Renault Oroch perder versão de topo já faz parte da estratégia Niágara
Quando a Renault apresentou o conceito batizado de Niágara, em 2023, muitos cogitaram a saída de cena da Renault Oroch para a chegada da nova picape francesa. E o rumor está se confirmando com a versão mais cara da Oroch, a Outsider, que saiu de linha
A única versão com motor 1.3 turbo da Renault Oroch ainda consta no configurador da marca, mas apenas até durarem os estoques. A informação foi confirmada pela Mobiauto junto a concessionários, e depois confirmada pela montadora.
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Antes de falar sobre a Niágara, importante lembrar que a Oroch é fabricada no polo da Renault em São José dos Pinhais (PR), enquanto a nova picape será produzida em Córdoba, Argentina, como parte do investimento de quase R$ 1,9 bilhão da montadora.
Assim, é possível que a Niágara (como é chamada até agora) seja oferecida junto com a Oroch no catálogo. No entanto, a Oroch tem como rival clara a Chevrolet Montana, enquanto a nova picape francesa quer buscar concorrer com a Fiat Toro.
O que revela essa dinâmica é a plataforma CMF-B, a mesma utilizada no Renault Kardian. A base é modular e vai equipar a Niágara. Ela pode equipar veículos de 4 a 5 metros de comprimento, além de entre-eixos de 2,60 a 3 metros. Dimensões próximas da concorrente da marca italiana.
Essa estrutura também permite eletrificação, ou seja, conjuntos híbrido-leve e híbrido pleno, tanto com tração dianteira, como 4x4.
A própria Renault já confirmou que sua nova picape será equipada com motorização híbrida com tração nas quatro rodas. Batizado de E-Tech Hybrid 4x4, a tecnologia da Renault nada mais é de que um híbrido-leve de 48V. Esse sistema já equipa o Renault Rafale, que oferece 300 cv de potência combinada e até 100 km de autonomia no modo elétrico no ciclo WLTP.
Prevista para começar a ser fabricada este ano, mas com chegada em 2026, a Renault Niágara já pode ter parte da sua motorização revelada. Ela deve usar a motorização 1.3 turbo, que acaba de passar por uma recalibração, por conta da oitava fase do Proconve.
Antes com 170 cv e 27,5 kgfm de torque, a usina passa a render 163 cv e 25,5 kgfm. Continua com a mesma litragem 1.3 L e quatro cilindros, com sua produção iniciada pela Horse (subsidiária da Renault) em São José dos Pinhais (PR).
O curioso é que a configuração 1.3 turbo flex é destinada especialmente ao mercado da América do Sul, com capacidade de produção de até 600.000 usinas.
A saída da Oroch com o 1.3 turbo abre espaço para a Renault Niágara. Afinal, a picape atual da marca francesa já se reposiciona e abre espaço para chegada da nova, que se posicionará acima e será rival da Fiat Toro.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.