Toyota Yaris Cross: o que o SUV pode usar do Corolla Cross para fazer sucesso
Uma rápida lista dos cinco principais lançamentos de 2025 dificilmente não terá o Toyota Yaris Cross presente. Não por acaso, o Yaris Cross busca fazer o mesmo sucesso do Corolla Cross. Por isso, o SUV compacto pode mirar o exemplo do irmão maior para atingir bons números de vendas.
Previsto para chegar até o meio do ano de 2025, o Yaris Cross inclusive já foi apresentado para concessionários no Brasil. Basicamente, o visual do SUV será o de um mini Toyota RAV4. Com linhas do SUV mais caro, o modelo mais compacto já chega valorizado.
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Quanto à rivalidade, o Yaris Cross terá no novo Honda WR-V seu principal concorrente. Mas e Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Hyundai Creta e o mais vendido de 2024, VW T-Cross?
Esses estão no radar, mas o concorrente caseiro japonês WR-V também promete ofertar motorização híbrida, além das marcas normalmente praticarem um ticket mais alto que as outras montadoras no mesmo segmento.
Aprendendo com o Corolla Cross
Para começar, o SUV compacto também já chega com os erros do Corolla Cross corrigidos. Entenda-se, nada de freio de estacionamento no pé por pedal ou a famosa “marmita” no escapamento.
Em proporções, o Yaris Cross não vai fazer feio com seus 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. O porta-malas de 471 litros, também já é maior que os 440 litros do Corolla Cross, caso seja confirmado.
Não pense que por ser o SUV de entrada, o Yaris Cross ficará sem assistentes de condução e segurança. Itens do pacote ADAS estarão presentes, além de um pacote tecnológico compatível com o mercado, o que deve incluir pareamento sem fio para Android Auto e Apple Carplay e uma central multimídia mais atualizada.
Mas é no rodar que o Corolla Cross mostra o melhor caminho do asfalto para o Yaris Cross. A Mobiauto já mostrou que o SUV médio na versãohíbrida atingiu média de 14,2 km/l no etanol.
Não só isso, o sistema híbrido do Yaris Cross será maisevoluído que dos rivais. Enquanto o Yaris Cross chega como um híbrido pleno, os demais devem focar na tecnologia híbrida-leve, como no Fiat Fastback e Pulse, a qual apenas auxilia o motor a combustão e não traciona sozinha o SUV.
O conjunto engloba um motor 1.5 aspirado flex em ciclo Atkinson (que privilegia eficiência), com cerca de 91 cavalos de potência e 12,3 kgfm de torque, e um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm de torque.
São 5 cv no motor elétrico que o Corolla Cross. Combinado, o Yaris Cross híbrido deve chegar até 113 cv. A bateria para alimentar o propulsor elétrico será menor que a de 1,3 kWh dos irmãos Corolla, mas com eficiência maior por ser de íons de lítio.
O Yaris Cross, por ser menor e mais leve, pode atingir médias de consumo melhores que o Corolla Cross. Algo acima dos 20 km/l na cidade com gasolina.
Vale lembrar que o Corolla Cross disputa com o Jeep Compass o posto de SUV médio mais vendido no Brasil. Em fevereiro, o modelo japonês emplacou 5.351 unidades contra 4.303 do Compass.
Com essa receita, o Yaris Cross tem todos os ingredientes necessários para ter uma trajetória de sucesso no Brasil.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.