Qual carro elétrico vendido no Brasil vai mais longe com uma recarga?
Os carros elétricos estão ganhando mais espaço no mercado e, consequentemente, a disputa entre eles está ficando mais acirrada.
No ano passado, os carros zero-emissão registraram uma alta em vendas de 256% em relação ao ano anterior, somando 2.851 emplacamentos, segundo a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos). Neste ano, em apenas um bimestre, já foram vendidas 1.091 unidades, o que significa que teremos outro crescimento exponencial.
Na hora da compra, uma série de questões são analisadas. Afinal, sempre há dúvidas sobre a compatibilidade da tomada, onde há postos de recarga, como funciona o motor elétrico e a autonomia desses veículos. Inclusive, você pode tirar algumas dúvidas neste outro artigo.
E é sobre esse último item que vamos falar agora. Sempre analisamos a eficiência dos carros a combustão, seus quilômetros rodados por litro de combustível, quantos quilômetros rodam com um tanque… Mas e entre os carros elétricos, qual deles percorre a maior distância com uma recarga?
A Mobiauto comparou os dados de todos os carros elétricos vendidos no Brasil com autonomia medida em ciclo WLTP, usado como padrão na Europa e que é o mais comum também aqui. Confiram quais deles vão mais longe.
*Veículos como os Jac e-JS1, e-JS4, e-J7, iEV40 e Nissan Leaf não entram no ranking por terem os dados especificados pelos métodos NEDC e EPA. A diferença entre os ciclos de medição está explicada no final deste artigo.
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Carros elétricos que vão mais longe com uma recarga
13) Mini Cooper S E
Autonomia: 234 km
Motor: 184 cv e 27,5 kgfm
Versão: Exclusive
12) BMW i3
Autonomia: 285 km
Motor: 170 cv e 25,5 kgfm
Versão: BEV Full
11) Fiat 500e
Autonomia: 320 km
Motor: 118 cv e 22,4 kgfm
Versão: Icon
10) Peugeot e-208 GT
Autonomia: 340 km
Motor: 136 cv e 26,5 kgfm
Versão: GT
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9) Renault Zoe E-Tech
Autonomia: 385 km
Motor: 135 cv e 22,4 kgfm
Versão: Intense
8) Mercedes-Benz EQC400
Autonomia: 417 km
Motor: 408 cv e 77,5 kgfm
Versão: única
7) Volvo XC40 Recharge e C40 Recharge
Autonomia: 418 km
Motor: 408 cv e 67,3 kgfm
Versão: Recharge
6) Audi e-tron e e-tron Sportback
Autonomia: 436 km
Motor: 408 cv e 67,5 kgfm
Versão: Performance e Performance Black
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5) Jaguar i-Pace
Autonomia: 446 km
Motor: 400 cv e 71 kgfm
Versão: SE e HSE
4) Audi RS e-tron GT
Autonomia: 472 km
Motor: 598 cv e 84,6 kgfm
Versão: RS
3) Porsche Taycan Cross Turismo
Autonomia: 541 km
Motor: 380 cv e 50,9 kgfm
Versão: 4 Cross Turismo
2) Porsche Taycan
Autonomia: 625 km
Motor: 517 cv e 86,7 kgfm
Padrão de medição: WLTP
Versão: GTS
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1) BMW iX
Autonomia: 630 km
Motor: 523 cv e 78 kgfm
Padrão de medição: WLTP
Versão: xDrive50
Diferença entre os métodos de medição
Vale lembrar que a autonomia dos elétricos pode ser divulgada em três nomenclaturas diferentes: NEDC, WLTP e EPA. A primeira é mais defasada e considerada a mais imprecisa, já que sua última atualização de critérios aconteceu em 1997, bem antes da avalanche de carros elétricos.
A segunda é obrigatória para veículos europeus desde 2017, e foi originada para substituir a NEDC. Além dos testes em laboratórios, usa a base da rodagem em condições reais para especificar a autonomia dos carros.
A EPA é considerada a mais rígida. Mas a norma americana usa dados de laboratório e testes reais, com acréscimo de condições de uso específicas da população dos Estados Unidos, que percorrem mais trechos rodoviários que urbanos. Ou seja, é mais precisa para esse público.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.