Renaut Kardian: 5 itens que o SUV trouxe antes de Tera e Pulse
O Renault Kardian não foi o primeiro a inaugurar uma subcamada dos SUVs compactos, mas sim o Fiat Pulse. Agora essa fatia dos SUVs de entrada já conta com o modelo francês e o mais recente Volkswagen Tera. Mas há itens que só o Kardian oferece.
E não bastará apenas uma atualização de linha ou reestilização visual para rivais. Serão necessárias mudanças estruturais e mecânicas, sem falar no truque de design que não entrega nível de acabamento.
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Plataforma multienergia
O Kardian estreou o novo logo da Renault no Brasil. Não foi só essa novidade que o SUV trouxe. A plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) foi usada primeiro no modelo.
Claro que o Pulse foi o primeiro a estrear como híbrido. No entanto, o conjunto é um híbrido leve (MHEV), o qual tem apenas um motor elétrico que substitui o alternador e motor de partida.
No caso do Kardian, além de híbrido leve, o SUV pode ser híbrido pleno, plug-in ou elétrico, algo que tanto pulse como Tera necessitam de uma outra arquitetura.
Mais torque que os rivais
Pode consultar nas fichas técnicas dos SUVs compactos, o Kardian é o primeiro com motor 1.0 de três cilindros com mais torque no segmento. São 125 cv de potência, mas com 22,4 kgfm de torque. Até mesmo os concorrentes maiores como T-Cross, Fastback e Creta ofertam menos torque que o Kardian.
Raque funcional
Pensar em levar bagagem para além do porta-malas de um SUV compacto pode ser complicado. É nesse ponto que o Kardian saiu na frente de Pulse e Tera. Os raques do modelo são funcionais desde a versão de entrada Evolution manual.
O Tera também vem com suporte de fixação, mas o Kardian possui até um kit com chave para disposição vertical ou horizontal dos suportes. Aqui, o Pulse assiste de fora por não oferecer a funcionalidade em nenhuma opção.
Câmbio automatizado
Chamado pela Renault de EDC, o câmbio do Kardian é automatizado. Só essa última palavra já traz todo um histórico negativo, mas no SUV francês há algumas diferenças.
A transmissão automatizada de dupla embreagem é de seis marchas e tem como diferencial a caixa de câmbio banha a óleo. Por receber lubrificação, o Kardian pode ajudar a diminuir esse histórico complicado, já que no passado transmissões como DSG (VW) e Power Shift (Ford) tinham a famosa “caixa seca” e diminuíam a vida útil da transmissão.
Como vantagem, esse tipo de transmissão ajuda na condução e conforto das trocas, pois enquanto o SUV roda na primeira marcha, a segunda já está pré-engatada.
Truque da calota
Olhe para as rodas do Kardian, até mesmo nas versões mais baratas, seja manual ou automatizada de dupla embreagem. É preciso chegar bem perto do pneu para ver que não se trata de uma roda de liga leve, mas uma calota que esconde as rodas de ferro.
No Pulse, é fácil visualizar, enquanto no Tera, a montadora alemã até tentou como no Polo Track, mas também não consegue se passar por uma roda de liga leve.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.