Renault Duster 1.3 turbo fica mais fraco no Brasil para não morrer como Oroch

SUV perde potência e torque, mas se mantém em linha em sua versão mais forte
Diego Dias
Por
29.01.2025 às 17:21 • Atualizado em 25.04.2025
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SUV perde potência e torque, mas se mantém em linha em sua versão mais forte

Com a chegada do ano de 2025, muitos carros do mercado brasileiro tiveram que passar por atualizações mecânicas para se alinhar ao Proconve L8, nova fase da lei de emissões que entrou em vigor neste ano. Outro exemplo que temos agora é o Renault Duster 1.3 turbo, cuja versão passa a ficar com motor menos potente para ficar dentro das novas normais mais rígidas de emissões.

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Lançado em 2022 no Brasil, o Duster 1.3 turbo passou por uma recalibração em seu propulsor 1.3 turbo flex de quatro cilindros, que até então entregava potência máxima de 170 cv a 5.500 rpm e 27,5 kgfm de torque a 1.600 rpm. Agora, segundo a Horse, empresa responsável pela produção desta usina, o 1.3 turbo entrega até 163 cv e 25,5 kgfm.

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Na prática, a motorização (cujo nome técnico é HR13) teve uma perda razoável de potência, ficando assim 7 cv mais fraco e perdendo ainda torque: caiu de 27,5 para 25,5 kgfm – uma queda significativa de 2 kgfm. O que não muda é o câmbio para o Duster, que mantém a transmissão automática tipo CVT com oito marchas simuladas.

Vale lembrar que tal motorização é produzida na fábrica da Horse Powertrain, que fica localizada em São José dos Pinhais (PR), junto da fábrica da Renault. Aliás, a empresa também produz o motor HR10, nome da família do motor 1.0 turbo utilizado pelo Renault Kardian, SUV compacto que briga diretamente com modelos como o Fiat Pulse.

De acordo com a Horse, a produção do motor 1.3 turbo será um dos principais produtos feitos na fábrica paranaense, que tem capacidade para produzir até 600.000 unidades ao ano.

Voltando ao Duster, sua motorização 1.3 turbo foi atualizada para se manter em linha, algo que não ocorreu com a picape Renault Oroch, que se manteve em linha apenas nas configurações com o motor 1.6 aspirado de até 118 cv.

Com isso, já podemos ver que a marca francesa dará bons anos de vida para o Duster no mercado brasileiro, enquanto que o fim do motor 1.3 turbo para a Oroch indica que a empresa inicia um reposicionamento para preparar terreno para a inédita picape Niagara, que terá a missão de brigar com a Fiat Toro, Chevrolet Montana e a futura picape da Volkswagen.

Dessa forma o Renault Duster se mantém à venda em quatro versões: Intense 1.6 manual, Intense 1.6 CVT, Iconic Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.3 turbo. Os preços do SUV vão de R$ 130.990 a R$ 163.590.  

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