Ram Rampage supera vendas de VW Amarok e Nissan Frontier em 2023

Com seis meses de lançamento e praticamente três de vendas cheias, Rampage se mostra outro acerto de estratégia da Stellantis
Renan Rodrigues
Por
08.01.2024 às 08:55
Com seis meses de lançamento e praticamente três de vendas cheias, Rampage se mostra outro acerto de estratégia da Stellantis

A Ram Rampage foi apresentada ao mundo em junho, chegou às lojas na segunda metade de agosto e vem se mostrando mais um acerto de estratégia da Stellantis, conglomerado formado por marcas como Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën. Isso graças ao seu desempenho em vendas, superando rivais como Volkswagen Amarok e Nissan Frontier.

É bem verdade que a Rampage se encaixa em uma categoria abaixo das picapes citadas, no entanto, se as propostas são muito diferentes, os preços são similares, o que pode levar o consumidor a pensar em comprar uma picape maior.

Você também pode se interessar por:

Voltando a falar das vendas, a estreia em concessionárias aconteceu no dia 17 de agosto. Naquele mês, apenas 175 unidades foram emplacadas. Em setembro, ainda se adaptando à demanda, a Ram vendeu apenas 376 Rampage em suas 115 lojas.

O jogo começou a virar em outubro, quando 2.542 unidades da Rampage foram emplacadas contra 735 unidades da Volkswagen Amarok e 648 vendas da Nissan Frontier. Nos últimos dois meses do ano, a Rampage foi vendida em 3.026 e 2.490 oportunidades, respectivamente.

Esses números fizeram a picape ultrapassar até mesmo a Ford Ranger neste período, mas sem ameaçá-la no acumulado do ano. No final das contas, mesmo com praticamente apenas três meses de loja, a Rampage conseguiu ficar na décima posição entre as picapes mais vendidas.

Em todo o período que foi vendida em 2023 a Ram Rampage emplacou 8.647 unidades contra 8.388 da Nissan Frontier e 7.978 vendas da Volkswagen Amarok.

Rampage é Picape intermediária

Acima, citamos que Ram Rampage, Volkswagen Amarok e Nissan Frontier não competem, bem como Ford Ranger, Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Isso graças ao projeto da Rampage. Apesar de custar a partir de R$ 245 mil, a picape da Ram é considerada intermediária.

Ela é diretamente derivada da Fiat Toro, ou seja, uma picape monobloco com mais apetite para o uso urbano do que o fora de estrada. Justamente a Toro fez esse segmento bombar no Brasil, apesar da Renault Oroch ter chegado primeiro.

Por falar nas picapes intermediárias, a única que vendeu mais que a Rampage no último trimestre foi justamente a Fiat Toro. No acumulado do ano, a Chevrolet Montana e a Renault Oroch também ficaram na frente. A Ford Maverick, outra rival direta da Rampage, teve apenas 1.654 vendas no ano e passou longe de ser uma ameaça.

Confira as 10 picapes mais vendidas de 2023:

Posição

Modelo

Vendas

1º

Fiat Strada

120.600

Fiat Toro

51.303

Volkswagen Saveiro

46.600

Toyota Hilux

46.200

Chevrolet Montana

30.018

Chevrolet S10

25.967

Ford Ranger

20.353

Renault Oroch

12.734

Mitsubishi L200

12.644

10º

Ram Rampage

8.637

Comentários