Novo Jeep Compass: 5 novidades que deixam o SUV médio em outro patamar

Com nova geração, não foi só em tamanho que o Compass ficou maior e melhor
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06.05.2025 às 15:40 • Atualizado em 24.06.2025
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Com nova geração, não foi só em tamanho que o Compass ficou maior e melhor

O Jeep Compass acaba de ganhar uma nova geração. Apresentado na Europa, o SUV médio chega com versões híbridas e elétricas, além de destaques que elevam o patamar do Compass, principalmente pensando no Brasil e a concorrência com o Toyota Corolla Cross.

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A produção do Compass inicia em Melfi, na Itália, sob a nova plataforma STLA Medium, feita especialmente para veículos médios e grandes, que permite conjuntos híbridos e híbridos plug-in.

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Novas motorizações

A principal novidade do Compass são suas motorizações. São três variações: híbrida-leve, híbrida plug-in e elétrica. Na versão básica, o Compass combina o motor 1.2 turbo e sistema híbrido de 48 V, que rende até 147 cv e 23,5 kgfm de torque.

Já o Compass híbrido plug-in também tem o motor 1.2 turbo, mas com outro motor elétrico que aumenta o desempenho para 197 cv e 35,7 kgfm de torque, com a possibilidade de 83 km de autonomia no modo elétrico e 770 km no modo híbrido.

São três versões elétricas do Compass:

  • Motor elétrico de 210 cv e 35,18 kgfm de torque, bateria de 74 kWh e autonomia de 500 km
  • Motor elétrico de 230 cv e 35,18 kgfm de torque, bateria de 96 kWh e autonomia de 650 km
  • Motor elétrico dianteiro 375 cv e traseiro de 345 cv e 23,7 kgfm de torque (tração integral), bateria de 96 kWh e 600 km de autonomia

Economia de combustível

Seja na versão como motor 1.3 turbo de 176 cv e 27,5 kgfm ou 2.0 Hurricane de 272 cv e 40,6 kgfm de torque, o Compass vendido atualmente no Brasil não é o melhor amigo quando o assunto é economizar combustível.

Com o motor T270, o Compass tem um tanque de 60 litros com consumo na cidade de 7,2 km/l na gasolina pelo Inmetro, o que garante uma autonomia total de 432 km. Enquanto isso, com motor Hurricane o consumo é de 8,3 km/l para um tanque de 55 litros, ou seja, 456,5 km.

Só na versão híbrida plug-in, a autonomia é de 770 km, dados que seriam reduzidos pelo Inmetro por adotar um padrão mais rigoroso. Mesmo assim, há um ganho de rodagem.

Mais espaço interno

O Novo Jeep Compass cresceu 14 cm, 13 cm deles só de entre-eixos, o que significa um aumento significativo do espaço interno. Agora, são 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de altura, 1,67 m de largura e 2,77 m de entre-eixos. Não só isso, o Compass tem agora 550 litros de porta-malas, um aumento de 45 litros em relação à geração anterior.

No Brasil, o Compass tem 410 litros, mas é preciso esperar, pois o nosso padrão de medição calcula até a linha dos vidros e não de todo o compartimento. Mesmo assim, o ganho ajuda o Compass contra os 440 litros do Corolla Cross e 495 l do VW Taos.

Central multimídia de 16 polegadas

A referência em tamanho de central multimídia são os veículos chineses. Não importa o tamanho do veículo, a tela de entretenimento pode passar das 15 polegadas e variar na vertical ou horizontal, além de acomodar muitos comandos do veículo.

No caso do Compass, os botões físicos ainda estão abaixo da central multimídia. Mas o tamanho é o destaque, são 16 polegadas. Não há erro, esse é o tamanho da tela de série que o Compass sai de fábrica.

Para quem tem um pouco mais de 30 anos de idade, esse era o tamanho de televisores menores no Brasil na década de 1990, normalmente presentes cômodos da casa (exceto a sala) ou comércios.

Novo Design

Como inovar no visual de um carro sem deixar a tradição de lado? Basta olhar o novo Compass. As linhas do SUV o deixaram próximos do visual do irmão Jeep Commander, as lanternas passaram a ser interligadas por LED, mas com uma personalidade. Além da linha iluminada, o logotipo da marca presente da traseira também faz parte do jogo de luzes. A trama das lanternas lembra a letra X, assim, os mais nostálgicos podem dizer que faz referência ao desenho do tanque no Jeep Willys, o percursor da marca.

Na frente, entre os faróis de LED, as famosas sete barras, mas que recebem um filete de LED em cada uma delas na parte superior. Quando iluminado, o conjunto dá uma ideia de integração.

No interior, o painel ganha uma prateleira para o passageiro, enquanto o volante tem nova empunhadura e comandos sensíveis ao toque em vez de físicos (algo que pode ser polêmico). O porta-objetos ficou maior e porta-copos foi movido para frente. No centro, a manopla de câmbio agora é por seletor em vez de alavanca, ao lado ainda tem o freio de estacionamento eletrônico. Ainda há um compartimento abaixo de uma saída de ar-condicionado.

Quando o novo Jeep Compass chega ao Brasil?

Principal concorrente do Compass no Brasil, o Toyota Corolla Cross já tem a tão sonhada versão híbrida como protagonista. O Compass 4Xe, verão híbrida atual do SUV, não emplacou como o esperado no nosso mercado nacional.

Infelizmente, nem a versão híbrida muito menos e elétrica do Compass devem desembarcar no Brasil por enquanto. A fabricação nacional em Goiana (PE) também está descartada em um primeiro momento.

Antes disso, o novo Compass tinha um cronograma de estreia no Brasil para 2027, mas houve mudanças de planos da marca americana. O real motivo ainda não foi revelado, mas o custo do projeto estaria entre os pontos.

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Repórter

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.