Os detalhes que fizeram o VW Virtus tirar nota máxima em segurança e o Polo não

Hatch teve um gráfico de proteção melhor no teste para adultos, mas nota final ficou abaixo do sedan
Renan Rodrigues
Por
01.12.2022 às 14:10
Hatch teve um gráfico de proteção melhor no teste para adultos, mas nota final ficou abaixo do sedan

O Latin NCAP divulgou mais uma rodada de testes. Além do Toyota Corolla, que recebeu cinco estrelas, a entidade testou a dupla Polo e Virtus. Apesar de utilizar a mesma plataforma, os modelos tiveram notas diferentes. 

Começando pelo sedan, assim como Nivus, testado no último mês, o modelo foi avaliado com cinco estrelas. Tanto na proteção para adultos como para crianças, o Virtus alcançou 92% dos pontos possíveis. 

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No teste contra a barreira deformável, o acompanhante teve proteção adequada na perna esquerda, enquanto o restante do corpo foi considerado com boa proteção. Já o motorista sofreu um pouco mais, com nota apenas adequada nas duas pernas e no tórax. 

Hatch teve um gráfico de proteção melhor no teste para adultos, mas nota final ficou abaixo do sedan

O efeito chicote, chamado de whiplash e testado quando o impacto é traseiro, foi considerado bom. Contra a barreira lateral deformável, apenas o tórax recebeu nota adequada e o restante teve boa proteção. Já no impacto lateral contra poste, o tórax recebeu apenas nota marginal. 

O Virtus testado é fabricado na Índia e esperado para o Brasil no ano que vem. O Latin NCAP ainda ressaltou a presença de seis airbags e da frenagem autônoma de emergência. Com isso, alcançou 53% para proteção de pedestres e 85% nos sistemas de assistência à segurança. 

Polo com nota menor

Hatch teve um gráfico de proteção melhor no teste para adultos, mas nota final ficou abaixo do sedan

Era de se esperar que o Polo acompanhasse a nota alcançada por Nivus e Virtus, uma vez que todos eles são montados na mesma plataforma, mas não foi isso que aconteceu. 

Primeiro temos que entender que de qualquer maneira o Polo não chegaria nas cinco estrelas. Para tal, é necessário ter 75% de nota nos assistentes de segurança e o hatch obteve apenas 58%. Ao contrário do Virtus indiano, o Polo avaliado, que foi a unidade mais básica, não tem frenagem autônoma de emergência e limitador de velocidade. 

No entanto, o que mais chamou atenção da equipe da Mobiauto foi a discrepância nas notas de proteção para o passageiro adulto e infantil. O Virtus tirou 92% em ambas as avaliações, enquanto o Polo teve 73% e 71%, respectivamente. 

Hatch teve um gráfico de proteção melhor no teste para adultos, mas nota final ficou abaixo do sedan

Começando pela proteção infantil, o teste dinâmico alcançou nota máxima em ambos os modelos (24 pontos), no entanto, no Polo, cinco modelos de cadeirinhas não foram aprovados quando testados no banco dianteiro, enquanto no Virtus todas foram aprovadas, ainda que com exceções. Isso acaba influenciando na nota final, mas, ressaltando, o teste de impacto mostrou boa proteção. 

A maior polêmica está na proteção para adultos. Apesar de oferecer quatro airbags contra seis do sedan, o Polo teve notas melhores. Não houve nenhuma nota marginal, como no caso do Virtus no teste contra o poste. 

Além disso, ao somar as notas apresentadas pelo Latin Ncap, o Polo teria 35,31 pontos, o que é bem próximo dos 36,94 pontos do Virtus. Porém, a entidade divulgou 29,28 para o hatch. Questionamos a entidade a respeito dessa divergência e, após a publicação, obtivemos uma explicação. 

De fato os testes de impactos são parecidos, no entanto, o Polo é penalizado com a perda de seis pontos por uma avaliação chamada HPD. Esse teste avalia a cobertura dos airbags laterais nas duas fileiras de assentos com a ideia de forçar a presença de airbags de cortina. Dessa forma, como o Polo não é equipado com esse tipo de airbag, ele sofre essa penalização, enquanto o Virtus possui os airbags de cortina e não sofre nenhuma penalização.  

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