BYD reduz produção para diminuir estoques de carros na China
A BYD teria reduzido a produção de veículos e cancelado turnos noturnos de algumas de suas fábricas na China. A fabricante chinesa também teria adiado a construção de novas linhas de produção no país asiático para estabilizar os seus estoques, de acordo com a agência de notícias Reuters.
Duas fontes ligadas à empresa teriam afirmado que as decisões foram tomadas para evitar um aumento do estoque após o impressionante crescimento da BYD que, nos últimos dois anos, superou a Tesla e assumiu o posto de maior fabricante de veículos elétricos do mundo.
Segundo a Reuters, em 2024, a BYD vendeu mais de 4,27 milhões de carros, a maioria deles na China. Ainda assim, a empresa, que tem sete fábricas no país, tem como meta aumentar as suas vendas em 30%, para chegar a 5,5 milhões de veículos neste ano.
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No entanto, a agência não conseguiu identificar a escala exata da produção e da suspensão da expansão, nem determinar a duração dessas medidas. Uma das fontes consultadas teria afirmado que as medidas também visam a redução de custos de produção, enquanto a outra cravou que a BYD adiou os planos por não ter atingido as metas de vendas.
Mesmo com grandes descontos em 22 modelos, a BYD não conseguiu reduzir o volume de veículos estocados nos seus pátios e nas concessionárias. Alguns revendedores estavam comercializando o subcompacto elétrico Dolphin Mini com abatimentos de até 53 mil yuans (mais de R$ 40 mil em conversão direta).
Analistas do mercado chinês apontam que a BYD vendeu mais de 1,1 milhão de veículos elétricos internamente entre janeiro e maio de 2025, volume 11% superior ao mesmo período de 2024. As exportações cresceram 112% (374.200 unidades) em comparação com os primeiros cinco meses do ano passado.
Ainda assim, o ritmo de produção da BYD segue acelerado, a ponto de as concessionárias terem estoques para 3,21 meses, em média. As outras marcas têm estoques com média de 1,38 mês, por exemplo.
Para enfrentar essa crise, a BYD e outras marcas chinesas têm vendido carros novos como usados para reduzir os estoques. As fabricantes estão registrando os veículos zero quilômetro como vendidos, para concessionários ou plataformas terceirizadas, por preços até 30% menores que os de tabela.
Essa medida, além de favorecer as montadoras, permite que concessionárias escoem o estoque e, em algumas situações, se beneficiem de subsídios relacionados ao registro do veículo.
Por Guilherme Silva