SUV que será base do novo Nivus testa conjunto de Golf R desejado para o Tiguan
A segunda geração do Volkswagen T-Roc já apareceu na Europa. Mas o SUV do Golf, que vai inspirar o novo Nivus no Brasil, ainda esconde uma carta na manga. Um flagra no exterior mostra que a marca alemã está testando uma variante, digamos, apimentada do modelo.
A camuflagem do teste não conseguiu esconder as quatro saídas de escapamento na traseira. Ou seja, uma versão R pode estar a caminho. Segundo o site Carscoops, a configuração que será lançada em breve na Europa deve pegar emprestado a mecânica do Golf R, mas com uma pequena eletrificação. Em vez do motor 1.5 turbo híbrido leve que equipa a gama atual, a VW vai usar o 2.0 turbo com o sistema 48V.
Você também pode se interessar por:
- Exclusivo: VW Nivus terá visual do SUV do Golf em nova geração
- Novo VW Nivus: por que visual do T-Roc é importante para o SUV cupê
- Por que a Volkswagen está testando o SUV do Golf no Brasil?
- VW Amarok V6 usada tem potência de sobra a preço de Tera topo de linha 0km
Na geração anterior, o T-Roc R entregava 300 cv. A publicação diz ainda que o carro atualizado entregará os mesmos 333 cv do Golf R. O sistema híbrido, por sua vez, não vai ajudar na potência, mas sim na redução de emissão de poluentes para o modelo atender todas as rígidas legislações.
Reprodução/Carscoops
A expectativa, no entanto, é que o desempenho faça jus ao agressivo design que a nova geração do T-Roc ostenta e que a versão ajude a tornar os SUVs mais atraentes para potenciais clientes.
T-Roc e Nivus?
A próxima geração do VW Nivus produzida no Brasil vai trazer mudanças importantes. A Mobiauto já trouxe como o recém-lançado VW T-Roc vai inspirar o novo Nivus, não só visualmente como no conjunto mecânico que será híbrido.
Ambos os modelos são cupês. Mudam as medidas, claro, que o Nivus é um compacto, enquanto o T-Roc é um modelo de porte médio, derivado do Golf. E o SUV fabricado por aqui usará o primo maior como base de design para sua próxima geração por aqui. Ambos serão construídos sobre a nova plataforma MQB Hybrid que será produzida na unidade da Anchieta.
Com ela, os SUVs ficarão maiores, com o Nivus chegando à medida do Fastback, e o T-Cross se aproximando dos números do Taos.
Para equipar o novo Nivus com a tecnologia híbrida, a VW recorrerá à tecnologia da casa, ou seja, o sistema MHEV da Audi. Conforme apuração da Mobiauto, o SUV vai ser um dos modelos da marca que vai receber novo motor 1.5 TSI EVO, uma evolução do 1.4 TSI, que entrega os mesmos 150 cv e 25,5 kgfm de torque, mas pode trabalhar de forma conjunta com sistema híbrido.
Para abastecer de energia o motor elétrico, será alocada uma bateria de 1,7 kWh, além de outro motor elétrico que vai atuar como substituto do motor de partida, esse último focado nas saídas e acelerações.
Sonho do Tiguan
Divulgação/Volkswagen
Vendido em outros mercados como VW Tayron, o Tiguan oferece versões de cinco e sete lugares a depender da necessidade do mercado. No Brasil, o SUV é comercializado na versão única Allspace de 7 assentos, mas com uma motorização 3.0 a gasolina de 186 cavalos de potência transmissão automática de oito velocidades. Pouco frente aos concorrentes.
Confirmado para o Brasil esse ano, o novo Tiguan tem sua versão R-Line já vendida no exterior, mas um pouco mais mansa. O 2.0 de quatro cilindros do T-Roc está presente com 271 cv e 35,7 kgfm de torque.
Como a configuração de sete lugares faz mais sentido para o mercado brasileiro, a expectativa é de que, além da nova geração, o SUV também ganhe mais “fôlego” embaixo do capô.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Por Raphael Panaro
