GWM Tank 300 tem visual de Classe G e é mais barato que Commander Blackhawk
O GWM Tank 300 está sendo lançado no Brasil por R$ 333 mil (preço promocional válido até 30 de abril) para incrementar as vendas da marca chinesa no país e atrair clientes que buscam por um SUV capaz de combinar a eficiência da eletrificação à robustez de um veículo 4x4.
A própria GWM assume que pretende fisgar potenciais compradores de utilitários esportivos construídos com chassi sob a carroceria, como Mitsubishi Pajero Sport e Toyota SW4. Donos de SUVs premium seminovos na faixa dos R$ 200 mil, que pretendem usar seus carros como parte do pagamento de um veículo novo, também estão no radar da marca.
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Como é o GWM Tank 300
Diferentemente dos modelos Haval H6 e Haval H6 GT, que têm proposta mais urbana e totalmente focada na redução do consumo de combustível e emissões, o Tank 300 aposta num perfil mais aventureiro, que utiliza a eletrificação para também ampliar a sua capacidade fora do asfalto. E valentia para isso ele tem de sobra.
Imponente, a carroceria de 4,76 metros de comprimento e 1,93 m de largura do Tank 300 é montada sobre um chassi de longarinas, como nas picapes médias. Essa concepção garante altura total de 1,93 m e distância entre-eixos de 2,75 m.
Para transpor obstáculos no fora-de-estrada, o Tank 300 se vale da altura livre do solo de 22,2 centímetros e dos bons ângulos de entrada (32°) e saída (33°). Segundo a GWM, a arquitetura do Tank 300 foi desenvolvida exclusivamente para modelos híbridos com proposta off-road, de modo que os componentes eletrônicos ficam isolados e instalados em posição elevada. A bateria, por exemplo, fica acima do eixo traseiro para ficar protegida de água e poeira.
Para mover os seus cerca de 2.600 kg, o GWM Tank 300 se vale de um motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina com injeção direta, posicionado longitudinalmente e atrelado a um câmbio automático de nove marchas acoplado a um pequeno motor elétrico, alimentado por uma bateria de 37,1 kWh. O conjunto entrega interessantes 394 cv de potência e 76,4 kgfm de torque.
O sistema de tração, por sua vez, é praticamente idêntico ao dos SUVs e picapes construídos com chassi sob a carroceria. Apesar de todo o aparato eletrônico, a força dos motores é enviada às rodas por meio de um eixo cardã. O jipão chinês conta ainda com caixa redutora para multiplicar o torque gerado pelo conjunto motriz.
Três modos de potência
No modo híbrido (HEV), o Tank 300 combina o motor a combustão e o elétrico para otimizar o desempenho e o consumo de gasolina e energia. Indicado para uso misto em longas distâncias e no off-road, essa condição pode funcionar tanto com tração 4x2 (traseira) ou 4x4 e 4x4 reduzida.
O modo Inteligente atua somente em 4x2, priorizando o motor a combustão para recarregar a bateria enquanto o veículo está em movimento em longas distâncias.
Por fim, o modo EV (elétrico), que também traciona somente as rodas traseiras, prioriza o propulsor elétrico no uso urbano ou baixas velocidades, mas pode requisitar o auxílio do 2.0 turbo quando necessário entregar mais desempenho. A GWM informa que o Tank 300 pode rodar até 75 km apenas com eletricidade, de acordo com as medições do Inmetro, ou mais de 100 km pelo ciclo europeu WLTP.
Diferentemente dos outros SUVs híbridos da GWM, o Tank 300 não empolga no consumo de gasolina, uma vez que as médias divulgadas pelo Inmetro são de 11,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.
GWM Tank 300 impressiona no primeiro contato
Com desenho assumidamente inspirado em ícones do off-road, como Jeep Wrangler e Mercedes-Benz Classe G, o Tank 300 agrada visualmente. Elementos retrô, como os faróis redondos e as linhas retilíneas da carroceria, contrastam com a modernidade da iluminação full-LED e as rodas de liga leve de 18 polegadas.
A traseira segue o estilo dos consagrados jipões ocidentais, com destaque para o estepe pendurado na traseira, cuja tampa do porta-malas é sustentada por um par de parrudas dobradiças de abertura lateral.
A cabine chama a atenção pelo bom acabamento em couro nas portas e nos bancos, que contam com ventilação e regulagem elétrica para o motorista e o passageiro da frente. O painel tem material macio ao toque e apliques plásticos que imitam alumínio escovado, além de um pequeno relógio analógico centralizado, logo abaixo da multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, cujas funções são controladas pela tela de 12,3”, mesma medida do quadro de instrumentos – totalizando 24,6” de telas integradas à frente do condutor.
Quem viaja no banco traseiro dispõe de assoalho praticamente plano, saídas de ar-condicionado, portas USB para a recarga de dispositivos eletrônicos e espaço suficiente para levar três adultos confortavelmente.
A GWM diz que o porta-malas tem 863 litros de capacidade, mas esse número certamente foi aferido com bagagens até o teto. Considerando a medição até a linha dos vidros, a impressão é que o compartimento tem por volta de 400 litros.
Ao assumir o posto de comando, o motorista encontra facilmente a melhor posição de guiar, embora a regulagem de profundidade da coluna de direção não seja das maiores. A ergonomia é boa, com todos os comandos do SUV à mão do motorista.
O teste-drive do Tank 300 foi realizado em ambiente fechado, dividido em três condições: percurso off-road, para utilizar os recursos voltados à essa condição; autódromo, mais focado no desempenho e na dinâmica; e em estradas de terra em meio a plantações de cana-de-açúcar na região de Brotas (SP).
No off-road, tivemos a “sorte” de percorrer trechos que ficaram enlameados por conta das fortes chuvas que caíram na região nos dias anteriores. Em nenhum momento o Tank 300 aparentou dificuldades para passar pelos obstáculos, que incluía um lago com profundidade capaz de encobrir as rodas do SUV. Embora o instrutor do teste tivesse orientado manter o Tank 300 com a tração 4x4 reduzida acionada a maior parte do tempo, tivemos a sensação de que o jipe seria capaz de concluir a tarefa apenas em 4x2, sem a necessidade bloquear os diferenciais central e traseiro.
Na ótima pista do autódromo Race Ville, o Tank 300 mostrou boa estabilidade, mesmo nas curvas atacadas com maior velocidade – o peso da bateria localizada no assoalho contribui para baixar o centro de gravidade do veículo. Os 394 cv favorecem as acelerações e retomadas, mostrando que o Tank tem ótima disposição para um SUV de mais de duas toneladas e meia. No exercício de controle de largada, os mais de 76 kgfm de torque permitiram fazer um burnout (queimar os pneus com o carro parado) antes de arrancar e atingir os 100 km/h em 6,8 segundos (tempo declarado pela GWM).
Por fim, aceleramos o SUV em meio a estradas vicinais para conferir não só o desempenho do conjunto híbrido, mas também a atuação dos controles de estabilidade e tração ao contornar curvas em velocidades mais altas. Porém, o que chamou a atenção nessa condição é a eficiência do isolamento acústico, formado por uma série de revestimentos pela carroceria e para-brisa com dupla camada de vidro. Quase não se escuta o ronco do motor a combustão e as pedrinhas soltas batendo na parte de baixo e na lataria do SUV.
As suspensões (braços duplos, na dianteira, e eixo rígido, na traseira) foram calibradas exclusivamente para o mercado brasileiro. Mesmo com um ajuste mais firme que o da configuração chinesa, o conjunto se mostrou muito eficiente na absorção de impactos nos trechos off-road.
Em termos de equipamentos, o GWM Tank 300 é bastante completo, com direito a seis airbags, frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego, câmeras em 360° que ajustam o ângulo de acordo com a proximidade dos obstáculos (ainda mostram a distância em centímetros), ar digital, carregador de celular por indução, teto solar elétrico, entre outros muitos itens condizentes com um carro de mais de R$ 400 mil.
A GWM destaca que o SUV é dotado de assistências de condução semiautônomas de nível 2+. Dentre os recursos, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que atua sozinho na aceleração e nos freios para manter a distância pré-definida em relação ao veículo da frente, também pode ser utilizado em trilhas, deixando o motorista apenas com a tarefa de controlar a direção.
Com o Tank 300, a GWM tem um produto muito interessante para aumentar a sua participação no mercado brasileiro. É pouco provável que o comprador do SUV vá utilizá-lo em trilhas, mas se for necessário acessar um local mais isolado, o Tank 300 vai dar conta de passar por vias acidentadas com bom nível de conforto. A dúvida, no entanto, é o quanto a GWM vai aumentar o preço do jipão após a fase promocional.
A marca destaca que os primeiros compradores terão um ano de seguro ou a instalação do wallbox gratuitos. Clientes antigos serão contemplados com os dois benefícios. O SUV tem cinco anos de garantia, enquanto a bateria e o sistema híbrido têm cobertura de oito anos ou 200 mil quilômetros. A bateria ainda é totalmente coberta por dois anos.
GWM Tank 300 – Ficha técnica
Motor: 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina
com injeção direta, 245 cv de potência e 38,7 kgfm de torque.
Motor elétrico dianteiro: 163 cv de potência e 32,6 kgfm de torque
Potência e torque combinados: 394 cv e 76,4 kgfm
Bateria: 37,1 kWh
Potência de recarga: 6,6 kW (AC)
Autonomia elétrica (Inmetro): 75 km
Autonomia urbana combinada (Inmetro): 627 km
Câmbio: automático de 9 marchas.
Tração: 4x2 traseira, integral temporária com reduzida
0 a 100 km/h: 6,8 segundos
Velocidade máxima: 170 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo Inmetro: 11,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada
Dimensões: 4.760 mm de comprimento, 1.930 mm de largura, 1.903 mm de altura, 2.750 mm de entre-eixos, porta-malas de 863 litros e tanque de combustível de 55 litros.