Ram Rampage é registrada nos EUA para ser rival da Ford Maverick

Picape agradou os norte-americanos no lançamento e agora pode traçar seu caminho no mercado ianque
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05.05.2025 às 13:04 • Atualizado em 30.06.2025
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Picape agradou os norte-americanos no lançamento e agora pode traçar seu caminho no mercado ianque

Lançada em 2023 no mercado nacional, a Ram Rampage se consolidou no país e já ocupa as primeiras posições no ranking de vendas das picapes. Prova disso é que mal foi lançada e no ano passado se consolidou como a oitava caminhonete mais emplacada por aqui entre todos os segmentos. E seu sucesso parece estar cruzando fronteiras, pois a Ram Rampage teve seu desenho registrado nos Estados Unidos.

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O desenho da picape monobloco foi registrado na terra do tio Sam através do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO). É verdade que apenas um registro em patente não bate o martelo sobre a definição do futuro de um carro, já que muitas vezes determinada marca quer apenas proteger o design do seu veículo em determinado país. No entanto, o sucesso da Maverick na terra do tio Sam e a Ram não ter uma representante no segmento de picapes menores e baratas nos levam a crer que a marca pode ter uma novidade em breve.

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Renan Bandeira/Mobiauto

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Vale lembrar que a patente da Ram Rampage foi registrada em 16 de março, segundo o site Mopar Insiders, enquanto o registro do desenho foi oficialmente concedido no dia 22 de abril, o que de acordo coma  publicação gerou grande repercussão. Vale lembrar que no ano passado Mobiauto apurou em conjunto com o jornalista André Paixão, da Revista Autoesporte, que a Rampage tinha impressionado osnorte-americanos, tanto que a matriz dos EUA pediu duas unidades da Rampage para estudá-la submeter a testes.

Importante dizer que nos Estados Unidos o mercado de picapes monobloco representa um volume considerável no mercado, sobretudo por conta do aumento do ticket médio das ditas picapes médias (as famosas full-size, como a Ford F-150 e a Ram 1500). Dessa forma a procura por modelos menores e com preço na casa dos 20.000 a 30.000 dólares cresceram, à exemplo da Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz.

As armas da Ram Rampage para brilhar nos EUA

Divulgação

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Construída com base na plataforma Small Wide 4x4, a Ram Rampage aposta na robustez para convencer o mercado ianque, afinal, estamos falando da mesma base dos Jeep Renegade, Compass e Commander. A picape traz 86% de aços de alta e ultrarresistência, resta saber se tal construção estaria alinhada as rígidas normas de segurança dos EUA.

Outro ponto que poderia agradar é a ofertar de um motor já conhecido do mercado por lá: o famoso 2.0 turbo a gasolina Hurricane, que tem 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, que trabalha com uma transmissão automática de nove marchas da alemã ZF. Vale lembrar que no Brasil, recentemente a Ram lançou versões com o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, essa também com o câmbio automático de nove posições.

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Enquanto no Brasil a picape é comercializada voltada ao mercado premium, com preços entre R$ 237.990 e R$ 299.990, nos EUA é bem provável que seu posicionamento inclua versão mais baratas além da Rampage Big Horn ofertada no mercado nacional. Por lá as únicas questões que podem causar estranheza para o mercado norte-americano é o espaço interno comedido, sobretudo no banco traseiro – ponto a Ford Maverick leva com larga vantagem.

Caso a Ram Rampage desenvolvida e produzida na fábrica da Stellantis em Goiana (PE) não atenda todo os requisitos do mercado norte-americano, uma alternativa para a caminhonete seja utilizar a base STLA Medium, que permite maior distância entre-eixos do que a Small Wide 4x4 utilizada hoje. Vale lembrar que tal plataforma será usada pela nova geração do Jeep Compass europeu, que teve as imagens vazadas nesta semana.

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.