Novo Jeep Compass brasileiro terá estratégia diferente da Europa
Aos poucos a Stellantis vai revelando a nova geração do Jeep Compass, que não vai demorar muito para ganhar as ruas. Dessa vez o SUV apareceu em fotos que mostram apenas pequenos detalhes ao melhor estilo teaser para não revelar muito do seu desenho, imagens essas que foram produzidas diretamente da linha de montagem da fábrica de Melfi, na Itália. A questão é que o SUV deverá seguir uma estratégia própria para seguir à venda no Brasil.
Isso vale uma explicação: nesta terceira geração, o novo Jeep Compass será vendido com as chamadas tecnologias e-Hybrid, e-Hybrid plug-in e elétricas, o que na prática significa que teremos somente versões eletrificadas do utilitário na Europa, neste caso com motorização híbrida-plena (HEV), híbrida plug-in (PHEV) e elétrica movida a bateria (BEV). Mas os rumos para o mercado nacional, onde a versão híbrida plug-in atual Compass 4Xe PHEV teve desenho pífio, serão diferentes.
Você também pode se interessar por:
- Por que o Jeep Compass não será híbrido agora?
- Jeep Renegade e Commander serão híbridos na linha 2026, mas Compass não
- Jeep Renegade 2025: o que mudou no consumo do SUV após perder potência
- Novo Jeep Compass já tem data para apresentar seu novo visual
Isso porque a nova geração do SUV será produzida na fábrica de Goiana (PE) também em versão com o tradicional motor a combustão, algo que não está previsto para o velho continente, onde o utilitário será comercializado apenas em versões eletrificadas. Vale lembrar que fontes próximas ligadas à marca revelaram à Mobiauto no começo do ano que o novo Jeep Compass estava em desenvolvimento pelo centro de engenharia da Stellantis no Brasil em todas as versões, inclusive a elétrica. No entanto, a variante movida a bateria teve os protótipos paralisados.
Com isso, tudo indica que a marca norte-americana deve apostar na produção local das versões a combustão e híbridas. De contrapartida, essa situação não descarta a venda do futuro Compass elétrico, que viria apenas como importado. Seria uma solução parecida com a única variante importada do Compass hoje, a híbrida plug-in 4Xe, que vem da Itália.
Baseado na nova plataforma STLA Medium, o novo Jeep Compass utilizará a mesma base do Peugeot 3008 europeu, que é mais moderna comparada a atual Small Wide 4x4, que é consideravelmente pesada e acumula bons anos de serviços prestados no mercado.
A nova geração do Compass será feita em Goiana (PE) e estreará a nova plataforma, que certamente servirá para outros modelos feitos no complexo fabril pernambucano como os Jeep Renegade, Commander, além da Fiat Toro e a Ram Rampage. Os produtos passarão a trocar de geração conforme vão vencendo seus respectivos ciclos de vida no mercado nacional.
O SUV ficará consideravelmente maior para se afastar do Renegade, sem contar que a plataforma nova pode atender veículos de 4,30 metros a 4,90 m, com distância entre-eixos que variam de 2,70 m a 2,90. Vale lembrar que o Compass atual tem 4,40 metros de comprimento e 2,63 m de entre-eixos e crescerá também para brigar melhor com SUVs chineses como o BYD Song Plus e GWM Haval H6.
A base STLA Medium comporta um sistema elétrico de até 400V, cuja potência na versão elétrica pode chegar a 390 cv. Nas variantes a combustão e híbrida o SUV não deve deixar de lado os motores atuais gasolina e flex. Ou seja: devemos contar com o 1.3 turbo flex T270 de até 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, além do Hurricane 4, 2.0 turbo a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm, trabalhando puramente a combustão ou com auxílio de alguma eletrificação.
A previsão é que a terceira geração do Jeep Compass comece a ser vendida a partir de 2026, mas certamente o utilitário poderá dar as caras já neste ano, pois os teasers da marca estão cada vez mais frequentes.
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.