VW Tera x Renault Kardian: compare os SUVs compactos de entrada

Segmento dos SUVs compactos agora tem mais dois modelos para concorrer com o Fiat Pulse
Vinicius Moreira
Por
02.06.2025 às 15:31
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Segmento dos SUVs compactos agora tem mais dois modelos para concorrer com o Fiat Pulse

O Volkswagen Tera é o mais novo rival de Fiat Pulse e Renault Kardian. Agora, o SUV de entrada da marca alemã começa de fato a medir forças com os concorrentes. Por isso, a Mobiauto fez um comparativo item a item entre Tera e Kardian, os mais novos no mercado, para saber qual modelo leva a vantagem.

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Visual

Aqui, a preferência pessoal dita muito de qual SUV tem o visual mais atraente. No Tera, a dianteira traz a nova linguagem de design da marca, com faróis e grade com logotipo mais afilados, grade do para-choque mais protagonista, com tomadas de ar funcionais e aliadas da aerodinâmica.

Quando se olha para o Kardian, a face frontal é diferente de tudo que a Renault já apresentou no Brasil. Iluminação dividia em dois níveis, com DRL e faróis de LED desde a versão de entrada, como no Tera. Outra novidade é o logo atualizado da montadora francesa, estreado pelo SUV.

Chama atenção em ambos que os SUVs não demonstram ser de entrada, mesmo nas versões mais básicas. Tanto Tera como Kardian também entregam um padrão de visual diferente de tudo que já se viu nas montadoras.

Tecnologia

Geralmente, o modelo que chega por último quase sempre entrega mais funcionalidades que o concorrente. No caso do Tera não foi diferente, mas o SUV conseguiu ir muito além.

Estamos falando do Otto, assistente de inteligência artificial inédito na montadora alemã que estreia no Tera. Por meio da frase: “Fala, Otto!”, o assistente responde perguntas sobre autonomia, manutenções, além de dar informações sobre a saúde do veículo, além de evoluir seu funcionamento conforme a necessidade do dono.

O Kardian não tem algo nem próximo disso. Afinal, não foi difícil ser melhor que o pequeno painel de instrumentos digital de 7 polegadas e a central multimídia de 8 do modelo francês, essa última com pareamento de Android Auto e Apple Carplay sem fio ao menos.

Nesse quesito, o Tera dá uma aula ao concorrente, principalmente com a central multimídia de 10,1 polegadas flutuante com VW Play atualizado. Não só isso, as versões MPI, TSI e Comfort tem um painel de instrumentos de 8 polegadas com uma melhor visualização das informações, enquanto o Tera High tem quadro de instrumentos de 10,25 polegadas.

Ar-condicionado digital de série no Kardian desde a versão de entrada, enquanto o Tera somente será digital como item de série na versão High. Por outro lado, em termos de volante multifuncional, a marca francesa entrega menos, muito por conta do comando satélite atrás do volante, algo usado há um bom tempo pela marca e que não é tão ergonômico.

O carregamento de celular por indução está presente somente no Kardian topo de linha. No Tera, a versão Comfort oferece a funcionalidade como opcional e High como item de série. O diferencial para o SUV da VW é que o compartimento de recarga possui ventilação, com roldana para abertura e fechamento.

Conforto e espaço interno

Eis que o Kardian contra-ataca com força quando vamos para o espaço. O SUV da Renault distribui bem seus 2,60 metros de entre-eixos, enquanto o Tera tem os mesmos 2,56 metros do VW Polo. O resultado? No compacto da VW temos um espaço justo para pessoas de até 1,75 metro e um porta-malas de 350 litros. Já no concorrente, sobra espaço para pessoas mais altas e ainda temos 410 litros.

O revestimento dos bancos vai melhorando de acordo com a versão em ambos os modelos. No entanto, o Kardian oferta um melhor conforto dos assentos, principalmente nas abas laterais. Além disso, até mesmo na versão High com pacote Outfit do Tera, os encostos são inteiriços, o que no Kardian é ajustável.

Segurança

De série, tanto Kardian como Tera oferecem seis airbags (cortina, lateral e frontal). Mas já a partir da versão MPI, o Tera conta com frenagem autônoma de emergência. Assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional, detector de ponto cego e assistente de saída de vaga são itens do pacote ADAS só disponíveis como opcional na versão High.  

Consumo

Menos potente, o Tera leva vantagem quando o assunto é consumo:

  • VW Tera MPI: 9,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol/ 13,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina
  • VW Tera TSI MT: 9 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol/ 12,9 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina
  • VW Tera TSI AT: 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol/ 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina

Já o Kardian:

Renault Kardian manual: 8,6 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol/12,4 km/l na cidade e 14,8 km na estrada

Renault Kardian AT: 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada/ 12,2 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina

Motorização

Sob o capô, o Tera traz duas motorizações: MPI e TSI. A primeira aspirada equipa a versão de entrada e oferta até 84 cv e 10,3 kgfm de torque. Já o conhecido 1.0 turbo 170 TSI de três cilindros entrega até 116 cv e 16,8 kgfm, seja com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades.

O Kardian também oferece um motor 1.0 turbo de três cilindros, mas até na versão manual, de seis marchas. Tanto com transmissão manual quanto a transmissão automatizada de dupla embreagem de sete velocidades, o SUV oferta 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Números superiores ao estreante do segmento.

Preço

O Tera chega em quatro versões: MPI (R$ 99.990), TSI (R$ 116.990), Comfort (R$ 126.990), High (R$ 139.990). Ainda tem a versão de topo com o pacote outfit que sai por R$ 142.290. Outro detalhe é que a versão de entrada só terá esse preço para as primeiras 999 unidades, após isso, o preço sobe para R$ 103.990.

Do outro lado, o Kardian tem as mesmas quatro versões: Evolution MT (R$ 112.990), Evolution EDC (R$ 124.190), Techno (R$ 136.490) e Première Edition (R$ 145.990).

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