Toyota Hilux Champ: como é a picape cosplay de Bandeirante registrada no Brasil

Montadora quer trazer versão de baixo custo da picape, já vendia na Ásia, para o mercado brasileiro
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20.03.2024 às 16:01
Montadora quer trazer versão de baixo custo da picape, já vendia na Ásia, para o mercado brasileiro

Apesar do preço salgado, a Hilux tem se mostrado como um dos carros chefes da Toyota no Brasil, com mais de 50 mil emplacamentos em 2023. Com isso em vista, a montadora registrou no Brasil uma novidade que usa o nome da picape, a Hilux Champ, mas trata-se de um produto de baixíssimo custo, e que lembra bastante outro carro da Toyota, o Bandeirante.

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A Hilux Champ em nada lembra a própria Hilux, vendida em alguns países asiáticos, a picape está mais para uma rival de Hyundai HR e Kia Bongo. Agora, partes como o parachoque e o painel caminhonete foram registradas pela montadora japonesa Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), revelando os planos da montadora de conquistar ainda mais o mercado brasileiro.

 

Para se ter uma noção da diferença que a versão Champ proporciona, a Hilux regular vendida aqui sai no mínimo em torno de R$ 219 mil, já a configuração de baixo custo tem o preço na Tailândia de no máximo ฿ 577.000 (R$ 80,5 mil na conversão direta). Aqui o preço deve ser mais alto, mas certamente menor que R$ 219 mil.

Como já comentado, o visual da Champ lembra com sua parte frontal mais avantajada e cabina mais robusta, com linhas mais retas e definidas, além de faróis com formato quadrado. Também se assemelham muito por seu ar mais “raiz”, voltado para o trabalho.

 

O local que deve ser incumbido de sua fabricação deve ser Zárate, na Argentina, onde já são produzidas a própria Hilux que é comercializada aqui e o furgão Hiace da Toyota. Ambos os modelos possuem a mesma plataforma da Champ, o que facilitaria sua produção e transporte para cá.

Ficha técnica da Hilux Champ

O modelo já é vendido na Tailândia desde novembro de 2023 e oferece oito versões diferentes para serem comercializadas. Como ainda não há informações sobre alterações no catálogo do utilitário para o Brasil, serão usadas estas como base.

Para lá são oferecidas três opções de medidas, todas com a mesma largura e altura, 1.785 mm e 1.735 mm, respectivamente. O que muda são os comprimentos ofertados, eles são: 4.970 mm, 5.300 mm e 4.705 mm a depender da versão escolhida pelo comprador.

A depender da configuração, outros aspectos do carro também mudam, os entre-eixos podem ser tanto de 2.750 mm quanto de 3085 mm e o tanque varia de capacidade máxima de 55L e 70L.

Quanto aos conjuntos motores, também são três disponíveis para compra. Um propulsor 2.4 turbodiesel de 150 cv e 40,7 kgfm com câmbio automático de seis marchas, um 2.7 a gasolina com 166 cv e 24,9 kgfm com o mesmo câmbio do anterior e por fim um 2.0 a gasolina com 139 cv e 19,2 kgfm com câmbio manual de cinco marchas.

A capacidade de carregamento do picape é de 1.000 kg e a sua altura em relação ao chão é de 164 mm. Além disso, o veículo tem em sua caçamba diversos furos para que acessórios possam ser colocados com porcas ou parafusos.

Suas rodas são de aço do tipo 195R14C e a suspensão é de braço duplo independente e molas de lâmina. O modelo do freio também varia de acordo com o verão, podendo ser a discos ventilados ou a tambor.

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