Por que o Jeep Renegade não liderar as vendas não é um problema para Stellantis

Marca reposicionou o seu SUV compacto para que marcas irmãs aumentassem suas vendas
Renan Rodrigues
Por
19.12.2022 às 22:00
Marca reposicionou o seu SUV compacto para que marcas irmãs aumentassem suas vendas

Em fevereiro, quando o Jeep Renegade foi reestilizado e ganhou o motor 1.3 turbo, colocando fim nas críticas a respeito do seu desempenho, imaginou-se que o modelo venderia ainda mais. No entanto, não foi isso que aconteceu e, mesmo perdendo mais de 20 mil unidades em relação ao ano passado, isso parece não preocupar a Stellantis.

Até novembro deste ano, o SUV foi emplacado 45.981 vezes e deve encerrar o ano próximo dos 50 mil carros vendidos. Em 2021, o Renegade foi líder entre os SUVs com 73.913 unidades vendidas.

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E acredite você ou não, essa redução faz parte da estratégia da Stellantis como um todo. Tudo começou com a criação do grupo, que de cara aumentou a participação do Citroën C4 Cactus no segmento, mas o passo determinante foi o novo posicionamento do Renegade. 

Marca reposicionou o seu SUV compacto para que marcas irmãs aumentassem suas vendas

Se antes do motor turbo o Renegade custava entre R$ 96 mil e R$ 180 mil, o SUV passou a custar entre R$ 124 mil e R$ 163 mil na fase de lançamento. Hoje os preços variam entre R$ 132 mil a R$ 171 mil. 

Dessa maneira, a Stellantis conseguiu encaixar três modelos abaixo do Renegade: Fiat Pulse, Citroen C4 Cactus e Peugeot 2008. Em 2021, considerando todos citados, foram 107.936 vendas, lembrando que o Pulse foi lançado apenas em outubro.

Já em 2022, faltando um mês para o fechamento do mercado, foram 115.108 unidades emplacadas. Em um cenário que o mercado está ligeiramente abaixo em volume de vendas em relação ao ano passado.

Marca reposicionou o seu SUV compacto para que marcas irmãs aumentassem suas vendas

E nessa conta não consideramos o Fiat Fastback, que tem 6.480 vendas e espaço de SUV compacto, mas o preço é posicionado entre o Renegade e o Jeep Compass.

Portanto, a Stellantis como um todo conseguiu ampliar sua participação entre os SUVs compactos, mesmo que o mercado não tenha apresentado condições para isso. Como se não bastasse, essa estratégia fortalece as outras marcas do grupo. 

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