Teste: Fiat Toro Ultra 2025 é melhor com motor flex?
A Fiat Toro Ultra voltou ao catálogo da marca italiana no começo desse ano. Após ser retirada de linha ano passado, a picape intermediária retornou com uma importante novidade embaixo do capô, o que faz mais sentido para sua proposta.
Anteriormente, a picape usava o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque associado com a transmissão automática de nove marchas e tração nas quatro rodas. Com essa motorização, a picape era capaz de levar uma tonelada de carga.
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No entanto, os grandes diferenciais da Fiat Toro Ultra sempre foram a capota rígida e a bolsa para carga na parte interna da caçamba, que fazem o compartimento de carga funcionar de forma similar a um porta-malas.
Porém, justamente essa ideia de utilizar a caçamba como porta-malas não combina muito com a proposta do motor turbodiesel e a maior capacidade de carga. Por isso, desde janeiro desse ano, quando voltou ao catálogo, a Fiat Toro Ultra trocou de motor.
Para a linha 2026, a picape passou a ser vendida com o motor 1.3 turboflex com 176 cv e 27,5 kgfm de torque, uma redução de 9 cv na aplicação desse motor por conta das normas de emissões de poluentes. O câmbio agora é o automático de seis marchas com tração dianteira.
Essa mudança faz sentido se pensarmos no uso da Toro como uma picape, uma vez que para utilizar sua caçamba com objetos maiores, no caso da Ultra, seria necessário desmontar a capota rígida e tirar a bolsa de bagagem, tornando a operação menos prática.
Desse ponto de vista, a troca de motor torna a Fiat Toro Ultra mais racional em relação a flex. Para acompanhar a mudança, as rodas passam a ser de 18 polegadas com pneus de perfil mais baixo.
Como anda a Fiat Toro Ultra Flex
Apesar da perda de torque em relação ao motor turbodiesel, o uso do motor turboflex é mais agradável no dia a dia. A Toro 1.3 faz de 0 a 100 km/h na casa dos 10,7 segundos, enquanto com o 2.0 levava quase 12 segundos. Uma diferença considerável.
Esse número reflete também no uso urbano, onde o motor a diesel demora mais para embalar a picape. Essa diferença vem da concepção do projeto, já que a tendência para motores a diesel é utilizar a força para carregar carga, não necessariamente oferecer um desempenho empolgante.
Atualmente esse desempenho do motor 1.3 flex é o suficiente para a picape, mas a Fiat precisa ficar atenta, uma vez que a concorrência promete revidar nos próximos anos. A Renault Niagara já entrou em produção na Argentina, enquanto a Ford Maverick ficou mais barata para concorrer com a Toro e fugir da Ram Rampage.
Por fim, a Volkswagen prepara um projeto para concorrer nesse mercado, apesar do aspecto mais parecido com a Chevrolet Montana, e a Toyota terá uma espécie de picape do Corolla Cross.
O que a Fiat Toro precisa mudar?
Há alguns pontos que se esperam melhorias na Fiat Toro, seja no facelift que se aproxima ou na próxima geração, que deverá dividir plataforma com a nova geração do Jeep Compass.
O primeiro deles é o aproveitamento de espaço interno, seja para os ocupantes ou para objetos. Em ambos os cenários a Fiat Toro Ultra – e qualquer outra versão – fica devendo. E vale lembrar que a picape tem 2,99 metros de entre-eixos, o que é uma boa medida, mas a caçamba acaba roubando espaço do banco traseiro.
O segundo ponto diz respeito ao consumo, onde a Toro nunca foi destaque, mas a promessa de um sistema híbrido mais robusto que o presente na dupla Fiat Pulse e Fastback faz o público esperar por uma redução na quantidade de combustível que a picape consome.
Faz sentido comprar a Fiat Toro Ultra Flex 2025?
Se você deseja um enorme porta-malas e utilizaria pouco a capacidade de carga de uma picape, tanto para objetos maiores como na questão da capacidade em peso, a Fiat Toro Ultra Flex pode ser uma boa saída.
No entanto, vale lembrar que a Fiat Toro deve mudar no começo do ano que vem, quando ganhará um sistema híbrido.
Fiat Toro Ultra Flex 2025 – Ficha técnica
Preço: R$ 194.490
Motor: 1.3, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, duplo comando variável de válvulas, comando variável inteligente na admissão, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 176 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 27,5 kgfm (G/E) a 1.750 rpm
Peso/potência: 8,92 (G/E) kg/cv
Peso/torque: 60 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,7 s (G/E)
Velocidade máxima: 200 km/h (G/E)
Consumo: Cidade: 6,5 km/l com etanol e 9,4 km/l com gasolina. Estrada: 7,8 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina
Dimensões e capacidades: 4.945 mm de comprimento, 2.990 mm de entre-eixos, 1.845 mm de largura, 1.673 mm de altura, 937 litros de capacidade da caçamba, carga útil 670 kg, 55 litros de tanque de combustível, 1.650 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira) e MultiLink (traseira), freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 12,2 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 248 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 24,8°, ângulo central 20,9°, ângulo de saída 27,7°, capacidade de carga 750 kg, pneus 215/65 R16
Fiat Toro Ultra Flex – Equipamentos de série
- ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (Comutação automática de farol alto)
- Bancos em couro (acabamento específico 'Vermelho')
- Cargo bag (Bolsa de bagagem exclusiva MOPAR)
- Central multimídia com tela de 10" touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB
- Dynamic bed cover (Capota rígida)
- GLOBAL TELEMATICS BO
- Abertura elétrica do bocal de abastecimento
- Airbags (6) - laterais (2) cortina (2) Frontal (2)
- Alarme antifurto
- Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
- Alças de segurança coluna A lado motorista e passageiro
- Alerta do cinto de segurança do motorista / passageiro da frente / traseiro
- Alerta do cinto de segurança do motorista/ passageiro da frente/traseiro
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
- Apoia braço traseiro
- Apoia-pé para o motorista
- Apoio de braço frontal
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
- Ar-condicionado digital dual-zone
- ASR (Controle de Tração)
- Badge interno Ultra
- Badges externos da versão Ultra
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco do motorista elétrico
- Barras longitudinais no teto
- Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
- Bordado nos bancos dianteiros
- Brake light
- Câmbio automático de 6 velocidades
- Câmera de ré
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Cluster de 7" full digital
- Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão
- Comando de áudio no volante
- Computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso)
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Conta-giros
- Desembaçador do vidro traseiro
- Direção elétrica
- Dois Tweeters
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- ESS - Emergency Stop
- Estepe temporário
- Faróis de neblina em LED
- Faróis diurnos em LED (DRL)
- Faróis Full LED
- Fiat Connect///Me - Serviços Conectados
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Função Sport
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
- Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
- Hodômetro digital
- Iluminação interna da caçamba
- iTPMS (Sensor e indicador de pneu com baixa pressão)
- Keyless Entry n Go com partida remota
- Kit High Tech (Sensor de chuva, Sensor crepuscular, Retrovisor interno eletrocrômico)
- Lanterna traseira a LED
- LED ambient lights
- Limpador e lavador do para-brisas com intermitência
- Luz de leitura
- Moldura lateral da caixa de roda específica
- Motor TurboFLex T270 de 176 Cv
- My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
- Navegação embarcada
- Paddle-shifters
- Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo
- Para-choque frontal com over bumper integrado
- Para-choque traseiro com soleira cromada
- Piloto automático com controlador de velocidade
- Porta-luvas iluminado com porta amortecedora
- Repetidor lateral
- Retrovisor retrátil e com luz de poça
- Retrovisores externos com comando elétrico e tilt down
- Revestimento de caçamba
- Roda de liga leve 6.5 x 18" + pneus 225/60 R18 ON ROAD
- Sensor de estacionamento Frontal
- Sensor de estacionamento traseiro
- Suspensão traseira multilink
- Tampa traseira dupla com abertura elétrica
- Tapetes em carpete
- TC+ (Electronic Locker)
- Tomada 12V
- Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz inter na com temporizador e tampa do combustível)
- USB frontal (type A/C) + traseiro (type A)
- Válvula antirrefluxo de combustível
- Vidros climatizados verdes
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Volante EAS - Energy Absorbing System
- Volante em Couro
- Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução)
- 3º encosto de cabeça traseiro
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.