Qual carro elétrico vendido no Brasil vai mais longe com uma recarga?

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga
Renan Bandeira
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21.03.2022 às 11:30
Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Os carros elétricos estão ganhando mais espaço no mercado e, consequentemente, a disputa entre eles está ficando mais acirrada.

No ano passado, os carros zero-emissão registraram uma alta em vendas de 256% em relação ao ano anterior, somando 2.851 emplacamentos, segundo a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos). Neste ano, em apenas um bimestre, já foram vendidas 1.091 unidades, o que significa que teremos outro crescimento exponencial.

Na hora da compra, uma série de questões são analisadas. Afinal, sempre há dúvidas sobre a compatibilidade da tomada, onde há postos de recarga, como funciona o motor elétrico e a autonomia desses veículos. Inclusive, você pode tirar algumas dúvidas neste outro artigo.

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E é sobre esse último item que vamos falar agora. Sempre analisamos a eficiência dos carros a combustão, seus quilômetros rodados por litro de combustível, quantos quilômetros rodam com um tanque… Mas e entre os carros elétricos, qual deles percorre a maior distância com uma recarga?

A Mobiauto comparou os dados de todos os carros elétricos vendidos no Brasil com autonomia medida em ciclo WLTP, usado como padrão na Europa e que é o mais comum também aqui. Confiram quais deles vão mais longe.

*Veículos como os Jac e-JS1, e-JS4, e-J7, iEV40 e Nissan Leaf não entram no ranking por terem os dados especificados pelos métodos NEDC e EPA. A diferença entre os ciclos de medição está explicada no final deste artigo.

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Carros elétricos que vão mais longe com uma recarga

13) Mini Cooper S E

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Autonomia: 234 km

Motor: 184 cv e 27,5 kgfm

Versão: Exclusive

12) BMW i3

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Autonomia: 285 km

Motor: 170 cv e 25,5 kgfm

Versão: BEV Full

11) Fiat 500e

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Autonomia: 320 km

Motor: 118 cv e 22,4 kgfm

Versão: Icon

10) Peugeot e-208 GT

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Autonomia: 340 km

Motor: 136 cv e 26,5 kgfm 

Versão: GT

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9) Renault Zoe E-Tech

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Autonomia: 385 km

Motor: 135 cv e 22,4 kgfm

Versão: Intense

8) Mercedes-Benz EQC400

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Autonomia: 417 km

Motor: 408 cv e 77,5 kgfm

Versão: única

7) Volvo XC40 Recharge e C40 Recharge

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Autonomia: 418 km

Motor: 408 cv e 67,3 kgfm

Versão: Recharge

6) Audi e-tron e e-tron Sportback

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Autonomia: 436 km

Motor: 408 cv e 67,5 kgfm

Versão: Performance e Performance Black

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5) Jaguar i-Pace

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Autonomia: 446 km

Motor: 400 cv e 71 kgfm

Versão: SE e HSE

4) Audi RS e-tron GT

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Autonomia: 472 km

Motor: 598 cv e 84,6 kgfm

Versão: RS

3) Porsche Taycan Cross Turismo

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Autonomia: 541 km

Motor: 380 cv e 50,9 kgfm

Versão: 4 Cross Turismo

2) Porsche Taycan

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Autonomia: 625 km

Motor: 517 cv e 86,7 kgfm

Padrão de medição: WLTP

Versão: GTS

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1) BMW iX

Elétricos estão invadindo nosso território, mas é importante saber até onde eles vão em termos de autonomia. Veja qual deles roda mais a cada recarga

Autonomia: 630 km

Motor: 523 cv e 78 kgfm

Padrão de medição: WLTP

Versão: xDrive50

Diferença entre os métodos de medição

Vale lembrar que a autonomia dos elétricos pode ser divulgada em três nomenclaturas diferentes: NEDC, WLTP e EPA. A primeira é mais defasada e considerada a mais imprecisa, já que sua última atualização de critérios aconteceu em 1997, bem antes da avalanche de carros elétricos.

A segunda é obrigatória para veículos europeus desde 2017, e foi originada para substituir a NEDC. Além dos testes em laboratórios, usa a base da rodagem em condições reais para especificar a autonomia dos carros.

A EPA é considerada a mais rígida. Mas a norma americana usa dados de laboratório e testes reais, com acréscimo de condições de uso específicas da população dos Estados Unidos, que percorrem mais trechos rodoviários que urbanos. Ou seja, é mais precisa para esse público.

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