Segredo: VW Tiguan mal chegou ao Brasil e pode estar perto da despedida
O Volkswagen Tiguan voltou a ser vendido no Brasil em 2023 com aversão única Allspace R-Line, após ficar dois anos sumido das lojas. Pouco mais de um ano depois de reviver por aqui, o SUV de sete lugares pode dar adeus novamente, mas de um jeito diferente.
A diferença é que agora ele não sairá do catálogo da Volkswagen de vez. O Tiguan Allspace R-Line sairá de linha para dar lugar a uma nova versão do SUV, que já foi apresentada nos Estados Unidos e é chamado de VW Tayron no mercado chinês, por exemplo.
Você também pode se interessar:
- VW Tiguan Allspace mal chegou ao Brasil e já tem versão de despedida
- Exclusivo: VW Tayron é confirmado para o Brasil e será rival de Compass e Song Plus
- VW Taos 2025: o que o facelift antecipa do A0 SUV
- Exclusivo: VW Tarok terá suspensão de Strada para levar mais carga
A saída do Tiguan como conhecemos atualmente pode estar mais próxima do que se imagina. Fontes ligadas à marca alemã revelaram que o estoque da versão atual do modelo não será renovado por aqui, apontando pelo fim do visual que vemos nas lojas assim que essas unidades acabarem.
O Tiguan ofertado em solo nacional está disponível também em outros países, como Estados Unidos e no México – este último é quem produz o SUV e exporta para o mercado brasileiro e americano.
Em todos esses mercados o Tiguan ainda está na linha 2024, dando mais indícios de que para 2025 haverá novidades sobre o SUV. Ao que tudo indica, a nova geração do modelo pode pintar por aqui ainda neste ano.
No caso do Brasil, estamos falando do VW Tayron, que já teve chegada confirmada à Mobiauto pela própria marca alemã, e que é um substituto global do Tiguan. Vale lembrar que a Mobiauto já havia revelado as pretensões da marca alemã com o SUV há um bom tempo, e que ele é um dos modelos cotados para ser produzido no Brasil.
Paralização na produção
E o maior indicativo para essa mudança é a paralisação da linha de produção da VW em Puebla, no México, justamente de onde sai o Tiguan. Parada desde novembro de 2024, a fábrica inclusive já passou por mudanças para receber a nova geração do SUV, que estreia no mercado mexicano e na terra do tio Sam em 2025.
Ainda em 2024, a Mobiauto questionou a VW sobre a possível saída de cena após uma rápida ausência do SUV no configurador da marca. Porém, foi dito que o atual Tiguan continuará no mercado brasileiro. Na época, a explicação foi de que o site passou por uma atualização.
Atualmente, o VW Tiguan Allpace R-Line é oferecido na configuração de sete lugares. O motor é o 300 TSI, um 2.0 turbo de 186 cv de potência e 30,4 kgfm de torque. Nessa volta ao Brasil, o Tiguan perdeu potência, tração 4x4, além da mudança no câmbio para um automático de oito velocidades.
Fica a expectativa para a atualização do SUV, que lá fora já possui a geração com a plataforma MQB-EVO. Sem falar que o 2.0 turbo oferta 201 cv e o SUV tem versões híbrida na Europa, por exemplo, que seria um bom salto para o nosso mercado.
Versão de despedida
Ao menos nos Estados Unidos, a troca de geração do Tiguan não passou despercebida e a montadora inclusive lançou uma versão de despedida: Tiguan Allspace Wolfsburg Edition. A edição tem algumas diferenças de acessórios e acabamento, mas continua com o mesmo 2.0 turbo a gasolina oferecido no Brasil, mas com 184 cv em vez de 186 cv e 30,6 kgfm de torque.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.