Peugeot e Citroën lançam vans elétricas para se livrar do diesel a R$ 330.000

e-Expert e Ë-Jumpy são os primeiros utilitários elétricos da Stellantis no Brasil e querem conquistar empresários ecologicamente corretos
Camila Torres
Por
29.11.2021 às 13:52
e-Expert e Ë-Jumpy são os primeiros utilitários elétricos da Stellantis no Brasil e querem conquistar empresários ecologicamente corretos

A Stellantis apresentou de uma só vez no Brasil nesta segunda-feira (29) duas vans elétricas que são irmãs gêmeas bivitelinas: Peugeot e-Expert e Citroën Ë-Jumpy. Ambas custarão R$ 329.990 e são os primeiros utilitários 100% elétricos do grupo no país.  

A Peugeot e a Citroën falaram apenas da versão de carga do utilitário, e não revelaram quando versões destinadas ao transporte de passageiros desembarcarão aqui. No que se trata de preço, as versões elétricas custam quase o dobro das versões a combustão equivalentes dos mesmos modelos (R$ 168.990).

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

e-Expert e Ë-Jumpy são os primeiros utilitários elétricos da Stellantis no Brasil e querem conquistar empresários ecologicamente corretos

Construídas sobre a plataforma EMP2, a mesma que dá vida ao SUV 3008), Peugeot e-Expert e Citroën Ë-Jumpy compartilham mesma motorização, desempenho e autonomia: um motor elétrico de 136 cv e 26 kgfm de torque, com velocidade máxima de 130 km/h e autonomia de 333 km no ciclo urbano. 

Como a capacidade de carga dos dois utilitários é de 1 tonelada, eles podem ser dirigidos por qualquer pessoa que esteja com a CNH tipo B em dia. Além disso, por terem 1,94 de altura, entram tranquilamente em (quase) qualquer garagem com limitação de altura. 

e-Expert e Ë-Jumpy são os primeiros utilitários elétricos da Stellantis no Brasil e querem conquistar empresários ecologicamente corretos

Leia também: Por que a China ditará rumos do carro elétrico e não os EUA ou a Europa

Além do silêncio a bordo promovido pelo sistema elétrico e o câmbio automático de marcha única, que dá mais comodidade a direção, os utilitários também possuem o sistema One Pedal, muito comum em modelos elétricos. 

De forma objetiva, o motorista pode usar apenas um pedal enquanto dirige, o do acelerador. Isso porque, enquanto ele está acionado, o veículo mantém ou ganha velocidade. Quando o condutor tira ou diminui a pressão no pedal, o veículo vai parando gradativamente sem necessidade de pressionar o freio. 

Leia também: Afinal, carro elétrico polui mais que a combustão? Este estudo responde

Isso é possível por conta da frenagem regenerativa, responsável por aproveitar a energia cinética dissipada durante o processo para recarregar as baterias. Agora, em situações que pedem frenagens mais intensas ou imediatas, aí basta acionar o pedal normalmente.  

e-Expert e Ë-Jumpy são os primeiros utilitários elétricos da Stellantis no Brasil e querem conquistar empresários ecologicamente corretos

O tempo de recarga é o que realmente preocupa quem pensa em comprar um veículo elétrico, especialmente empresários. As fabricantes francesas já alertaram que é possível obter 80% da carga em 45 minutos. 

Leia também: Rival da Tesla mal entrou na Bolsa e já vale mais que Chevrolet e Ford

O conjunto de baterias de 75 KWh, como é de costume nos carros elétricos, fica alocado no assoalho, para melhorar o centro de gravidade e para não comprometer o espaço interno. 

Como incentivo para que empreendedores deem uma chance para o primeiro utilitário do grupo, a garantia oferecida para as baterias é de 8 anos ou 160.000 km rodados. Para o veículo no geral, a garantia é de três anos ou 100.000 km rodados.

Leia também: Possível 1º carro elétrico nacional mescla Tesla com Gurgel e Romi-Isetta

O e-Expert e o Ë-Jumpy têm pequenas diferenças visuais, mas são basicamente o mesmo modelo. A versão elétrica que acaba de ser lançada não possui diferença estética em relação às configurações a combustão de ambos. 

e-Expert e Ë-Jumpy são os primeiros utilitários elétricos da Stellantis no Brasil e querem conquistar empresários ecologicamente corretos

Apesar de ser um veículo comercial, ou seja, de trabalho, como o transporte de carga, o Expert e o e-Expert e o Ë-JUMPY têm itens de conforto de um carro de passeio mais equipado, como: assistente de partida em rampa, indicador de fadiga, luzes de rodagem diurnas integradas (DRL), limitador de velocidade e piloto automático.

e-Expert e Ë-Jumpy são os primeiros utilitários elétricos da Stellantis no Brasil e querem conquistar empresários ecologicamente corretos

Ao contrário do exterior, o interior tem diferenças notáveis em relação às configurações a combustão, devido ao novo painel de instrumentos chamado de e-cluster, com tela digital de 3.5”. Os novos modelos contam ainda com uma central multimídia de 7”, tendo como opcional câmera de ré 180º e compatibilidade com Android Auto e Apple Carplay.


Você também pode se interessar por:

É verdade que um carro elétrico não pode ser rebocado?
Apple terá carro sem volante nem pedais tão revolucionário quanto iPhone
Rival da Tesla mal entrou na Bolsa e já vale mais que Chevrolet e Ford
Kia Stonic tem motor do Creta, mas híbrido e com torque de Nivus e Pulse

Comentários