirado de três cilindros de 77/84 cv de potência (gasolina/etanol) e 10,3 kgfm de torque, associado ao ótimo câmbio manual MQ200 de cinco marchas.

1. Espaço interno: tanto o Tera MPI quanto o Polo Track têm 2,66 metros de distância entre-eixos, mas o SUV é 7 centímetros a mais comprido (4,14 m) e 2 cm mais largo (1,77 m), medidas que podem favorecer o espaço na cabine – ambos empatam na altura de 1,47 m. O porta-malas do Tera tem 350 litros de capacidade, enquanto o do Polo Track comporta até 300 litros.

Reprodução/Vinicius Moreira

Reprodução/Vinicius Moreira

2. Altura livre do solo: ambos são dotados de suspensões do tipo McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), mas o Tera MPI tem maior desenvoltura para passar por vias esburacadas, lombadas e valetas por estar mais longe do chão. Sua altura em relação ao solo de 18,9 centímetros supera os 16,6 cm do Polo Track, embora sejam equipados com as mesmas rodas de aço de 15 polegadas com calotas e pneus 185/65 R15.

Reprodução/Vinicius Moreira

Reprodução/Vinicius Moreira

3. Airbags de cortina: enquanto o Polo Track sai de fábrica apenas com os airbags frontais e laterais, o Tera MPI ainda é equipado de série com o par de bolsas infláveis de cortina, totalizando seis airbags.

4. Faróis de LED: o conjunto óptico halógeno do Polo Track é consideravelmente mais simples que os faróis de LED com refletores duplos e regulagem de altura do Tera MPI.

5. Mais equipamentos de série: apesar das semelhanças mecânicas e de tamanho, o Volkswagen Tera MPI “compensa” os R$ 8.200 a mais no preço com um pacote de equipamentos mais robusto que o do Polo Track. Além dos faróis de LED e dos airbags de cortina, também são exclusivos do SUV os alarmes perimétrico e volumétrico, o alerta de colisão frontal, a frenagem automática de emergência, o detector de fadiga do motorista, o limitador de velocidade, o controle de cruzeiro, o acionamento elétrico dos vidros traseiros e dos retrovisores. O Tera MPI ainda conta com central multimídia VWPlay de 10 polegadas com espelhamento do telefone celular, equipamento disponível no Polo Track como opcional de R$ 1.710.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp