Toyota Hilux Champ: “prima barata” da Hilux é registrada por inteiro no Brasil
A Toyota Hilux Champ foi registrada novamente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), indicando a possibilidade de a picape ser comercializada no Brasil futuramente. Se há pouco mais de um ano foram publicadas apenas imagens de peças do modelo, desta vez a entidade revela o registro da caminhonete por inteiro.
No final de 2024, fontes ligadas à Toyota revelaram à imprensa argentina que a filial local vinha trabalhando na Hilux Champ há alguns anos. No entanto, a condição financeira do país vizinho impedia o avanço do projeto na fábrica de Zárate, onde são produzidas a Hilux e o SUV SW4. Diante desse cenário, a Toyota considerava mais vantajoso importar a Hilux Champ da Ásia do que investir na modernização da fábrica na Argentina, que encareceria a picape entre 15% e 25%, dependendo do nível de equipamentos e da cotação do dólar.
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O plano original da Toyota consistia em produzir a Hilux Champ em Zárate com componentes do chassi e praticamente todo o conjunto mecânico das versões mais básicas da Hilux atual, mas utilizando um motor 2.4 aspirado a diesel de 150 cv de potência e 40,9 kgfm de torque, câmbio manual de seis marchas e tração traseira.
INPI
A Toyota argentina cogitou também montar a Hilux Champ em regime CKD com peças importadas da Tailândia – mesma condição da van Hiace, montada em Zárate desde 2023. No entanto, um decreto do governo argentino impede a concessão de benefícios aduaneiros e fiscais a novos produtos que já tenham concorrência local. Ou seja, a Hilux Champ não tem direito a isenções fiscais pelo fato de outras picapes já serem produzidas na Argentina.
Porém, um fornecedor consultado à época disse que “a Toyota nunca cancela um projeto”, ao explicar que a fabricante japonesa avalia a equação dos custos até a possibilidade de concretizá-lo. “A ideia é estarem sempre prontos para começar a produzir, mesmo que não tenha certeza de quando isso ocorrerá”.
As mesmas fontes afirmaram que a Toyota também avaliou a possibilidade de fabricar uma inédita variante híbrida da Hilux Champ, que poderia ser beneficiada por isenções que o governo argentino concede a veículos com “inovação tecnológica”.
Como é a Toyota Hilux Champ
Desenvolvida para ser mais simples e custar menos que a Hilux convencional, a Hilux Champ tem uma proposta voltada essencialmente para o uso comercial. A começar pelo desenho da cabine, que lembra o icônico Bandeirante, com linhas bem retilíneas, capô bem pronunciado e acabamento espartano. Não há, por exemplo, detalhes cromados e para-choques pintados na cor da picape.
O modelo é vendido na Tailândia desde novembro de 2023 e oferece oito versões diferentes, que podem ser configuradas conforme a necessidade do cliente. O comprimento varia de acordo com a versão: 4,70 metros, 4,97 m e 5,30 m, com entre-eixos que vão de 2,75 m a 3,08 m. A largura de 1,78 m e a altura de 1,73 m são as únicas medidas que não mudam. A capacidade de carga é de uma tonelada.
A Toyota comercializa a Hilux Champ na Tailândia com o motor 2.4 a diesel citado acima e 2.7 aspirado a gasolina de 150 cv de potência e 40,7 kgfm de torque, ambos combinados a um câmbio automático de seis marchas. A caixa manual de cinco velocidades é ofertada com o 2.0 aspirado a gasolina de 139 cv e 19,2 kgfm.
A suspensão dianteira é independente de braços duplos, enquanto a traseira é de eixo rígido com feixes de molas semielípticas. As rodas de aço são dotadas de freios a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras.