Os cinco carros mais baratos do Brasil em 2024

Dominada por hatches, lista parte de R$ 69.990 e tem subcompactos e compactos
Diego Dias
Por
03.01.2024 às 16:30
Dominada por hatches, lista parte de R$ 69.990 e tem subcompactos e compactos

Não parece, mas o ano de 2024 chegou e junto dele vamos relembrar quais são os cinco carros mais baratos do Brasil. Assim fica mais fácil para você decidir em qual modelo fechar negócio, ainda mais em um universo tão grande de carros entre variadas fabricantes. Por isso mesmo selecionamos o modelo mais barato por marca, sem considerar todas as suas versões, do contrário, a lista ficaria repetitiva.

Como é de se imaginar, a lista dos cinco carros zero quilômetro mais baratos vendidos no mercado brasileiro é composta basicamente por hatches subcompactos e compactos, cuja diferença de preço entre eles fica em R$ 12.900. Mais uma vez, vale lembrar que selecionamos os mais baratos do Brasil por fabricante. Sem mais delongas, vamos à lista:

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Fiat Mobi Like 1.0: R$ 69.990

O Fiat Mobi Like 1.0 entrou em 2024 e assim permaneceu como o carro mais barato do Brasil. Esta é a versão mais simples do hatch subcompacto, que conta ainda com uma variante aventureira Trekking. Mas falando dessa configuração, especificamente, ela já traz o famoso kit dignidade formado pelo volante com assistência hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas nas quatro portas.

Com 3.596 mm de comprimento e 2.304 mm de entre-eixos, o Fiat Mobi é o menor carro desta lista, sem contar que tem um diminuto porta-malas de apenas 200 litros de capacidade. Seu motor 1.0 flex da família Fire entrega até 74 cv de potência a 6.250 rpm e 9,7 kgfm de torque a 3.250 rpm, sempre trabalhando com câmbio manual de cinco marchas. Sua tabela é de R$ 69.990 para a versão Like 1.0, assim o Mobi ainda detém o título de carro mais barato do país.

Renault Kwid Zen 1.0: R$ 71.190

Eis aqui mais um subcompacto, mas com dimensões um pouco melhores que do Mobi: o Renault Kwid Zen 1.0. Em sua configuração de entrada custa R$ 71.190 e traz também o kit dignidade, mas aqui troca a direção hidráulica por uma assistência elétrica, mais moderna. Soma ainda o ar-condicionado, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, luz diurna de LED (DRL) e vidros elétricos dianteiros, rádio e indicador de troca de marchas.

Suas medidas ficam em 3.680 mm de comprimento e 2.423 mm de entre-eixos, portanto, há um maior espaço interno para os ocupantes e também uma maior capacidade para levar bagagens no porta-malas, que segundo a marca tem 290 litros. O motor 1.0 três cilindros flex entrega até 71 cv a 5.500 rpm e 10 kgfm de torque a 4.250 rpm, aqui também com uma transmissão de cinco velocidades.

Citroën C3 Live 1.0: R$ 72.990

O terceiro carro mais barato do Brasil é o Citroën C3 Live 1.0, que também é a configuração mais em conta do modelo. Traz visual mais simples com rodas de aço com calotas (como é padrão em carros de entrada), mas capricha nas maiores dimensões e amplo espaço na cabine, tanto que tem seus 3.981 mm de comprimento e 2.540 mm de entre-eixos, enquanto o destaque fica para o porta-malas de bons 315 litros.

Conta com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, assistente de partida em rampas, computador de bordo e repetidor de seta nos retrovisores laterais. Debaixo do capô há o eficiente motor 1.0 três cilindros Firefly da Stellantis que estreou na Fiat, que rende até 75 cv a 6.000 rpm e 10,7 kgfm de torque a 3.250 rpm. O C3 Live é oferecido na rede da Citroën por R$ 72.990, um pacote de muito custo x benefício.

Fiat Argo 1.0: R$ 80.990

Temos o terceiro veículo da Stellantis aqui: o Fiat Argo 1.0. A versão sem nome entra na lista dos cinco carros mais baratos do Brasil com preço de R$ 80.990 em sua configuração sem nome. Com um bom tempo de mercado e um discretíssimo facelift lançado em 2022, o Argo carrega um visual acertado e bom espaço interno, além do bom e conhecido motor Firefly 1.0, que entrega os mesmos números do C3.

A vantagem do Argo é a gigante rede Fiat ao seu favor, bem como seu bom pacote de equipamentos mesmo na versão inicial, que agrega ar-condicionado com filtro antipólen, chave canivete com telecomando, computador de bordo, direção elétrica progressiva, tela TFT de 3,5, travas elétricas, volante com regulagem de altura e vidros elétricos dianteiros, além de brake light e ESS (sinalização de frenagem de emergência). É vendido por R$ 80.990, um valor razoavelmente maior do que o primo da Citroën.

Hyundai HB20 Sense Plus 1.0: R$ 82.890

O último integrante da lista é o Hyundai HB20, que parece ter reencontrado o sucesso depois de sua última reestilização em 2022, que voltou a trazer o apelo visual da primeira geração do hatch. Embora seja o mais caro da lista por R$ 82.890, o HB20 Sense Plus 1.0 ainda está entre os cinco carros mais baratos do país e ainda soma o melhor pacote de itens de série.

Com isso o hatch traz seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, ar-condicionado, travamento automático das portas a 20 km/h, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, piloto automático e limitador de velocidade, repetidor de seta nos para-lamas e painel de instrumentos com tela de 3,5”. O motor é 1.0 três cilindros de até 80 cv a 6.000 rpm e 10,2 kgfm de torque a 4.500 rpm.

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