Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Por que VW Tera se tornou o maior rival do VW Polo

SUV assume o topo entre carros de passeio e mostra ao parceiro de linha de montagem a mudança no protagonista
Por
05.11.2025 às 10:00 • Atualizado em 06.11.2025
Compartilhe:

Depois de dois anos seguidos dominando as vendas entre os carros de passeio no Brasil, o Volkswagen Polo finalmente encontrou um rival à altura, e dentro de casa. Em outubro, o recém-lançado Volkswagen Tera surpreendeu e ultrapassou o hatch no ranking de emplacamentos, tornando-se o veículo de passeio mais vendido do mês.

O Tera somou 10.161 unidades emplacadas, conquistando a segunda posição no ranking geral, atrás apenas da Fiat Strada, que segue isolada na liderança. Com esse desempenho, o SUV compacto também garantiu o primeiro lugar entre os carros de passeio, desbancando o Polo, que vinha reinando no ranking do segmento, e trocando posições com a Fiat Strada na disputa geral.

Você também pode se interessar por:

O movimento chama a atenção porque marca uma "passagem de bastão" entre dois modelos da mesma montadora. O Polo, que ainda lidera o acumulado do ano com mais de 102 mil unidades vendidas, caiu três posições em outubro e viu o Tera roubar seu espaço no pódio.

O SUV vem registrando uma escalada impressionante desde seu lançamento. Somente entre setembro e outubro, o modelo teve um crescimento de 33% nas vendas, consolidando-se como uma das apostas mais fortes da Volkswagen no segmento que mais cresce no país: o de SUVs compactos.

Sai o interino entra o oficial

Vale lembrar também que o lançamento da versão de entrada do Polo, a Track, surge como um substituto interino para a despedida do Gol. A configuração ocupou o lugar de veículo "popular" da marca alemã e foi o responsável pelo aumento no volume de vendas.

No entanto, a VW nunca colocou o Polo como substituto do Gol, isso só aconteceu por uma questão de mercado. Diferente da chegada do Tera, onde a montadora fez questão de estampar a silhueta de Fusca, Gol e Tera no vidro do para-brisa traseiro, uma alusão à linha sucessória colocando o peso no Tera de substituir a dupla que o antecedeu.

Polo ainda domina o ano, mas Tera vem forte

Mesmo com a queda momentânea, o Polo segue firme como o carro de passeio mais vendido do acumulado de 2025, à frente de rivais como Hyundai HB20 e Fiat Argo. A diferença é que agora o hatch precisa dividir os holofotes com um concorrente direto de sua própria marca.

Para a Volkswagen, o sucesso do Tera não é isolado, é parte de uma estratégia clara da montadora para deixar a sua marca entre os SUVs de entrada disponíveis no mercado.
Independentemente de quem termine o ano na frente, uma coisa é certa: as vendas do Tera ajudam a Volkswagen a ter 16,9% das vendas totais de veículos no Brasil.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo:

Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.