Volkswagen Saveiro: os principais problemas, segundo os donos

Motor batendo com pouco uso e problemas na caixa de câmbio figuram entre as principais reclamações sobre a picape compacta
JP
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22.09.2023 às 08:00
Motor batendo com pouco uso e problemas na caixa de câmbio figuram entre as principais reclamações sobre a picape compacta

A Volkswagen Saveiro, um dos modelos mais icônicos da marca no Brasil, chegou ao País em 1982, derivada do Gol de primeira geração e com motor 1.6 refrigerado a ar - o mesmo carregado pelo próprio Gol na época e pelo Fusca por muitos anos.

Ao longo dos anos, a picape foi ganhando novos estilos, (quase) sempre alinhados aos do Gol. Na linha 2024, a nova Saveiro conta com um visual mais robusto, bem diferente das primeiras versões.

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Apesar de ser a picape queridinha de muitos brasileiros, os donos das versões mais atuais da Saveiro possuem reclamações em comum sobre a picape compacta. Na maioria das vezes, elas são relacionadas ao câmbio ou ao motor.

Apesar de ter surgido com o intuito de ser um utilitário de pequeno porte para o trabalho, acabou virando objeto de desejo dos amantes de automóveis ou pessoas que buscam por carros de passeio e uso urbano – e que nem sempre utilizam a caçamba do modelo, apesar de sua utilidade. A Saveiro tem como principal rival, hoje, as versões de entrada da Fiat Strada.

Nova VW Saveiro

A Nova Saveiro foi lançada em agosto de 2023, contando com quatro versões, que permanecem a disposição dos consumidores no modelo 2024, lançado recentemente. A Saveiro 2024 está disponível em quatro versões, duas com cabine simples e duas com cabine dupla, sempre com duas portas. São elas:

  • VW Saveiro Robust cabine simples – versão de entrada
  • VW Saveiro Trendline cabine simples – versão intermediária
  • ·VW Saveiro Robust cabine dupla – versão de entrada
  • VW Saveiro Extreme cabine dupla – versão completa

As diferenças entre as versões estão nos itens de série e no acabamento interno, já que a motorização é a mesma: 1.6 16V MSI de até 116 cv de potência e 16,1 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Não foi desta vez que a VW quis apostar em configurações com câmbio automático. Os preços vão de R$ 96.000 a R$ 115.000.

Nova Saveiro ganhou estilo robusto

Com uma frente mais aproximada de seus primos Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, a nova Saveiro 2024 deixou o facelift de Gol e Voyage para trás. Na parte dianteira, a grade possui um formato mais arredondado e o capô ganhou mais altura, o que passa a sensação de um carro mais robusto. O para-choque também ganhou um novo design e conta com um detalhe cromado.

Na parte de trás, os detalhes pretos na lanterna chamam bastante atenção. Embaixo do logo da Volks, nas versões Trendline e Extreme, o nome "Saveiro" aparece em destaque na tampa da caçamba.

Confira os principais problemas da VW Saveiro coletados para este artigo, reportados por proprietários em fóruns nas redes sociais e no Reclame Aqui.

Os principais problemas da VW Saveiro, segundo os donos

1)      Caixa de Câmbio

Entre os problemas mais comentados pelos donos recentemente, o da caixa de câmbio é um dos mais recorrentes. O barulho ou os problemas relacionados a caixa de câmbio acontecem, na maioria das vezes, nos modelos 2021 e 2022.

Caso 1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5

2)      Motor batendo

Outro caso bastante comentado por donos de Saveiro, especialmente as mais novas, é o de barulhos contínuos vindos da parte dianteira da picape, que surgem do motor. É comum relatos de donos de Saveiro que dizem que o automóvel começou a “bater o motor” com pouco tempo de uso.

Caso 1, caso 2, caso 3, caso 4

3)      Consumo de óleo

O consumo excessivo de óleo também é um problema relatado com certa frequência por donos de Saveiro. Neste caso, entretanto, acontece com veículos mais antigos (fabricados entre 2010 e 2018).

Recalls

A Volkswagen Saveiro já teve oito convocações para recalls desde 2016. Em três dos oito recalls, o problema está relacionado aos airbags. Neste ano, foram dois recalls:

1)      Fixação de componentes: O primeiro, que teve início em 15 de maio, para Nova Saveiro ano/modelo 2023 está relacionado aos elementos de fixação sem registro de liberação de torque. De acordo com a VW, as fixações de determinados componentes, neste caso, podem se soltar, com o risco de danos materiais, físicos ou fatais aos ocupantes do veículo e a terceiros.

"A Volkswagen do Brasil convoca os proprietários dos veículos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro, ano-modelo 2022 e 2023, incluídos nos intervalos de chassis não sequenciais abaixo relacionados, para o agendamento da inspeção, e se necessário, correção dos torques de fixação de determinados componentes. Em fixações específicas será necessária a substituição dos elementos de fixação", informou a montadora.

Os chassis não sequenciais incluídos nos seguintes intervalos devem ficar atentos ao recall: PP003683 a PP030830, PP003683 a PP030830.

2)      Airbags: o outro recall recente para a Saveiro, que terá início de atendimento em 31 de outubro deste ano, é relacionado ao airbag do motorista e/ou do passageiro. O dono de Saveiro ano/modelo 2016, 2017 e 2018, com chassi não sequencial GP053055 a GP517295 GT040521 a GT071227, GP053055 a GP517295 GT040521 a GT071227, GP053055 a GP517295 GT040521 a GT071227, deve se atentar ao recall da Volks.

Segundo alertou a Volkswagen, existe uma possível falha de vedação da câmera do propelente do gerador de gás do airbag do motorista e/ou do passageiro.

 "Em caso de rompimento do gerador de gás do airbag do motorista e/ou do airbag do passageiro, fragmentos metálicos podem ser projetados no interior do veículo, gerando risco de danos físicos ou fatais aos seus ocupantes", informou a montadora.

A montadora também já realizou recalls relacionados a possíveis falhas na polia do motor, pinças do freio traseiro e alternador da Saveiro.

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