Jeep Compass: nova geração do SUV aparece antes da hora e revela detalhes
As primeiras imagens da nova geração do Jeep Compass foram reveladas antes da hora. O modelo parece mais espichado e pode ser visto em três configurações diferentes de visual, incluindo uma elétrico - como já esperado. O SUV será apresentado ainda neste ano com a nova estrutura STLA Medium, que dá vida ao Peugeot 3008.
A nova geração do Jeep Compass será um pouco maior para deixar espaço para o Renegade crescer e, consequentemente, dar mais espaço ao Jeep Avenger, menor SUV da marca vendido em esfera global. O SUV deve ser vendido em versões híbridas e elétrica, e será a principal arma da Stellantis contra a ofensiva chinesa no segmento de modelos médios.
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A imagem chapada de traseira mostra detalhes importantes. O veículo está mais largo, e conta com pneus de dimensões maiores do que vemos atualmente, o que pode indicar que o novo Compass será mais pesado e/ou mais rápido e potente que o atual. As lanternas são interligadas, tendo a sigla "Jeep" iluminada e o formato de "X" nas extremidades, como acontece com o Renegade.
Para-choque é de plástico preto e bem elevado, tem peças refletivas e sensores de estacionamento. A tampa do porta-malas fica rente ao para-choque traseiro, o que pode ser um problema em colisões traseiras.
O novo Jeep Compass manteve a característica grade frontal com sete divisões, e que está bem mais marcada, como é no Jeep Renegade - com a parte inferior da peça criando pequenas cavas no para-choque frontal. Este último ganha uma grande peça em plástico preto onde se encaixam o farol de neblina, sensor de estacionamento e tomada de ar.
O para-choque ainda tem uma pequena cava vertical abaixo dos faróis, que terão iluminação full LED. A câmera frontal fica posicionada na grade, e o capô tem poucos vincos e perdeu parte do abaulamento da geração atual, ficando resto e entregando robustez.
De perfil, o SUV exibe as belas rodas (que lembram bastante o design das usadas pelo VW Taos Highline 2025, é verdade). Caixas de roda e o restante da lataria são contornados por peças em plástico preto. Mas o que chama atenção é a distância entre-eixos, que vai impactar diretamente dentro da cabine. Embora as medidas do modelo não tenham sido reveladas, podemos esperar por números próximos ao do Peugeot 3008 atual, e assim estaríamos falando de 2,74 m de entre-eixos - medida de GWM Haval H6 e BYD Song Plus, por exemplo.
Por dentro, belos bancos foram apresentados, com ajuste elétrico já para o passageiro frontal, o que confirma a presença da tecnologia para o motorista. O acabamento é dividido em dois tons de cinza, tendo no encosto um desenho de tanque de combustível adicional, característico dos Jeep. O console central é elevado, conta com carregador por indução, freio de estacionamento eletrônico e seletor de direção do câmbio.
Já o painel frontal é limpo, acabamento escuro e costuras contrastantes. Do lado direito, uma cava para carregar objetos, e no restante podemos esperar por material macio ao toque, como já é atualmente. Cluster digital é esperado, embora não seja visto, e a multimídia é horizontal com um bom tamanho. Teto solar é panorâmico e elétrico.
O Brasil ainda é um destino incerto para o SUV. A nova geração estava em desenvolvimento por aqui, na fábrica de Goiana (PE), para ser exatamente como essa das imagens vazadas. No entanto, a Stellantis decidiu parar, pelo menos por enquanto, a construção dos protótipos do SUV, que pode não sair do papel.
Caso seja realmente lançado, podemos esperar por versões híbridas e a combustão. Nesse caso, a expectativa é de que as versões do novo Jeep Compass usem ou o motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, ou o 1.3 GSE de até 176 cv e 27,5 kgfm junto do conjunto elétrico.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.