RAM terá picape para peitar Hilux, S10, Ranger e L200. É a nova Dakota?

Modelo inédito terá fabricação nacional e deve sair do papel até 2024, podendo usar plataforma monobloco da Toro ou a da Peugeot Landtrek, por chassi de longarina
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04.06.2021 às 15:14
Modelo inédito terá fabricação nacional e deve sair do papel até 2024, podendo usar plataforma monobloco da Toro ou a da Peugeot Landtrek, por chassi de longarina

Projeções: Kleber Silva/@kdesignag/Mobiauto

Ao que tudo indica, o projeto do atual grupo Stellantis de colocar uma picape média com insígnia da RAM no mercado brasileiro para brigar com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton Sport, Nissan Frontier e cia.

Já faz três ou quatro anos que a fabricante namora o segmento. Em março de 2018, quando eu trabalhava no UOL, publiquei uma reportagem junto com o jornalista Fernando Calmon, um dos mais experientes e bem informados do ramo, sobre uma reunião em que a alta cúpula da então FCA apresentou o projeto ao presidente da República na época, Michel Temer.

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Um ano mais tarde, já na Quatro Rodas, escrevi outro artigo baseado em apurações e entrevistas com executivos globais da marca RAM. Naquela oportunidade, eles afirmaram que o produto continuava no radar da companhia, mas havia um gargalo em relação à plataforma a ser usada.

Uma alternativa seria aproveitar a parceria com a Mitsubishi, que resultou no lançamento das picapes Fiat Fullback e RAM 1200 no Oriente Médio, ambas derivadas diretamente da atual geração da L200 Triton. A ideia seria usar a base da própria L200 para criar a nova picape RAM.

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Outra consistia no uso da plataforma da Jeep Gladiator, picape que se baseia na atual geração do Jeep Wrangler. Entretanto, enquanto a primeira ideia parece não ter ido adiante, talvez por entraves na negociação, a segunda foi abortada pela matriz nos Estados Unidos porque o custo de fabricação ficaria alto demais. 

Agora, parece que a engenharia brasileira da Stellantis, que possui muita autonomia em relação a outras fabricantes aqui instaladas, encontrou uma solução. Segundo o colega Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, a nova picape média da RAM será construída a partir da plataforma Small Wide de Fiat Toro, Jeep Compass e Jeep Renegade.

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Modelo inédito terá fabricação nacional e deve sair do papel até 2024, podendo usar plataforma monobloco da Toro ou a da Peugeot Landtrek, por chassi de longarina

Seria, portanto, uma picape com carroceria tipo monobloco, como a Toro o é, porém com dimensões espichadas para encarar de frente rivais construídas todas a partir de uma estrutura com cabine independente e chassi de longarina. Caso o projeto se concretize nesses moldes, podemos dizer que será uma estratégia muito ousada (e arriscada).

A Mobiauto entende que o martelo em relação à estrutura da irmã caçula de 1500 e 2500 ainda não foi batido, e que a Stellantis pode seguir um caminho mais seguro, aproveitando a plataforma da Peugeot Landtrek, outra picape média que disputará mercado nessa categoria cada vez mais concorrida, com lançamento previsto para 2022.

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A Landtrek é derivada diretamente de uma picape chinesa chamada Kaicene F70, utilizando uma estrutura convencional chassi-cabine. Em outros mercados da América Latina, terá motores 2.4 turbo a gasolina, de 240 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, e 1.9 turbodiesel, de apenas 150 cv e 35,7 kgfm.

Nenhum deles deve ser utilizado no Brasil. Para seu lugar, a Stellantis estuda outra usina, como o 2.0 MultiJet recalibrado para 200 cv e mais de 40 kgfm a ser usado pelo Jeep Commander a partir do fim deste ano. E esse misterioso propulsor também deve dar as caras na futura picape média da RAM.

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Quanto à nomenclatura, é possível que o modelo se chame 1200, como o produto derivado da Mitsubishi L200 no Oriente Médio. 1250 e 1300 são outros candidatos, visto que RAM 1000 é como a Fiat Toro é conhecida nos mercados em que é comercializada sob o emblema da marca do carneiro.

Há, ainda, uma chance remota de a fabricante ressuscitar o nome Dakota, que designava uma picape média-grande da Dodge nos anos 90, e que foi recentemente registrado pela Stellantis como “RAM Dakota” nos EUA.

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Como se vê, apesar de a empresa aparentemente ter decidido tirar o projeto do papel, ainda se tem muito mais dúvidas do que certezas a respeito dele. Teremos de esperar mais três anos, até 2024, para responder a maior parte delas e conhecer enfim a primeira picape RAM produzida no Brasil. 

O que podemos afirmar é que o modelo deve ter pegada premium e brigar com as versões de topo de Hilux, S10 e L200 Triton, protagonizando aquilo que a Mercedes-Benz Classe X não teve tempo de fazer: criar um mercado de picapes médias premium. Veja mais sobre o projeto da futura picape média da RAM em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

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