Toyota testa nova picape na Argentina que pode esconder segredo da Hilux
A picape mais vendida do Brasil é importada da Argentina: a Toyota Hilux – assim como a maioria de suas rivais. Sem mudanças há um bom tempo, a picape média viu suas rivais se renovarem e pode estar preparando uma atualização em breve. As pistas vêm da Argentina e com um modelo pouco conhecido por aqui.
O Motor 1 Argentina flagrou uma Toyota Tacoma sendo testada em solo hermano e com forte presença de camuflagem. Vale lembrar que recentemente a Toyota registrou o visual atual da Tacoma no Brasil. O desenho técnico da picape foi publicado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Você também pode se interessar por:
- Nova Toyota Hilux pode ter surpresas no visual contra Ranger e S10
- Nova Hilux? Toyota dá pistas da nova geração da picape no Brasil
- Toyota Hilux SRX 2025: 70 fotos da segunda versão mais vendida da picape
- Novo Toyota SW4: como funciona o sistema híbrido que o SUV terá no Brasil
Reprodução/INPI
Então teremos Tacoma e Hilux em solo nacional? Não. Embora sejam projetos distintos, as medidas são parecidas e a Tacoma é como se fosse uma “Hilux bombada” para outros mercados. Por aqui, continuaremos a ter a líder de mercado, que deve ter mudanças em breve.
A exemplo do Brasil, a Hilux também é vendida na Argentina, o que levanta ainda mais suspeitas do motivo pelo qual a irmã Tacoma está sendo testada na Patagônia. Ao site argentino, a Toyota alega que usa a região para testar seus carros não só para o país, mas também para outros mercados.
Reprodução/Motor1 Argentina
A camuflagem, embora pesada, mostra que não estamos falando do novo visual da Hilux. Na verdade, uma mudança desse tipo, comparando a Hilux atual e a Tacoma flagrada, só se a Toyota aplicasse uma nova geração ao modelo.
Como não é o caso, pelo menos por enquanto, Mobiauto aposta que a marca japonesa está testando o motor híbrido HEV na caminhonete. Essa configuração já é vendida no México e Estados Unidos com a Tacoma, e pode chegar aos modelos brasileiros por não precisar ir à tomada – assim como os híbridos Corolla Sedan e Corolla Cross.
Divulgação/Toyota
Na versão mais potente, por exemplo, a Tacoma combina um 2.4 turbodiesel de 228 cv ao conjunto elétrico que, juntos, entregam até 326 cavalos de potência. Além da tração 4x4 com reduzida.
Caso esse movimento se confirme, a Hilux até chega por último em renovação em relação à concorrência, mas sai na frente quanto a eletrificação que mais cedo ou mais tarde também vai atingir o segmento das picapes médias. E aí, será que teremos a picape da Toyota com motor híbrido?
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.