Segredo: VW Tayron virá ao Brasil como novo Tiguan híbrido contra BYD e GWM
Volkswagen Tayron ou Tiguan, seja lá qual o nome que o SUV de sete lugares terá no Brasil, fato é que sua presença aqui está garantida. Não só isso, a chegada da nova geração do modelo está programada para 2026 com motor que será fabricado em São Carlos (SP).
Fontes ligadas à marca alemã revelaram para Mobiauto que antes do novo Tiguan, a VW vai trazer VW Golf, Jetta GLI e Taos no segundo semestre de 2025, além do já esperado Nivus GTS. Assim, o novo modelo de 7 lugares da montadora ficará para o próximo ano, chegando já com novo visual apresentado em outros mercados em sua mais nova geração.
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Mobiauto já tinha adiantado a chegada do Tayron ao Brasil, agora outras novidades estão previstas. Nossa reportagem apurou que o SUV deve chegar primeiro importado do México, antes da possibilidade de virar nacional.
Vale lembrar que a Volkswagen tem planos para produzir dois novos produtos em São Bernardo do Campo (SP). O porte dos modelos é maior que os atuais produzidos em solo nacional. Outro ponto importante do projeto é que eles serão híbridos.
E é exatamente nesse ponto que entra a outra novidade para o próximo “Tiguan”. A evolução do motor 1.4 TSI, que oferta 150 cv e 25,5 kgfm de torque, é o 1.5 TSI Evo, uma usina que permite a combinação para veículos híbridos. Esse motor será produzido na unidade da VW em São Carlos (SP) e deve equipar outros modelos da marca.
E como apuramos, o novo Tiguan terá no Brasil o 1.5 TSI Evo, que oferta os mesmos 150 cv e 25,5 kgfm, mas que pode ser combinado para ser híbrido-leve ou plug-in. Nos Estados Unidos ou Europa, o Tayron ou Tiguan (depende do mercado) é oferecido nas versões a diesel, híbrida-leve e plug-in.
Na versão híbrida leve, o Tayron alia o 1.5 a um sistema elétrico de 48V. Enquanto no híbrido plug-in, o mesmo 1.5 combinado a propulsores elétricos pode entregar 204 cv ou 272 cv, com uma bateira de 19,7 kWh. A transmissão é sempre do tipo DSG com sete velocidades.
O trem de força híbrido faz mais sentido até pelo porte do SUV. Em outros mercados, o novo Tiguan também é oferecido nas versões de cinco lugares. Porém, nesse caso, o Taos seria um concorrente interno, algo que não deve acontecer.
O Tayron possui 4,79 metros de comprimento, 1,66 m de altura, 1,85 m de largura e um entre-eixos de 2,79 m. A plataforma que abriga o SUV é a já conhecida MQB.
Olhando para o Brasil, as novas regras de emissões do Proconve, principalmente a da próxima fase em 2027, faz mais sentido para o novo Tiguan ser híbrido no portfólio brasileiro da marca. Resta saber como será vendido por aqui.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.