Ram Rampage é registrada nos EUA para ser rival da Ford Maverick
Lançada em 2023 no mercado nacional, a Ram Rampage se consolidou no país e já ocupa as primeiras posições no ranking de vendas das picapes. Prova disso é que mal foi lançada e no ano passado se consolidou como a oitava caminhonete mais emplacada por aqui entre todos os segmentos. E seu sucesso parece estar cruzando fronteiras, pois a Ram Rampage teve seu desenho registrado nos Estados Unidos.
O desenho da picape monobloco foi registrado na terra do tio Sam através do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO). É verdade que apenas um registro em patente não bate o martelo sobre a definição do futuro de um carro, já que muitas vezes determinada marca quer apenas proteger o design do seu veículo em determinado país. No entanto, o sucesso da Maverick na terra do tio Sam e a Ram não ter uma representante no segmento de picapes menores e baratas nos levam a crer que a marca pode ter uma novidade em breve.
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Renan Bandeira/Mobiauto
Vale lembrar que a patente da Ram Rampage foi registrada em 16 de março, segundo o site Mopar Insiders, enquanto o registro do desenho foi oficialmente concedido no dia 22 de abril, o que de acordo coma publicação gerou grande repercussão. Vale lembrar que no ano passado Mobiauto apurou em conjunto com o jornalista André Paixão, da Revista Autoesporte, que a Rampage tinha impressionado osnorte-americanos, tanto que a matriz dos EUA pediu duas unidades da Rampage para estudá-la submeter a testes.
Importante dizer que nos Estados Unidos o mercado de picapes monobloco representa um volume considerável no mercado, sobretudo por conta do aumento do ticket médio das ditas picapes médias (as famosas full-size, como a Ford F-150 e a Ram 1500). Dessa forma a procura por modelos menores e com preço na casa dos 20.000 a 30.000 dólares cresceram, à exemplo da Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz.
As armas da Ram Rampage para brilhar nos EUA
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Construída com base na plataforma Small Wide 4x4, a Ram Rampage aposta na robustez para convencer o mercado ianque, afinal, estamos falando da mesma base dos Jeep Renegade, Compass e Commander. A picape traz 86% de aços de alta e ultrarresistência, resta saber se tal construção estaria alinhada as rígidas normas de segurança dos EUA.
Outro ponto que poderia agradar é a ofertar de um motor já conhecido do mercado por lá: o famoso 2.0 turbo a gasolina Hurricane, que tem 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, que trabalha com uma transmissão automática de nove marchas da alemã ZF. Vale lembrar que no Brasil, recentemente a Ram lançou versões com o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, essa também com o câmbio automático de nove posições.
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Enquanto no Brasil a picape é comercializada voltada ao mercado premium, com preços entre R$ 237.990 e R$ 299.990, nos EUA é bem provável que seu posicionamento inclua versão mais baratas além da Rampage Big Horn ofertada no mercado nacional. Por lá as únicas questões que podem causar estranheza para o mercado norte-americano é o espaço interno comedido, sobretudo no banco traseiro – ponto a Ford Maverick leva com larga vantagem.
Caso a Ram Rampage desenvolvida e produzida na fábrica da Stellantis em Goiana (PE) não atenda todo os requisitos do mercado norte-americano, uma alternativa para a caminhonete seja utilizar a base STLA Medium, que permite maior distância entre-eixos do que a Small Wide 4x4 utilizada hoje. Vale lembrar que tal plataforma será usada pela nova geração do Jeep Compass europeu, que teve as imagens vazadas nesta semana.
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.