Renault Oroch 1.3 turbo e Stepway 1.0 saem de linha no Brasil
Desde o ano passado, o Renault Stepway já estava com seus dias contato. Agora, foi a vez da Renault Oroch na versão com motor 1.3. A informação foi confirmada pela Mobiauto junto ao grupo de concessionários.
Nossa reportagem entrou em contato com a Renault, que confirmou a retirada de Renault Steway e Oroch 1.3 da gama de veículos oferecidas pela montadora no Brasil. No entanto, a Oroch sai de linha somente na variante com motor 1.3 TCe, continuando nas demais versões com propulsor 1.6.
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Com a chegada do Renault Kardian e seu sucesso no mercado nacional, o Stepway acabou perdendo ainda mais espaço. Já a saída da Renault Oroch do catálogo pode estar ligada ao nível de emissões de poluentes. Isso porque 2025 foi o início do PL8, oitava fase do Proconve que deixou as regras de emissões ainda mais rigorosas.
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A versão 1.3 da Oroch e a 1.0 do Stepway até constam no configurador oficial da Renault, mas conforme comunicado enviado à rede na última segunda-feira (20), a versão turbo da picape e manual do hatch só serão oferecidos até o final dos estoques.
A variante da picape que sairá de linha é a Outsider, posicionada no topo da linha e oferecida pelo preço de R$ 156.970. São 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque ofertados pelo motor 1.3 TCe turbo flex de quatro cilindros, que trabalha junto de um câmbio automático do tipo CVT de oito marchas simuladas.
Já o Stepway segue o mesmo caminho do Renault Logan. Com a chegada do Kardian, o Logan foi o primeiro a ser aposentado, depois o Steqway perdeu suas versões 1.6, ficando apenas com a variante Zen 1.0 com câmbio manual de cinco marchas, que entrega até 82 cv de potência e 10,5 kgfm de torque.
Dessa forma, a saída da versão mais cara da Renault Oroch e do Steway abrem espaço não só no catálogo de novos da Renault, como no grupo de carros da montadora analisado pelo Proconve.
Vale lembrar que o nível de emissões é medido por veículo, mas após isso é feito o somatório e a média não pode ultrapassar o limite de 50 mg/km de Nmog + Nox (gases orgânicos não metanos e NOx para "óxidos de nitrogênio). Em resumo, a frota das montadoras tem um teto de emissões.
Isso sem esquecer que a Renault deve apresentar no Brasil o Renault Grand Koleos, um outro SUV médio e a renovação do Renault Kwid E-Tech.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.