Por que o novo VW Tiguan 2024 será 38 cv mais fraco que o antigo

SUV reestilizado deverá desembarcar no Brasil com motor 2.0 TSI “amansado” para 182 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Te explicamos o motivo
Diego Dias
Por
14.09.2023 às 20:45
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SUV reestilizado deverá desembarcar no Brasil com motor 2.0 TSI “amansado” para 182 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Te explicamos o motivo

A Volkswagen confirmou nesta semana a chegada do Tiguan Allspace 2024. O SUV retornará ao Brasil com visual renovado depois de quase dois anos de ausência por aqui. Mas uma questão que está desagradando os entusiastas do modelo é o fato de que ele voltará com o famoso motor 2.0 TSI turbo a gasolina em uma especificação menos potente que de seu antecessor.

Na maioria dos mercados da América Latina onde é oferecido, o novo VW Tiguan Allspace 2024 vem importado do México e é oferecido sempre com uma calibração mais mansa do motor 2.0 TSI, que agora entrega 182 cv de potência e 32,6 kgfm de torque.

Trata-se de uma considerável defasagem em relação aos 220 cv e 35,7 kgfm do modelo vendido até 2021 no Brasil. Na prática, perde-se 38 cv e 3,1 kgfm.

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Especificação padrão

É sabido que o motor 2.0 TSI, da família EA888, é usado há alguns bons anos pela fabricante alemã. Por isso, ao longo do tempo, ele vem sendo atualizado pelo Grupo VW, com intuito de atender a normas mais recentes e exigentes de emissões e eficiência energética.

No caso do Tigual Allspace R-Line, modelo que será vendido no Brasil, o motor 2.0 TSI contará com a mesma especificação de potência e torque de outros países da região. É importante lembrar que o Tiguan Allspace 2024 é produzido no México, de onde virão as unidades do SUV importadas para o Brasil, e que chegam às lojas em outubro.

Assim, ele também deverá manter a transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas (banhada a óleo), conhecida como DSG, porém trocando a tração integral 4Motion por um conjunto de transmissão mais simples, com tração apenas dianteira. Tudo isso visa a deixa-lo mais econômico e menos poluente.

Nos Estados Unidos e na Europa, o Tiguan também é comercializado com o motor 2.0 TSI entregando menos potência do que antes. No mercado ianque, porém, a calibração é específica e um pouco mais forte, com 186 cv. Em ambos os mercados, o motor de antigos 220 cv acabou sendo “capado” para atender às legislações de emissões dessas regiões: EPA (EUA) e Euro 6 (Europa).

No Brasil, não deverá ser diferente já que, quando o Tiguan Allspace for lançado, já estará alinhado com as normas de emissões atuais do Proconve L8 – que entra em vigor a partir de 2025. Por isso mesmo, a variante mais cotada é a da variante mexicana, com 182 cv de potência, enquanto o norte-americano tem 186 cv e câmbio diferente (automático de oito marchas).

O mais curioso é que, atualmente, temos em nosso mercado o sedan Jetta GLi, que usa a variação de 231 cv e 35,7 kgfm do mesmo motor EA888, porém com tração dianteira. Não seria má ideia se a Volkswagen utilizasse essa opção para o Tiguan Allspace “spec Brasil”.

Um ponto que vale menção é que o Tiguan Allspace R-Line 2024 resiste ainda em alguns países com o propulsor 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm. Um exemplo do Chile. Restará inveja para os fãs do SUV por aqui caso realmente venha a variante de 182 cv.

2.0 TSI pode seguir caminho do 1.0 TSI

Assim como a Volkswagen fez com o Polo 2023, que sofreu uma redução de potência (128 cv para 116 cv) e torque (20,4 kgfm para 16,8 kgfm) no motor 1.0 TSI, o novo Tiguan Allspace R-Line 2024 pode seguir esse caminho com seu 2.0 TSI.

Na prática, a redução de potência e torque permite à fabricante simplificar alguns componentes da motorização a fim de conter custos – e quem sabe ter um preço mais competitivo quando for relançar seu SUV em nosso mercado.

No caso do Polo, a redução de potência e torque permitiu trabalhar com materiais um pouco mais simples, como coletor de admissão e caixa de câmbio, entre outros. O resultado final? O hatch ganhou competitividade e hoje é um dos carros mais vendidos do País.

Mesmo que o novo Tiguan Allspace R-Line 2024 faça sua estreia com a especificação de potência e torque igual ao da configuração vendida no México, ainda assim o SUV de sete lugares não poderia ser chamado de “manco”. Pelo contrário.

Na prática, ainda seria 2 cv mais potente do que o Jeep Commander com gasolina, e teria 5 kgfm a mais de torque. Sem contar que o Tiguan tem ainda a vantagem da plataforma MQB-A, mais moderna e leve do que a Small Wide 4x4 usada pelo Commander, bem como a maior agilidade da famosa transmissão DSG 7 da marca, banhada a óleo.

A expectativa é que o novo VW Tiguan Allspace R-Line 2024 seja vendido no mercado brasileiro na faixa dos R$ 250.000, algo estratégico para brigar com as versões T270 do rival da Jeep. A chegada às concessionárias da marca deve ocorrer até o fim de outubro.

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