Royal Enfield lança Shotgun, custom com estilo esportivo e motor de 47 cv
A Royal Enfield lançou sua primeira de pelo menos outras cinco novidades que a marca promete trazer ao Brasil ainda este ano. Trata-se da Shotgun, a custom com o estilo conhecido como “bobber” que dá uma pitada de esportividade à moto que compartilha a mesma plataforma da cruiser Super Meteor.
A Shotgun, na verdade, é uma versão “depenada” da Super Meteor, pois é isso que significa este estilo “bobber” que serve para categorizar o modelo. Este tipo de moto basicamente corta todos os excessos de carenagens e latarias de motos cruiser tradicionais, tal qual a Super Meteor (ou as Harley-Davidson, por exemplo), para deixá-las mais leves e mais ágeis, portanto, um pouco mais propensas à esportividade na hora de encarar uma estrada sinuosa.
Você também pode se interessar por:
- Triumph terá categoria de motovelocidade com Daytona 660 no Brasil
- Kawasaki lança naked de 200 cv com motor supercharged no Brasil
- Kawasaki pretende lançar comandos de voz para motos no Brasil; tecnologia esbarra em lei
- Triumph abre pré-venda da Tiger Sport 800 no Brasil
No caso da Shotgun, a Royal Enfield não foi tão radical nestas preparações, mas os para-lamas dela são menores que os da Super Meteor, o tanque é uma peça diferente, assim como o guidão, além do assento ser monoposto e numa altura mais alta (a 79,5 cm do chão, ante aos 74 cm da Super Meteor). O comprimento dela é 4 cm menor, assim como a distância entre-eixos também menor que a da irmã cruiser (1,46 m contra 1,50 m).
Outras mudanças estruturais importantes entre as duas são os cursos das suspensões, de 90 mm na frente e 10 mm atrás na Shotgun (contra 81 mm e 12 mm, respectivamente, na Super Meteor), a posição recuada das suas pedaleiras e o ângulo de cáster menor da roda dianteira, conjunto de alterações que deixa a Shotgun mais capaz para mudar de direção com mais agilidade, em detrimento da priorização do conforto da Super Meteor.
O que não muda entre as motos é o motor. Ambas são equipadas com o conhecido bicilíndrico de 648 cm³ de 47 cv a 7.250 rpm e 5,3 kgfm de torque, trabalhando com câmbio sequencial de seis marchas.
A Shotgun conta com discos de freio de 320 mm na frente e 300 mm atrás, freios ABS nas duas rodas, e rodas de 18’’ na frente e de 17’’ na traseira. São 239 kg de peso.
Ela também traz de série farol e lanterna de LED e o recurso Tripper da Royal Enfield no painel, que é um mostrador com indicações do percurso projetado em uma tela digital (compatível com o smartphone). Porém, o mostrador principal tem velocímetro analógico e conta com um computador de bordo simples, portanto, não se trata do painel todo digital e com direito a Google Maps das motos das linhas 450 cc da marca (que ainda vão estrear no Brasil com esta tecnologia).
A Shotgun está posicionada de maneira paralela à Super Meteor na gama da Royal Enfield. Ambas contam com os mesmos preços, partindo de R$ 33.990. No caso da Shotgun, este preço é para a cor cinza, enquanto as opções verde e azul partem de R$ 34.490 e a branca customizada custa R$ 34.990.