GWM confirma data da inauguração da fábrica e até 50 mil carros por ano
Aguardada há um bom tempo, a fábrica de Iracemápolis (SP) da GWM já tem uma data exata para acontecer: 15 de agosto. A confirmação veio pelo Diretor de Relações Institucionais e Governamentais na GWM Brasil, Ricardo Bastos.
No polo do interior a marca chinesa planeja produzir até 50.000 carros por ano, dos quais 30.000 serão Haval H6 e o restante divididos entre Haval H9 e Poer. Esses dois últimos foram apresentados recentemente no Festival de Interlagos e ainda serão lançados.
Você também pode se interessar por:
- GWM Haval H6 One é mais barato e econômico na cidade que HR-V e Kicks
- GWM Haval H6 HEV One: detalhes da versão em 51 fotos exclusivas
- Novo GWM Haval H6 2025 é apresentado com novidades visuais; veja preços
- Novo GWM Haval H6 2026 é registrado e já tem data para chegar
Conforme apuração da Mobiauto, a GWM pretende lançar tanto o SUV de grande porte como a picape no próximo mês de setembro. Outra confirmação feita pela marca é a chegada do GWM Wey 07, um SUV com capacidade para seis lugares com porte mais luxuoso que o H9. No entanto, o Wey chegará via importação em outubro.
Com isso, a capacidade da planta em Iracemápolis (SP) vai acomodar a fabricação das cinco versões do Haval: H6 HEV, H6 PHEV19, H6 PHEV34 e H6 GT. O SUV é o modelo mais vendido pela marca no Brasil.
Por outro lado, a GWM traz o H9 para competir contra o Toyota SW4, ou seja, um SUV de sete lugares com motor diesel 2.4 184 cv e 48,9 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 9 marchas, além da tração 4x4.
Para se ter uma ideia do porte do SUV, o H9 tem 5,07 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,97 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. Em termos de concorrência, o modelo da GWM concorre não só com o SW4, como Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.
Já a Poer será oferecida em dois conjuntos: o primeiro um motor híbrido plug-in deverá ser o motor 2.0 de 255 cv e 38,8 kgfm somado a dois motores elétricos de 163 cv de potência. Juntos, eles podem render 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque.
A segunda é a combustão, com um motor 2.4 turbo diesel, o mesmo do H9, com até 184 cv e 48 kgfm de torque.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.