Segredo: Volkswagen T-Cross já testa sistema híbrido que será igual ao da Fiat
Na corrida dos híbridos “mais populares”, a Fiat saiu na frente com Fastback e Pulse entre as marcas tradicionais. Mas a Volkswagen já planeja a chegada do seu sistema híbrido flex. A prova é que o Volkswagen T-Cross com sistema híbrido foi flagrado durante testes.
Imagens publicadas pelo Motor1 Argentina mostram uma unidade do T-Cross camuflada rodando no país vizinho, próximo de Chubut, onde a montadora possui um centro de desenvolvimento.
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Ainda em 2023, a Mobiauto revelou como será o plano da Volkswagen para chegada de híbridos flex no Brasil. Não só isso, divulgamos que a fabricante mudará a produção do VW Virtus de Tabuaté (SP) para São José dos Pinhais (PR). Tudo para abrir espaço na unidade paulista para produção dos híbridos.
Outra exclusividade da nossa reportagem é que os primeiros escolhidos para ter a motorização eletrificada são justamente VW T-Cross e Nivus. Para a dupla de SUV compacto, o sistema será o híbrido leve (MHEV), mas a marca terá também híbridos plenos (HEV) e plug-in (PHEV) aqui no Brasil.
O uso de eletrificação será determinado de acordo com o preço do catálogo. Assim, os veículos com preços intermediários vão adotar o sistema híbrido pleno, enquanto os mais caros o híbrido plug-in.
Como será o VW T-Cross híbrido?
No caso de Nivus e T-Cross, o sistema híbrido leve deverá ter os mesmos moldes que Fastback e Pulse. Ou seja, um propulsor a combustão protagonista, com um pequeno motor elétrico para substituir o motor de partida e auxiliar na partida e acelerações.
O sistema auxiliar pode ser de 12V ou 48V, alimentado por uma pequena bateria especialmente para o sistema. Basicamente para deixar Nivus e T-Cross aptos para próxima rodada do Proconve que ficará ainda mais rigorosa em 2027.
A VW até vai fabricar um novmotor híbrido na unidade de São Carlos (SP), mas essa usina deve equipar veículos maiores ou, como agora, a versão Highline do T-Cross. Batizada de 1.5 TSI Evo2, esse motor é uma evolução do atual 1.4 TSI. Ambos rendem 150 cv e 25,5 kgfm de torque.
Para T-Cross e Nivus, o conjunto híbrido deve combinar o atual 200 TSI, o 1.0 turbo flex de três cilindros, que entrega até 128 cv e 20,4 kgfm de torque, ao pequeno motor elétrico. Como a usina elétrica não traciona de fato, não há potência combinada, mas sim auxílio para níveis de emissões de poluentes, os quais costumam ser maiores nas partidas e acelerações.
O 200 TSI passou por uma recalibração, assim como o câmbio automático de seis marchas de T-Cross e Nivus na linha 2025. Não houve perda nem ganho de potência, mas o Nivus ficou mais rápido e econômico por outro motivo.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.