Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Novo Volkswagen Polo elétrico usará receita do Gol para vender mais

Para unir a tradição a inovação, nova geração aposta em referências a clássicos
Por
05.01.2026 às 12:31 • Atualizado em 06.01.2026
Compartilhe:

Líder de vendas no Brasil por 27 anos consecutivos, o Volkswagen Gol foi um dos maiores sucessos da montadora alemã não só por aqui, como no mundo. E em busca de repetir a receita de sucesso, a VW se inspirou em elementos do motor e acabamento interno para a nova geração do seu carro de entrada.

Anteriormente divulgado, o ID.Polo será um hatch elétrico que chegará para tomar o lugar do atual modelo a combustão, inicialmente comercializado apenas no mercado europeu.

Você também pode se interessar por:

Previsto para chegar nos próximos meses, o modelo teve o visual interno revelado antes da hora. E o que chamou atenção foi o painel de controle. Apesar de digital, o display tem o visual bastante semelhante ao do aposentado VW Gol 1000. Também utilizado em outro modelos da marca na década de 1990.

E a semelhança não restringe ao cockpit. A construção mais “quadrada” da cabine, marcada por painéis planos e saídas de ar discretas e retangulares também lembram a estética da época.

Divulgação/VW

Divulgação/VW

Outra característica enfatizada pela Volkswagen, é que seus novos modelos, mesmo que elétricos, não cederão as tendências de centralização de comandos na central multimídia. Ou seja, permanecerão com uma forte presença de botões físicos.

No conjunto motor, embora pareça contraditório, o novo Polo elétrico terá alma de Gol. Construído sobre a plataforma MEB+, o hatch será equipado com motor APP290, que faz referência ao clássico motor AP, que equipou uma grande gama de modelos populares da marca.

Mas na nova configuração, os quatro cilindros em linha serão substituídos por um propulsor totalmente elétrico frontal capaz de oferecer quatro níveis de potência e baterias diferentes.

As versões mais acessíveis serão equipadas com a calibração de 116 cv e 135 cv com a bateria LFP (ferro-lítio-fosfato) de 37 kWh. Enquanto as configurações mais robustas terão 211 cv e 226 cv e bateria NMC (níquel-manganês-cobalto) de 52 kWh. Vale ressaltar que a opção mais potente será da versão esportiva, GTI, do ID.Polo.

Falando sobre medidas, em comparação com o atual hatch vendido no Brasil, a nova geração do Polo será menor, mas compensará o espaço no porta-malas e entre-eixos. Que passará a comportar 435 litros e não mais 300 litros.

Divulgação/VW

Divulgação/VW

No mais, ele encurtará 2 milímetros no comprimento, medindo 4,05 metros, e ganhará quatro milímetros de entre-eixos, totalizando 2,60 metros.

Vem para o Brasil?

Divulgação/VW

Divulgação/VW

Como adiantado pela Mobiauto, daqui para frente a Volkswagen deverá intensificar o seu direcionamento para uma oferta de elétricos cada vez maior. Isso porque as regras de emissões ficarão cada vez mais rígidas e, consequentemente, o custo para produção de modelos a combustão será cada vez maior.

E embora o modelo seja inicialmente um projeto pensado para o mercado europeu, logo ele deve se expandir para outros mercados como o brasileiro. E ascensão de hatches elétricos por aqui, deve contribuir para sua chegada.

Além disso, o atual Polo a combustão comercializado no Brasil pode estar com os dias contados. Porque mesmo ocupando a liderança de vendas de veículos de passeio, a ausência de perspectiva para uma nova geração e a chegada do Tera, que excluiu boa parte de suas versões, indicam que o hatch não deve permanecer em linha por muito tempo.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo: